• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

Os melhores bairros para sorveterias em São Paulo

imagem destaque

Hoje é o aniversário de São Paulo, a maior cidade do Brasil e a quarta maior do mundo. Por conta de seu tamanho, da população e de sua importância para a economia brasileira, muitos empreendedores optam por abrir suas empresas Terra da Garoa. As melhores localizações para um negócio variam de acordo com o ramo de atuação, neste texto nós vamos falar especificamente sobre os melhores bairros e como montar uma sorveteria

Como saber quais são os melhores bairros para vender sorvete

Antes de escolher entre os melhores bairros para sua sorveteria, é preciso considerar diversos elementos para tomar a melhor decisão. Lembre-se que iniciar um negócio é um processo burocrático e com altos custos, então você precisa pensar bem antes de colocar algo em prática. Sendo assim, o primeiro passo para escolher onde abrir uma sorveteria é pesquisar sobre o seu ramo de atuação. Desta forma, você terá uma noção de onde seus concorrentes e seu público-alvo estão.

É melhor não abrir uma sorveteria em locais em que já existem várias, mas também é necessário analisar se existe um fluxo de pessoas para comprar de você na localidade em questão. Além disso, pense em como é o seu público-alvo. Por exemplo, se você vai abrir uma sorveteria com temática mais jovem, focando pessoas entre 15 a 25 anos, é importante considerar se existe esse recorte de público circulando pela região.

Perguntas fundamentais para escolher entre os melhores bairros

Para pensar em quais são os melhores bairros para negócio, você deve responder a algumas perguntas, como:

  • A loja é acessível aos clientes?
  • O lugar ajuda a venda por impulso? Mesmo sem intenção de compra, os clientes ficam estimulados a comprar depois de ver os produtos?
  • Qual o fluxo de pedestres no local?
  • O local concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
  • Um estacionamento é necessário?
  • O público-alvo tem acesso garantido à loja?

Sua escolha também deve considerar os 4 P ‘s de marketing: ponto, produto, preço e propaganda. Esses conceitos são variáveis controláveis e podem ser decididos internamente na hora do planejamento e de acordo com seus objetivos. As variáveis também são interdependentes, ou seja, uma influencia e depende da outra. Por isso, você precisa pensar nelas em conjunto para que fiquem alinhadas e promovam uma percepção única e relevante sobre a sua marca.

Para a escolha do bairro, é fundamental pensar na rua. Mesmo em um bairro movimentado, existem ruas com oportunidades melhores do que outras. Portanto, nos próximos parágrafos, vamos te mostrar opções para os principais perfis de clientes:

LEIA MAIS: Máquina de Sorvete de Casquinha

Os melhores bairros centrais

Os bairros centrais, em geral, possuem fácil acesso por transporte público a pessoas de diferentes regiões da cidade. Eles são a melhor escolha para quem quer abrir uma sorveteria numa área movimentada. Então vamos ver alguns exemplos abaixo:

Bairro da Consolação 

O bairro da Consolação é um dos mais tradicionais de São Paulo. Uma grande vantagem dessa localidade é a disponibilidade de transporte público e a quantidade de pedestres que passam por suas ruas diariamente. Existem muitas linhas de ônibus que passam pelo bairro, além de duas linhas de metrô: a Consolação, da Linha Verde, e a Paulista, da Linha Amarela. Outro lado bom da Consolação é a proximidade com vias importantes da capital, como a Avenida Paulista e a Rua Augusta, dois lugares com muitos moradores e movimentação.

Alguns pontos principais da área são o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Casa das Rosas e o Sesc Consolação. O público da região é considerado eclético e com faixa etária diversificada, já que o perfil dos moradores vai desde jovens estudantes em início de carreira até famílias que escolheram o local pela qualidade de vida e a segurança do bairro, algo que não acontece em toda a região central e, por isso, o potencial para abrir um negócio é enorme.

Bairro da República

O bairro da República faz parte do Centro Histórico de São Paulo e conta com alguns pontos muito conhecidos, como a Praça da República, o Teatro Municipal, o Edifício Itália, a Galeria do Rock, a Praça Dom José Gaspar, o Largo do Paiçandu e o Copan. Ainda existem duas estações de metrô no bairro: a Estação República, que faz parte da Linha Vermelha e da Linha Amarela, e a Estação Anhangabaú, da Linha Vermelha. Sendo assim, essa área é ideal para quem quer abrir uma sorveteria em um local com grande fluxo de pessoas. Além disso, o bairro no geral possui uma ótima infraestrutura de transporte, lazer e cultura. 

A região é conhecida por sempre ter atrações e eventos. Isso é algo muito interessante para quem quer empreender, tendo em vista que dá para aproveitar o movimento desses eventos para atrair clientes. Segundo o Mapa da Desigualdade de 2021, a República é o segundo melhor bairro de São Paulo. A República também está entre os 10 bairros com melhor oferta de emprego e o segundo em acesso a ciclovias. 

Os melhores bairros nobres 

Os bairros nobres são conhecidos pelo estilo de vida mais luxuoso em comparação com as outras regiões. Eles são uma boa opção para quem sonha em abrir uma sorveteria com produtos sofisticados e ofertas diferenciadas. Entretanto, abrir pontos comerciais em bairros nobres exige um desembolso maior quando falamos de aluguel comercial. Separamos alguns exemplos abaixo:

Itaim Bibi

O bairro do Itaim Bibi faz parte de uma área nobre da capital paulista e abriga empresas de tecnologia muito influentes, como o Google e o Facebook. Vale ressaltar que muitas pessoas passam pelo bairro em diferentes horários. Sendo assim, é uma ótima opção para abrir uma sorveteria. Apesar das vantagens apontadas, um ponto negativo do Itaim Bibi é a falta de ligação direta com metrôs.

Mesmo assim, a área costuma ser frequentada por pessoas que andam a pé e de bicicleta. Entre os pontos turísticos principais, destaca-se o Parque do Povo e o Teatro Santander. Em suma, o bairro é perfeito para quem deseja abrir uma sorveteria em uma região com pessoas de alto poder aquisitivo. 

VEJA TAMBÉM: Máquina de Sorvete Nacional: a escolha inteligente para empreendedores

Pinheiros

Pinheiros é apontado por muitos historiadores como um dos mais antigos da capital do estado, criando uma boa oportunidade de negócios por conta da forte identidade local dos moradores que possuem sua história formada no bairro e são fiéis à localidade. Em sua região, encontram-se galerias de arte e lojas antigas que preservam a história.

Pinheiros tem fácil acesso e conta com várias linhas de ônibus, além de três estações de metrô e três estações da CPTM, o tornando uma região com alta movimentação de pessoas. As estações situadas no bairro são: Pinheiros (Linha Amarela e Linha Esmeralda), Faria Lima (Linha Amarela), Cidade Universitária (Linha Esmeralda), Hebraica-Rebouças (Linha Esmeralda) e Fradique Coutinho (Linha Amarela).

O bairro ainda sedia empresas variadas, como a Editora Abril e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Para se ter uma ideia de como funciona essa área, existem até mesmo ruas especialmente dedicadas ao comércio na região. As ruas mais comerciais do bairro Pinheiros são: Rua dos Pinheiros, Rua Teodoro Sampaio, Rua Fradique Coutinho, Rua Arthur de Azevedo e Rua Cônego Eugênio Leite.

Os melhores bairros periféricos

Apesar de afastados do centro, os bairros periféricos da cidade de São Paulo possuem uma grande densidade habitacional. Essas regiões, assim como os bairros centrais, possuem grande potencial para o empreendedorismo, uma vez que são localidades mais carentes de espaços de lazer. Uma sorveteria de periferia tem como vantagem a população significativa e uma demanda reprimida no que diz respeito ao lazer e entretenimento. Confira abaixo alguns exemplos de bairros periféricos para abrir uma sorveteria:

Itaquera

Itaquera tem uma grande população e representa uma oportunidade para atender algumas partes que carecem de comércios. Além disso, Itaquera é uma região em crescimento, com muitos novos empreendimentos e projetos de infraestrutura. Sua área tem fácil acesso e conta com metrô e CPTM, já que a estação Itaquera engloba a Linha Vermelha e a Linha Coral.

Entre seus pontos principais, temos o Parque do Carmo, o Sesc Itaquera, o Shopping Metrô Itaquera e a Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, um dos clubes mais populares da capital e que arrasta multidões em dias de jogo. Abrir uma sorveteria no caminho entre a estação Itaquera e o estádio pode ser uma ótima oportunidade de vender para os torcedores na ida ou na volta das partidas. É possível, até mesmo, fazer promoções temáticas para dias de jogos ou valores diferenciados nessas ocasiões.

Grajaú

O Grajaú é o bairro mais populoso da capital paulista, segundo levantamento INFOCIDADE da Prefeitura de São Paulo. Apesar de ser uma região periférica, sua área conta com comércios locais diversificados e com espaços culturais e de lazer. Perto da Represa de Guarapiranga, por exemplo, dá para praticar atividades aquáticas, como passeios de lancha e Kitesurf. Também existem “praias” públicas e próprias para banho em sua orla, como o Parque Jardim Prainha.

Com relação ao transporte público, existem várias linhas de ônibus que conectam o bairro a outras regiões e a estação da CPTM Grajaú, que faz parte da Linha Esmeralda. Sendo assim, pode ser interessante abrir uma sorveteria no local, considerando que a região abriga muitas famílias e jovens. A presença da Represa de Guarapiranga e a maneira como a população se diverte como se estivesse na praia propiciam a venda da sobremesa gelada, principalmente nos dias mais quentes.

CONFIRA AQUI: Máquina de sorvete: vale a pena o investimento? Quanto posso ganhar?

Planejamento para abrir uma sorveteria

A escolha do bairro é um grande passo para abrir uma sorveteria, mas seu negócio só dará certo se tiver um bom planejamento. É necessário, além do bairro, avaliar principalmente a concorrência e seu público-alvo. Além disso, é preciso investir em equipamentos de qualidade para se diferenciar pela excelência dos produtos.

Ao adquirir uma Máquina de Sorvete Expresso da RIMAQ você consegue se destacar não pelo preço, mas pela qualidade diferenciada do sorvete, confiada por marcas como Kopenhagen, Brasil Cacau e Açaí Uai. Clique aqui e solicite um orçamento agora mesmo e comece seu negócio da melhor maneira: destacando-se no mercado.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]