• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

Tendências de sabores de sorvete para o verão 2024

imagem destaque

O verão é a melhor época, entre as 4 estações do ano, para se refrescar com um saboroso sorvete. Esse também é um ótimo período para empreender no mercado de sorvetes expresso. Por isso, vamos te mostrar quais são as melhores tendências de sabores para o verão brasileiro e os sabores favoritos de sorvete de cada região. Assim, você pode escolher os sabores certos para o seu negócio durante o verão. Mas, antes disso, você já sabe como é feito um sorvete expresso?

Você sabe como é feito um sorvete expresso?

O sorvete expresso é feito com uma máquina que possui sistema de refrigeração e agitação, o que permite que o sorvete fique pronto bem rápido. Para fazer um sorvete expresso, um dos ingredientes principais é o que chamamos de calda. Mas é importante não confundir calda com cobertura. A calda de sabores de sorvete expresso, usada nas máquinas, é a base para fazer sorvete e pode ser preparada de forma caseira, ou você pode comprar a calda pronta.

Atualmente, existem duas opções de calda prontas: líquida ou em pó. No caso da calda líquida, ela geralmente já vem pronta para usar. Basta retirar o produto da embalagem e, logo depois, colocar na cuba da máquina. Contudo, sempre verifique as instruções do fabricante para fazer o procedimento correto. Afinal, algumas caldas líquidas precisam ser aquecidas antes de usar.

Por outro lado, no caso da calda em pó, ela normalmente requer adição de água antes do uso. A quantidade de água depende de acordo com o fabricante da calda. Por isso, siga as instruções da embalagem para fazer o procedimento correto.

Elas são uma ótima opção para quem quer começar a vender sorvetes, pois são práticas e fáceis de usar, além de ter um custo muito baixo. Sem falar na grande variedade de sabores para atender a todos os gostos e necessidades.

ASSISTA AQUI: Como fazer sorvete na Máquina de Sorvete 

Agora que você já sabe o que é uma calda de sabores de sorvete expresso, vamos falar das tendências de sabores de sorvete expresso para cada região: 

Tendências de sabores de sorvete para a Região Norte

As principais tendências de sabores para a Região Norte envolvem as frutas tropicais, como abacaxi, cupuaçu e banana. Essas frutas são populares na região e entregam uma sensação muito refrescante para quem consome. Além disso, outro sabor muito atraente no Norte é o açaí, uma fruta típica da região e uma ótima fonte de nutrientes, além de ter sabor de verão.

Tendências de sabores de sorvete para o verão 2024

Abacaxi é uma tendência da Região Norte

Tendências de sabores de sorvete para a Região Nordeste

Passando para a Região Nordeste, os sabores de sorvete do momento são os de coco, chocolate e morango. O coco é uma fruta muito comum na culinária nordestina, podendo ser utilizado em várias receitas, inclusive de sorvete. Da mesma forma, o chocolate também é popular na região e pode ser combinado com as frutas tropicais.

Chocolate é uma tendência da Região Nordeste

Chocolate é uma tendência  da Região Nordeste

Tendências de sabores de sorvete para a Região Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, as tendências de sabores de sorvete também têm frutas deliciosas. As principais para este verão são o kiwi e a uva, frutas populares na região e com um sabor refrescante. Destaca-se também o milho verde, um ingrediente popular na culinária do Centro-Oeste e que também pode ser usado no sorvete.

Kiwi é uma tendência da Região Centro-Oeste

Kiwi é uma tendência da Região Centro-Oeste

Tendências de sabores de sorvete para a Região Sudeste

Os sabores de sorvete em alta na região Sudeste são os de chocolate branco, blue ice e leitinho. O leitinho, inclusive, é um sabor clássico e muito popular na região.

Blue ice é uma tendência da Região Sudeste

Blue ice é uma tendência da Região Sudeste

CONFIRA TAMBÉM: As vantagens de ter uma máquina de sorvete de fácil limpeza 

Tendências de sabores de sorvete para a Região Sul 

No Sul do país, os sabores que se destacam são os das frutas de clima temperado, como o morango e a cereja. Essas frutas são uma ótima opção para quem deseja se refrescar sentindo um doce sabor em meio ao verão.

Morango é uma tendência da Região Sul

Morango é uma tendência da Região Sul

Como escolher os sabores certos para o seu negócio

Antes de bater o martelo e definir os sabores de sorvete para o seu negócio, leve em consideração os pontos abaixo para ter maior chance de acerto com os clientes:

Localização do seu negócio

Pode até parecer complexo, mas não é. Você precisa considerar a localização do negócio porque se estiver em uma região com tempo quente, o ideal são os sabores refrescantes, como as frutas tropicais. Mas, se for em uma região fria, o melhor é apostar em sabores mais cremosos e indulgentes, como chocolate e pistache.

O público-alvo do seu negócio

Esse é outro fator importante. Se você trabalha majoritariamente com o público infantil, seria legal oferecer sabores bem doces e divertidos, como morango com calda de chocolate e confeitos coloridos ou com marshmallows e biscoitos triturados. Por outro lado, se o seu público for composto prevalentemente de adultos, os sabores devem ser mais sofisticados e equilibrados, como nata ou baunilha com caramelo e nozes pecan por cima.

A concorrência do seu negócio

Além de fatores internos, tem um ponto externo essencial para se analisar antes de escolher os sabores de seus sorvetes: a concorrência. Veja o que outros negócios estão oferecendo e procure inovar e se diferenciar para não entregar mais do mesmo.

Teste diferentes sabores

Não é preciso ter medo de testar. Pode ser muito interessante experimentar diferentes sabores para encontrar os que mais agradam o seu público. Tudo bem se não for de primeira, o importante é encontrar os sabores ideais para encantar seus clientes. Você pode até oferecer amostras gratuitas para que os clientes possam conhecer seu produto e dar feedbacks valiosos. E, quando colocar novos sabores, existe a possibilidade de organizar eventos ou promoções para promovê-los.

LEIA MAIS: Máquina de sorvete de casquinha 

Fique atento às mudanças nos gostos de consumidores

Os gostos dos clientes podem mudar com o passar do tempo, então é essencial estar sempre de olho no comportamento dos consumidores. Uma tendência, por exemplo, é de que as pessoas se preocupem cada vez mais com questões relacionadas à saúde e ao bem-estar. Com isso, você pode testar opções veganas ou sem lactose. Para tomar essas decisões, dê atenção aos feedbacks dos seus clientes e faça as alterações conforme a necessidade do público, já que eles são o motivo do seu empreendimento existir.

Com todas as informações que você recebeu neste texto, você poderá escolher os sabores certos para o seu negócio e ter muito sucesso nesta estação. Seja criativo, mas cuidado para não ousar muito e acabar afastando seu público. Para te ajudar a dar o pontapé inicial, vamos te apresentar a Máquina de sorvete expresso da RIMAQ. Ao adquirir esta marca, você será capaz de produzir sorvetes cremosos e deliciosos com muita facilidade e praticidade. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais!

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]