Aprenda como congelar salgados sem perder a qualidade e o sabor

Saber como congelar salgados é algo muito importante para quem tem um negócio próprio na área de alimentação. Com esse conhecimento, é possível melhorar o processo produtivo e garantir um estoque adequado, mas sem perder a qualidade e o sabor dos produtos que serão vendidos.

Porém, como efetivamente fazer isso? Dá para congelar qualquer tipo de salgado? Qual é a melhor maneira de congelá-los? Quantos meses eles podem ficar no freezer? São diversas as dúvidas sobre o assunto, mas tenha calma! Existem técnicas e truques para facilitar o congelamento e conservar bem os alimentos.

Para ajudá-lo, responderemos essas e outras questões, para a sua produção de salgados congelados funcionar a todo vapor. Acompanhe!

Todo salgado pode ser congelado?

Se você está preocupado sobre como congelar salgados, fique tranquilo, pois a resposta para a pergunta acima é sim! Dá para colocar no freezer tanto aqueles que serão fritos quanto assados, incluindo os mais famosos para vender, por exemplo:

  • coxinha;
  • bolinho de queijo;
  • travesseirinho de presunto e queijo;
  • risole;
  • quibe;
  • croquete;
  • esfiha;
  • enroladinho;
  • empadinha;
  • pão de queijo.

Então, se a encomenda for grande ou pequena, é possível prepará-los na máquina de fazer salgados e congelá-los. No entanto, o que varia é a técnica, a embalagem adequada, o tempo limite dentro do freezer e a presença de certos ingredientes, como explicaremos mais adiante.

Por quanto tempo salgados podem ficar no congelador?

Para os salgados empanados e que devem ser fritos — como coxinha, quibe e bolinho de queijo — a recomendação é deixá-los no congelador por até três meses. No entanto, é preciso ter alguns cuidados.

Em primeiro lugar, evite passá-los na gema ou clara do ovo antes de envolvê-los com a farinha de rosca. Um bom substituto pode ser um pouquinho de água, pois o ovo não é um alimento ideal para congelar.

Se preferir, outra opção é fritar os salgados e depois levá-los para o congelador. Nesse caso, é melhor não guardá-los por muito tempo no freezer, para não diminuir a qualidade do produto.

Por outro lado, os salgados que serão assados podem ficar no congelador até três meses. Ainda é possível congelá-los pré-assados, sem alteração no prazo de validade.

Qual é a melhor forma de congelamento?

Como dito, existem alguns truques para congelar os salgados e, ainda sim, mantê-los saborosos. Depois de passá-los na máquina empanadeira, coloque-os em uma superfície lisa, lado a lado um com o outro, com um bom espaço entre eles para que não congelem grudados.

Feito isso, cubra o recipiente com um filme plástico e leve os salgados para o congelador por 2 horas no mínimo ou até que estejam duros por completo. Se você tiver mais tempo, deixe-os por até 12 horas.

Quando estiverem bem congelados, coloque-os dentro de um saco plástico próprio para uso culinário e que tenha um fechamento do tipo zíper, para vedar por completo a parte interna.


Que tipo de embalagem escolher?

O recipiente onde você fará o congelamento e a embalagem para armazenamento são itens importantes quando o assunto é como congelar salgados. Isso porque eles podem inteferir na qualidade e durabilidade do produto no freezer.

Para congelar, as formas de vidro grandes e retangulares são ótimas opções, pois elas têm bastante espaço e preservam melhor o cheiro e sabor dos produtos. Os recipientes de plástico, por outro lado, acabam transferindo aroma e gosto, principalmente quando usados para diferentes tipos de alimentos.

Sobre as embalagens, é importante que elas sejam próprias para armazenamento de produtos alimentícios congelados.

O mais comum são os sacos pláticos que podem ser selados ou ter fechamento zip lock.

Se você vende os salgados congelados, é importante colocar etiquetas nas embalagens de acordo com as normas de rotulagem da Anvisa. As etiquetas devem conter algumas informações importantes como lista de ingredientes, validade, identificação de origem, entre outros. Você pode saber mais do assunto neste artigo da Anvisa.

Quais ingredientes não podem ir para o freezer?

O ovo, tradicionalmente utilizado para empanar e rechear salgados, não é um alimento bom para congelar. Ele perde facilmente as propriedades e, se estiver cru, não dura mais do que três dias na geladeira depois de aberto e separado da casca. Então, é melhor evitá-lo.

Outro alimento que não vai muito bem ao congelador são os queijos em pedaços grandes. Porém, como congelar os bolinhos de queijo? Uma boa sugestão é passar no ralador ou processador. Inclusive, isso evita que o salgado estoure, o que é comum quando se usa queijo em pedaços grandes.

Se você vai congelar o salgado, também é aconselhável evitar o uso de ingredientes frescos. Evite usar tomate e dê preferência para temperos desidratados. Use ervas secas como orégano, tomilho ou manjericão nos recheios.

Na hora de modelá-los, lembre-se de envolvê-los bem com a massa, pois isso ajuda a preservar melhor o recheio. Agora, quem for utilizar a máquina de fazer salgados não precisa preocupar-se, já que o equipamento faz esse trabalho de forma automática e super precisa.

Como descongelar e utilizar os salgados?

Para descongelar e utilizar os salgados, também é essencial seguir algumas dicas.

Se for assá-los, pré-aqueça o forno por, pelo menos, 5 minutos. O pão de queijo pode ser colocado para assar ainda congelado, mas o forno deve estar quente.

Os demais tipos de massas cruas — esfirras, enroladinho e pão de batata — precisam passar por um processo de descongelamento antes de serem assados. Para um melhor resultado, deixe-os dentro da geladeira de um dia para o outro.

Já se a ideia for fritar os salgados, não é necessário descongelar. Neste caso, você pode retirá-los do congelador e aguardar cerca de 10 minutos antes de fritar, apenas para que os cristais de gelo que se formam ao seu redor derretam.

Depois é só fritá-los imersos em óleo quente, em temperatura aproximada de 180º C. Dessa forma, eles ficarão crocantes por fora e quentes por dentro. Caso contrário, eles podem queimar, se estiver muito quente, ou ficarem gordurosos, se estiver frio demais.

Para salgados fritos grandes, além de fritar é importante manter o salgados no forno, em temperatura baixa por cerca de 5 a 6 minutos para terminar de descongelar.

Por fim, considere mais duas dicas importantes: a primeira é avaliar se a sua geladeira tem uma boa capacidade para armazenar os produtos, pois o processo exige um espaço adequado, principalmente antes dos salgados serem colocados nos saquinhos. A segunda é não descongelar e colocar no freezer novamente, pois esse processo prejudica a textura e o sabor dos alimentos. Procure dividir as porções nas quantidades exatas que serão utilizadas.

Seguindo essas recomendações, é possível aumentar a produção do seu negócio de salgados. Com paciência, dedicação e força de vontade, dá para ter sucesso com o seu empreendimento, trabalhar com o que gosta e adquirir independência financeira. O que é ótimo, não é mesmo?

Então, depois de compreender como congelar salgados, continue com a gente e aprenda a ganhar dinheiro fazendo mini salgados!

Máquina de Salgados Degust Plus Digital