• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

imagem destaque

Segundo dados da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), o Brasil possui o 5º maior mercado de sorvetes do mundo, com um faturamento anual de R$16,5 bilhões de reais. Esses dados nos mostram que investir em uma sorveteria pode ser muito interessante para quem deseja abrir um negócio. No entanto, antes de inaugurar uma loja, você precisa saber tudo que precisa ter na sua sorveteria.

Então, neste texto, vamos te mostrar quais equipamentos e produtos para sorveteria são essenciais.

Tudo que precisa ter: equipamentos de sorveteria

Tudo que precisa ter: máquina de sorvete

É claro que o principal elemento que não pode faltar em uma sorveteria é o próprio sorvete. Por isso, um dos equipamentos mais importantes para uma sorveteria é uma máquina de sorvete expresso. Sendo assim, você precisa conhecer a Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft, capaz de produzir 120 casquinhas de sorvete por hora. Além disso de ter uma alta capacidade de produção, ela também conta com um sistema de três bicos, capaz de produzir dois sabores e um misto.

Com uma Degust Soft da Rimaq, você terá muito mais praticidade em sua sorveteria. Afinal, os sorvetes são feitos na hora e, ao final do dia, caso ainda sobre calda, você pode usar a funcionalidade de conservação noturna durante os momentos de pausa.

Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft

Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft

Tudo que precisa ter: liquidificador

Como adiantamos acima, as caldas em pó precisam ser misturadas em um liquidificador industrial com água ou leite. Mas também é importante ter um liquidificador para fazer outras misturas, como milk-shake ou vitamina com sorvete. Isso pode ser um diferencial para seu cardápio e pode atrair mais clientes do que servir sorvete apenas dos jeitos mais tradicionais, como na casquinha ou no copinho.

Liquidificador

Liquidificador

SAIBA TAMBÉM: Tipos de milk-shake para todos os gostos

Tudo que precisa ter: balcão para atendimento e exposição de produtos

O balcão para atendimento não é um equipamento que faz parte do processo de produção, mas não deixa de ser uma peça fundamental para um bom atendimento em sua sorveteria. Afinal, essa será a plataforma de contato direto do cliente com você ou com seus funcionários.

O balcão não serve apenas para o atendimento aos seus clientes, mas também é uma importante plataforma para exibição dos seus produtos. Ter produtos dispostos em cima do balcão, onde o cliente faz o pagamento, pode ser a oportunidade para conseguir encaixar uma compra por impulso, aumentando o ticket médio do seu estabelecimento.

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Tudo que precisa ter: máquina de cartão e PIX

Hoje em dia, não é mais tão comum que as pessoas andem com dinheiro vivo no bolso. Por isso, é importante que você tenha uma máquina de cartão e uma chave PIX com um QR-Code exposto para que seus clientes possam te pagar rapidamente e com praticidade.

Quanto mais opções de pagamento você tiver disponível, mais as suas vendas tendem a aumentar, tendo em vista que cada pessoa tem a sua preferência e condição. Além disso, o uso desses métodos aumenta a sua segurança, pois diminui a necessidade de manusear dinheiro em espécie, reduzindo o risco de perdas, furtos ou roubos. 

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Produtos de sorveteria

Calda para sorvete

Além da Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft, você precisa de alguns produtos para produzir sorvete e montar uma sorveteria completa. O principal é a calda para sorvete, que é a base para fazer a sobremesa.

Atualmente, existem opções no mercado de caldas líquidas, que não precisam ser misturadas, e em pó, que precisam passar pelo liquidificador industrial junto com uma quantidade de água ou leite.

Neste caso, é muito importante ler as informações do fabricante na embalagem do produto para seguir corretamente o procedimento. Então vamos te mostrar imagens de como essas bases são:

Exemplo de calda líquida

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Exemplo de calda em pó

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

LEIA MAIS: Como criar um layout de sorveteria que seja um sucesso

Recipientes para sorvetes

Um dos itens mais importantes da sorveteria é o recipiente para colocar o sorvete. Existem várias opções e recomendados que você use o máximo possível dentro de suas condições. Isso porque quanto mais variado for o seu cardápio, mais pessoas com gostos diferentes você conseguirá alcançar.

Os principais métodos para servir sorvete são: no copo, na taça, na casquinha, no cascão e com outras sobremesas. Além disso, você ainda pode fazer um milk-shake, uma vitamina ou um sundae. Se você ficou interessado no assunto e deseja saber mais sobre as melhores maneiras de servir sorvete expresso, clique aqui e leia nosso texto sobre isso.

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Guardanapos

O guardanapo também é um item indispensável para qualquer sorveteria. Afinal, ele consegue absorver o excesso de sorvete que pode derreter e pingar nas mãos dos seus clientes. Além disso, as pessoas geralmente usam um guardanapo para limpar suas mãos e bocas após tomar o sorvete. Então sempre fique atento a isso, pois seria muito desagradável para os clientes chegar em sua sorveteria e não ter um guardanapo.

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Descartáveis em geral

Alguns produtos descartáveis são muito úteis para sorveteria, como colheres. Mas é necessário ficar atento ao estoque desses descartáveis, pois costumam acabar rápido, principalmente em dias em que se espera uma alta demanda, seja pelo calor ou por ser um final de semana.

Se você deixar para repor de última hora, pode acabar pagando mais caro ou, até mesmo, ficar sem. Um ponto positivo dos descartáveis é que você não precisa se preocupar em lavar louças depois, além de garantir um utensílio novo para cada cliente.

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Toppings

Os toppings são os ingredientes adicionais que podemos colocar na sobremesa, como cobertura para sorvete e amendoim. Assim como no caso dos descartáveis, também é importante sempre ficar alerta para não deixar nenhum ingrediente acabar. Confira abaixo uma lista de opções de topping para sorvete que não podem faltar na sorveteria:

  • Amendoim;
  • Balas e doces;
  • Canudinho comestível;
  • Castanhas e nozes trituradas;
  • Chocolate;
  • Coberturas de sabores variados;
  • Farofa doce;
  • Granulados de diferentes cores;
  • Marshmallow;
  • Pedaços de frutas.

Essas são as principais opções de toppings que recomendamos que você sempre tenha em sua sorveteria. Mas você também pode usar a sua criatividade e acrescentar itens que não estejam em nossa lista, mas que agradem seus clientes. Uma dica importante é pensar se o ingrediente que você deseja colocar no cardápio combina com seus sabores de sorvete.

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

Tudo que precisa ter na sua sorveteria

CONFIRA AQUI: Documentos para abrir uma sorveteria: guia completo

Neste texto, você conheceu os produtos e equipamentos necessários para montar uma sorveteria. Além disso, te demos algumas ideias de como inovar. Agora, desejamos boa sorte para você que sonha em abrir uma sorveteria simples ou gourmet. O que você precisa é ter muito foco, força de vontade e seguir os nossos conselhos. Acreditamos que, com isso, você tem tudo para se tornar o dono da melhor sorveteria da cidade!

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]