• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

Entenda as diferenças entre sorvete expresso e italiano

imagem destaque

Você provavelmente já deve ter percebido que existem diferentes tipos de sorvete, o que costuma gerar muitas dúvidas em quem não conhece as características únicas de cada um. Você sabe qual a diferença entre sorvete expresso e sorvete italiano? Se não, aproveite este texto, pois vamos fazer um guia definitivo sobre o que é sorvete italiano e o que é sorvete expresso para que você entenda quais são as diferenças entre eles. Continue nos acompanhando e conheça a variedade de formas existentes.

Entenda as diferenças: o que é sorvete expresso?

Neste tópico do texto, vamos definir o que é sorvete expresso. Ele é uma sobremesa feita de maneira rápida e simples, sendo bastante comum em certos segmentos do setor alimentício, como os quiosques de shopping centers. Além disso, tende a ser mais simples com relação aos ingredientes. Normalmente, é produzido com uma base de leite, açúcar e aromatizantes. Por conta do uso de equipamentos, como a Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft, os sorveteiros conseguem servi-lo em questão de segundos.

O sorvete expresso geralmente tem mais de 50% de ar e, portanto, tem a aparência bem volumosa. Uma das principais vantagens desse tipo de sobremesa é que ela se conserva por muito tempo, principalmente por conta da funcionalidade de conservação noturna da Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft. Com essa função, seu sorvete mantém a qualidade mesmo nos intervalos sem uso.

Além disso, o sorvete expresso é apropriado para atender ao ritmo de fabricação industrial. Para fabricá-lo, além da máquina para sorvete expresso, é necessário adquirir uma calda, ou seja, a base do sorvete para máquina. Esta, por sua vez, pode ser líquida ou em pó. Enquanto a calda líquida pode ir direto para a cuba do equipamento, a calda em pó precisa passar pelo liquidificador industrial junto com água ou leite, a depender das instruções do fabricante na embalagem. Veja abaixo como é a aparência de cada uma:

Base líquida para sorvete expresso

Entenda as diferenças entre sorvete expresso e italiano

Entenda as diferenças entre sorvete expresso e italiano

Base em pó para sorvete expresso

Entenda as diferenças entre sorvete expresso e italiano

Entenda as diferenças entre sorvete expresso e italiano

SAIBA MAIS: Tendências do mercado de sorvetes em 2024

Entenda as diferenças: o que é sorvete italiano?

Agora, vamos definir o que é sorvete italiano, também conhecido como gelato. Ele é uma sobremesa que leva menos ar em sua composição, cerca de 25%, deixando-o menos encorpado. Além disso, a velocidade de fabricação do sorvete italiano é menor com relação ao sorvete expresso. Esse tipo de sorvete requer maior nível de exigências quanto ao seu armazenamento e à temperatura. Normalmente, o sorvete italiano é armazenado em temperaturas mais elevadas que o expresso. Isso porque ele mantém a textura em poucos graus abaixo de zero.

Ao contrário do sorvete expresso, o italiano não dura muito tempo. Portanto, o ritmo de fabricação industrial não combina com essa sobremesa. Para o reconhecer, não se pode encontrar pedacinhos de gelo. Vale dizer que sua principal característica é ser artesanal. Sendo assim, geralmente sua receita é feita com ingredientes frescos e sem aditivos químicos, como estabilizantes e emulsificantes, o que reduz a duração. Sua base é feita com creme de leite, creme e açúcar, a diferença está na proporção.

Enquanto o sorvete italiano tem mais leite e menos creme, com o expresso é o oposto. Além disso, o sorvete italiano não costuma ter gemas de ovo, como outros sorvetes. Por conta disso, o italiano deve ser consumido em poucos dias e sua produção costuma ser em poucas quantidades, o que envolve a venda direta do produtor para o consumidor. O recipiente em que a sobremesa fica costuma ser de inox. 

Entenda as diferenças: sorbet

Além dos sorvetes expresso e italiano, ainda existem outras variações conhecidas da sobremesa. Você sabe quais tipos de sorvete existem? Se não, aproveite para conhecer os principais agora. Um dos mais conhecidos é o sorbet. Nesta parte do texto, vamos explicar um pouco mais sobre esse preparo alimentício.

O sorbet é um sorvete preparado com sucos ou purê de frutas à base de água. Além de sua definição, também vamos fazer uma introdução sobre a origem da palavra. Na Pérsia e na Turquia, as bebidas refrescantes costumavam receber os nomes de “sharbat” e “shariba”, respectivamente. A partir delas, originaram-se os nomes “sorvete” e “sorbet”. 

Entenda as diferenças: outros tipos de sorvete

Agora, vamos mostrar brevemente outras variações relacionadas ao sorvete:

  • À base de creme inglês (emulsão de gemas e leite);
  • À base de creme inglês, mas com mais gemas e com creme de leite;
  • À base de creme de leite, sem gemas (estilo da cidade de Filadélfia, nos EUA).

Depois de mostrar os principais tipos de sorvete e suas diferenças, está na hora de contarmos um pouco sobre a história do sorvete no Brasil. Vamos lá!

História do sorvete no Brasil

O sorvete veio para o Brasil em 1834. Na ocasião, uma embarcação com blocos de gelo chegou à cidade do Rio de Janeiro. Sendo assim, comerciantes compraram a carga e iniciaram a venda de sorvetes de frutas. Portanto, foi assim que surgiu a primeira sorveteria do país. Mas, na época, ainda não sabiam como fazer para conservar a sobremesa depois de pronta. Logo, era necessário tomá-la na hora, o que era um grande contratempo.

No entanto, décadas mais tarde, começaram a fabricar sorvete em grande escala. Em 1941, por exemplo, abriu a primeira filial de uma empresa do ramo de sorvetes no Brasil. Com a popularização da sobremesa, os brasileiros puderam começar a escolher os seus sabores preferidos. Atualmente, os sabores de chocolate e baunilha são os mais tradicionais e costumam ser queridos por todos os tipos de público.

Desde que chegou ao país, o processo de produção do sorvete passou por muitas mudanças e inovações. Além disso, equipamentos de última geração chegaram ao mercado. Um exemplo disso é a Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft, que produz até 120 sorvetes de casquinha por hora. Se você deseja se tornar um profissional do ramo, clique aqui e consulte o valor com um de nossos especialistas!

LEIA TAMBÉM: Tipos de milk-shake para todos os gostos

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]