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Tendências do mercado de sorvetes em 2024

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O mercado de sorvetes no Brasil é muito bem sucedido, tendo em vista que existem mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos com faturamento acima de R$14 bilhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). Mas, para aproveitar um mercado em ascensão, é preciso estar sempre atento às novidades para sorveterias. Então continue nos acompanhando e conheça as tendências do mercado de sorvetes e as expectativas para 2024.

Aposte em tendências de sabores inovadores

Segundo o relatório global CX Trends 2023, apresentado pela Zendesk, os consumidores latino-americanos são os mais exigentes do mundo. Diante desse cenário, torna-se ainda mais importante pensar na experiência do consumidor e em maneiras de surpreendê-lo. No ramo de sorvetes, uma aposta interessante para isso são os sabores  que fogem do padrão.

Como os consumidores buscam por sabores e experiências únicos e criativos, você deve apresentar a ele combinações de sabores inusitadas. Trabalhe com ingredientes regionais, como açaí na região amazônica ou goiabada em Minas Gerais. Além disso, fique sempre atento às influências e tendências globais de cada estação ou momento do ano.

Para saber quais são as principais tendências no mercado de sorvete, é essencial investir tempo em pesquisar o mercado, além de estar sempre atento às novidades. isso pode ser feito participando de feiras e congressos ou acompanhando portais de notícias sobre o mercado alimentício.

Antes de incluir definitivamente um sabor em seu cardápio, você também pode fazer testes com diferentes combinações de sabores e lançar oficialmente apenas aqueles que mais agradarem seus clientes.

Ofereça tendências de opções saudáveis

Além de sabores inovadores, também é importante que você se atente à necessidade de oferecer opções saudáveis aos seus clientes. De acordo com uma pesquisa do Instituto Akatu e GlobeScan, 64% dos brasileiros estão dispostos a pagar um preço acima da média por alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável. Diante disso, pode ser uma boa ideia fazer caldas de sorvete caseiras com ingredientes mais naturais.

Ainda neste contexto, é importante salientar que o número de veganos no país está próximo de 7 milhões de pessoas, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Então a tendência para 2024 é que cada vez mais sorveterias incluam sorvetes veganos em seu cardápio. Isso demonstra ao público uma preocupação do estabelecimento com a sustentabilidade do planeta e a saúde de seus clientes, além de ser algo que você pode explorar em suas campanhas de marketing.

Incentive o consumo consciente

O consumo consciente não se resume apenas ao sorvete em si, mas está relacionado com uma série de atitudes que demonstram preocupação ambiental. E isso é importante porque, segundo uma pesquisa de opinião do Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), 52% dos brasileiros estão muito preocupados com o meio ambiente.

Então você pode preferir embalagens ecológicas com relação aos recipientes de degradação demorada. Por exemplo: ao invés de servir sorvete em um copo de plástico, você pode servir em casquinhas comestíveis ou em taças de vidro laváveis. Assim, você consegue usar o recipiente também na alimentação ou reaproveitá-lo.

LEIA TAMBÉM: Tendências de sabores de sorvete para o verão 2024

Prepare sorvete com personalização

Outra tendência importante do mercado de sorvetes é a personalização dos produtos. Quanto mais autonomia você der ao seu clientes para escolher seus próprios acompanhamentos e coberturas, mais à vontade eles vão se sentir em sua empresa.

Além disso, se você personalizar a sobremesa, vai deixá-la mais bonita e atraente, o que tende a chamar a atenção e fidelizar clientes. Não precisa ser nada muito elaborado, muitas vezes basta colocar uma camada de chantilly ou pedaços de fruta por cima do sorvete para agradar seu público.

Invista nas melhores tendências de tecnologia

Para fazer os melhores sorvetes e acompanhar as tendências do momento, é fundamental investir em equipamentos de última geração. Sendo assim, você precisa adquirir a Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft. Esse equipamento consegue produzir até 120 casquinhas po hora e concilia qualidade com produtividade. Se você quer otimizar seu tempo na produção de sorvetes, basta pedir um orçamento aqui

Concentre-se na experiência do consumidor

Uma coisa que nunca deixa de ser tendência é se concentrar na experiência do consumidor. Esse deve ser o foco de todo o planejamento da sua empresa, que deve ter como objetivo principal ficar sempre na memória do consumidor quando se fala de sorvetes.

Para se ter uma ideia, a experiência do consumidor, também conhecida como Customer Experience (CX), refere-se a todos os contatos que um cliente tem com sua marca, desde o momento da descoberta de sua marca até o pós-venda.

Sendo assim, cada etapa de interação do consumidor deve ser pensada para que ele sinta as melhores sensações possíveis com o seu produto. Lembre-se que a experiência positiva do cliente agrega valor a sua marca, gera fidelização e traz bons resultados financeiros, principalmente a longo prazo.

Ofereça outros produtos em seu cardápio

Nós já te mostramos que o mercado de sorvetes cresce a cada dia, mas isso não acontece sozinho. O que muitos donos de sorveteria fazem para alavancar a venda em seus comércios é diversificar o cardápio. E agora não estamos falando sobre o consumo de sorvetes no Brasil, mas sobre a possibilidade de investir em algo além.

Algumas possibilidades para conquistar um público que não deseja apenas sorvete são: tortas, mousses, bolos de pote, milk-shake, brownies, waffles, panquecas, petit gateau, fondue e salada de frutas. Esses são apenas alguns exemplos, pois existem várias outras opções que você pode apostar para sair da mesmice.

SAIBA MAIS: Os melhores bairros para sorveterias em São Paulo

Se você achou esse conteúdo interessante, agora é a sua vez de ajustar o que falta em sua sorveteria para seguir as tendências do mercado em 2024.

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