De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), a indústria de sorvetes alcançou um faturamento de R$13 bilhões apenas em 2022. Esse dado nos mostra o quanto esse é um mercado promissor. Mas, antes de abrir um negócio, você deve ter uma noção de como criar uma marca de sorveteria. Dito isso, um elemento importante a se pensar é o layout. Afinal, já dizia o ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Então, neste texto, vamos conversar sobre layout de sorveteria para iniciantes para que você saiba como montar o seu.
Como atrair mais clientes para sorveteria com um layout inovador
Para começar, vamos te explicar o que significa layout. Em poucas palavras, estamos falando sobre o esboço de um projeto gráfico, ou seja, a representação visual de como os elementos do projeto de uma sorveteria serão organizados. Uma maneira de visualizar isso é pensando na planta-baixa de uma casa que deve ser feita pensando na melhor experiência do morador. Esse conceito é muito importante para garantir que seu espaço fique com uma aparência atraente e funcional.
Alguns exemplos de bons layouts conhecidos são os de redes como Subway e Starbucks. Mas o melhor layout para sorveteria é aquele que estimula o interesse de possíveis clientes e que faz com que eles queiram conhecer mais o seu espaço. Para isso, é preciso levar em consideração alguns tópicos, como a organização e a exposição de produtos. Um exemplo disso são os supermercados. Você sabia que algumas marcas até contratam especialistas em posicionamento de produto para negociar os melhores espaços nas gôndolas? Isso nos mostra como o layout é importante para garantir o sucesso de um negócio. É sobre isso que vamos discutir a partir de agora.
Como criar um layout de acordo com o tamanho da sorveteria
Ao pensar em como montar uma sorveteria de sucesso é muito importante que se leve em conta o seu tamanho. Afinal, é ele que vai determinar a quantidade e a qualidade dos espaços, dos equipamentos, dos móveis e dos produtos com os quais você vai trabalhar. Por exemplo, se sua sorveteria tiver uma área muito pequena é melhor apostar em móveis e equipamentos com tamanhos adaptados para encaixar no seu espaço. Atualmente, existem opções de máquinas e mobiliários com design adaptável para lugares menores.
Um exemplo disso é a Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft. Esse equipamento possui apenas 94 cm de altura, 60 cm de largura e 79 cm de profundidade, um tamanho adequado para ser instalado em qualquer lugar, como pontos comerciais, shoppings, lanchonetes, padarias e até mesmo na sua casa. Com isso, você pode até começar suas vendas de sorveteria em casa antes de tirar o layout do papel e concretizar seu espaço. Veja abaixo um bom exemplo de layout de sorveteria:
Como criar um layout de acordo com o conceito da sorveteria
Também é fundamental pensar em qual é o conceito que você deseja implementar na sua sorveteria. A partir disso, fica mais fácil definir com quais produtos e serviços você irá trabalhar, o que também facilita a personalização do seu espaço. Se você deseja criar uma empresa com estética gourmet, por exemplo, precisa criar um ambiente com ar elegante e sofisticado para combinar com a sua proposta. Para isso, seria interessante apostar em cores claras e neutras, materiais naturais e iluminação suave.
Agora vamos supor que a sua intenção é montar uma sorveteria vegana. Nesse caso, o ideal seria refletir os valores dessa prática no seu layout. Por isso, as melhores ideias seriam aquelas que remetem ao natural e sustentável, como decorações com plantas. Além disso, seria interessante usar materiais ecológicos que comunicam os valores veganos.
SAIBA MAIS: 10 sabores de sorvete de casquinha surpreendentes
Como criar um layout de acordo com as necessidades do seu público-alvo
São as necessidades do seu público-alvo que devem determinar os recursos e as condições de funcionamento da sorveteria. Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado e conhecer mais profundamente o perfil dos seus possíveis clientes. A partir disso, você consegue escolher com mais precisão seus móveis, o estilo decorativo, a iluminação e os demais detalhes do layout.
Por exemplo, se o seu público-alvo for composto principalmente por famílias com crianças, você deve apostar em móveis confortáveis e espaços para acomodar a todos. Além disso, seria muito atrativo fazer uma área de recreação para as crianças, como um playground ou uma sala de jogos.
Agora, se o seu público-alvo for composto principalmente por jovens universitários, por exemplo, você pode optar por uma decoração de sorveteria mais moderna e descontraída. Ainda pode colocar uma iluminação mais vibrante e músicas ambiente mais altas.
Pensando nas necessidades dos seus clientes, existem alguns princípios básicos que precisam fazer parte do seu planejamento. Nos próximos parágrafos, vamos comentar sobre cada um deles para que você dê passos certeiros com relação ao layout.
Acessibilidade
Independente do tamanho e do conceito da sua sorveteria, você precisa planejar um ambiente acessível e inclusivo. Portanto, o layout deve proporcionar aos clientes um fácil e rápido acesso à entrada, ao caixa, às mesas, aos produtos e serviços, e às informações. Sendo assim, é preciso evitar qualquer tipo de obstáculo e passagens muito estreitas.
Visibilidade
O seu layout precisa estar em harmonia com a visibilidade dos seus produtos, preços, promoções e diferenciais. Sendo assim, evite distrações sem propósito, poluição visual e qualquer tipo de interferência na percepção do seu cliente. Afinal, de que adianta investir em melhorias no seu espaço se elas ficarem escondidas? Então pense nisso!
Atratividade
Para chamar a atenção, principalmente de quem ainda não conhece o seu negócio, é importante investir em elementos atrativos. Por isso, aposte em cores, imagens e formas envolventes e facilmente identificáveis. Tome cuidado para não exagerar e deixar seu ambiente saturado, mas também não deixe o espaço monótono.
Funcionalidade
A funcionalidade está relacionada à experiência completa do cliente. Sendo assim, seu layout precisa deixar as pessoas confortáveis e satisfeitas com os serviços, o atendimento, o ambiente e o conforto. Além disso, você deve evitar que eles passem por qualquer tipo de dificuldade, demora ou insatisfação no local.
Lucratividade
Por último, mas não menos importante, você deve pensar em como seu layout pode te ajudar a aumentar sua lucratividade. Ao proporcionar uma experiência positiva, seus clientes ficarão motivados e convencidos a comprar seu produto mais vezes. É dessa forma que se fideliza um público. Geralmente, os clientes fiéis ainda costumam indicar sua sorveteria para outras pessoas. Mas, para que isso aconteça, eles não podem ter motivos para arrependimentos, resistências ou cancelamentos.
Neste texto, fizemos um guia rápido e eficiente sobre como montar uma sorveteria do zero com um layout convidativo. No entanto, precisamos ressaltar que nem sempre essas dicas valem para o caso de franquia. Afinal, nesse modelo de negócio, já existe um layout pronto e mudar isso implicaria em um processo muito complexo, já que depende da aprovação do franqueador e de uma série de burocracias. Nesse caso, portanto, o mais adequado é seguir com os acordos entre você e o franqueador.
LEIA TAMBÉM: Benefícios do sorvete para a saúde que você não sabia