Dentro do mercado vegano, existe a culinária vegana que se baseia em receitas que não utilizam alimentos de origem animal. Por exemplo, nessa culinária, não se usa leite de vaca, queijo ou mesmo carne. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a culinária vegana é muito prática, deliciosa e diversificada. É possível, por exemplo, produzir salgados veganos.
Esses são uma ótima opção não apenas para aqueles que são devotos do veganismo. Também pode agradar aquelas pessoas que têm alergia ou intolerância alimentar ou que querem diversificar a alimentação, ou aquele público com escassez de tempo para produzir refeições saudáveis. Ou seja, não falta clientela, o que faz desse negócio ser lucrativo!
Quer aprender a fazer alguns salgados veganos para vender? Acompanhe este texto e conheça cinco receitas simples e práticas que farão um sucesso de vendas. Confira!
1. Coxinha vegana
Ingredientes para a massa
- 4 xícaras de chá de caldo de legumes caseiro;
- 8 colheres de sopa de azeite;
- 2 pitadas de sal;
- 4 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 2 xícaras de chá de farinha de panko.
Ingredientes para o recheio
- 5 dentes de alho;
- 2 xícaras de cebola picada;
- 3 xícaras de palmito picado;
- 3 xícaras de azeitonas picadas;
- 2 colheres de sopa de molho de tomate caseiro;
- 2 colheres de sopa de amido de milho;
- 3 xícaras de chá de salsinha picada;
- 2 colheres de chá de orégano;
- sal e pimenta do reino a gosto.
Para preparar a coxinha vegana, vamos começar com o recheio. Em uma panela no fogo, refogue o alho e a cebola no azeite. Coloque aos poucos o palmito e as azeitonas picadas. Adicione um pouco de sal. Misture tudo e coloque o molho de tomate. Em uma vasilha separada, misture amido de milho com água e despeje sobre aquela mistura do recheio. Salsinha, cebolinha, orégano, pimenta devem ser colocados em seguida. Desligue o fogo e reserve a mistura.
Para preparar a massa, você deve colocar todos os ingredientes na Máquina Masseira da Rimaq. Ajuste na temperatura média e deixe a máquina agir por cerca de 5 minutos, até que a massa fique com aspecto de pesada. Despeje a massa na Máquina de Salgados da Rimaq. É nesta que você despejará o recheio que aprendeu anteriormente.
Com a ajuda dessas máquinas, você não precisa perder tempo modelando as massas. Além disso, ganha tempo, pois as máquinas da Rimaq podem produzir até 1.200 coxinhas por hora. Basta programar a máquina e esperar que ela produza sozinha. Depois que tiver as coxinhas fabricadas, coloque-as em assadeira untada e leve ao forno a 240º C. O tempo necessário para ficar pronto é de cerca de 50 minutos. Sirva!
2. Quibe assado
Ingredientes
- 4 xícaras de triguilho;
- 3 xícaras de proteína de soja fina;
- 3 cebolas picadas;
- 2 cabeças de alho moído;
- 3 pimentões verdes picados;
- 2 ramos de hortelã picada;
- 1 ramo de salsinha picada;
- 2 xícaras de farinha de mandioca;
- 3 colheres médias de sal;
- 4 pitadas de cominho em pó.
Para preparar essa receita, você precisa deixar de molho o triguilho e a proteína de soja em água morna. Espere de 5 a 10 minutos e reserve. Utilizando a máquina de salgados da Rimaq, despeje no recipiente adequado todos os ingredientes restantes. Ligue a máquina para misturar.
A massa de proteína de soja e triguilho deve ser espremida, retirando toda água e depois deve ser despejada na máquina de salgados. Pronto, agora é só programar a máquina para fazer os quibes no formato que você desejar. Quando eles saírem da máquina, você pode assá-los por 30 minutos. Se preferir, sirva os quibes com pedaços de limão para acompanhar. Fica uma delícia!
3. Croquete de palmito
Ingredientes para a massa
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 ovos
Ingredientes para o recheio
- 2 maços de brócolis cozido no vapor;
- 3 dentes de alhos grandes picados;
- 500 gramas de tofu picado;
- Pimenta do reino e sal a gosto.
Coloque todos os ingredientes da massa na máquina Masseira da Rimaq. Em outro recipiente, cozinhe floretes de brócolis ao vapor e depois os refogue no azeite com o alho. Acrescente pitadas de sal e pimenta ao brócolis. Coloque o tofu com o brócolis na máquina de fazer salgados da Rimaq.
Programe essa máquina em formato de croquetes. Distribua os croquetes produzidos na máquina em uma assadeira untada e leve ao forno a 180º C por volta de 40 minutos. Não deixe de virar os croquetes na metade desse tempo. Também você pode fazê-los fritos. Utilize óleo de coco ou de girassol e frite até que fiquem bem coradinhos.
4. Bolinhos veganos
Ingredientes para a massa
- 4 tabletes de fermento biológico fresco;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 3 xícaras de chá de água morna;
- 4 xícaras de chá de óleo vegetal;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 900 gramas de farinha de trigo.
Ingredientes para o recheio
- 8 colheres de sopa de azeite;
- 5 dentes de alho picados;
- 2 cebolas médias picadas;
- 2 berinjelas grandes em cubinhos;
- 3 colheres de sopa de pimentão picado;
- 2 tomates médios picados;
- 6 colheres de sopa de azeitona picada;
- 3 colheres de sopa de cheiro verde picado;
- Pimenta do reino e sal a gosto.
Para preparar mais um desses salgados veganos, você precisa começar pelo recheio. Prepare a berinjela, deixando-a em água e vinagre por 20 minutos. Em uma panela, refogue alho e cebola em óleo vegetal. Depois, acrescente a berinjela picada e, em seguida, o pimentão, o tomate e a azeitona. Coloque sal e pimenta a gosto. Despeje esse recheio no recipiente adequado na máquina de salgados Rimaq.
Agora prepare a massa. Acrescente todos os ingredientes também na máquina de salgados da Rimaq, no recipiente destinado à massa. Programe a máquina para produzir esses salgados veganos em formato de bolinhos. Depois de pronto, coloque-os na assadeira por 40 minutos em forno de 200 graus. Prontinho! Se quiser, pode congelar que não perderá a qualidade e o sabor. Boas vendas!
5. Nhoque de batata
Ingredientes
- 1,5 kg de batata
- 2 gemas
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- sal a gosto
Cozinhe as batatas com um pouco de sal. Depois as despeje com o trigo na máquina de salgados da Rimaq e programe-a para produzir esses salgados veganos em formato de nhoque. Transfira para as assadeiras e mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água. Transporte os nhoques para a assadeira untada com óleo. Cozinhe todos os nhoques e sirva a seguir com o molho de sua preferência.
Essas foram algumas receitas de salgados veganos. Ficou interessado em abrir uma lanchonete e vender esses e outros quitutes da culinária vegana? Então, recomenda-se que você comece comprando equipamentos essenciais para uma lanchonete. Freezer, masseira e balcão com vitrine estão entre os mais necessários.
Sabia que salgados pequenos podem atender a diversos eventos? Cafés, coffee breaks, casamentos e festas de aniversário demandam esses salgados desse tamanho. Mas você sabe como produzi-los? Veja como fazer e ganhar dinheiro com minissalgados!