• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

Conheça os tipos de caldas para sorvete expresso

imagem destaque

As caldas para sorvete são a base para produzir sorvete expresso, milk-shakes, sundaes e outras sobremesas geladas. Ela pode ser encontrada em pó ou líquida e pode ser uma calda industrializada ou caseira. Muitas vezes, também é confundida com a cobertura para sorvete. Neste texto, nós vamos te mostrar a diferença entre os dois conceitos. Conheça os diferentes tipos de caldas ao longo da leitura!

Conheça a diferença entre calda e cobertura

Como nós já adiantamos, a calda é o componente principal do sorvete expresso e é a responsável por dar sabor, textura e cremosidade ao sorvete. Por outro lado, a cobertura é apenas um acabamento, sendo um ingrediente opcional usado para dar um toque a mais no sorvete. Assim como a base, a cobertura também pode vir pronta ou ser feita em casa. Se você ainda não conhece a aparência de uma calda para sorvete expresso, confira abaixo uma embalagem de exemplo:

Embalagem de uma calda de sorvete expresso

Embalagem de uma calda de sorvete expresso

Todo sorvete tem uma calda, ou seja, uma base. No entanto, nem sempre terá uma cobertura. Vamos te mostrar uma imagem para você identificar a massa feita pela calda e a cobertura. A parte branca é a base para sorvete (calda) e o líquido marrom é a cobertura:

Conheça os tipos de caldas para sorvete

Conheça os tipos de caldas para sorvete

Conheça a calda para sorvete em pó

A calda para sorvete em pó demanda a adição de outros ingredientes, como água ou leite, conforme as instruções do fabricante na embalagem. Além disso, é necessário um liquidificador industrial para misturar esses ingredientes até obter uma mistura homogênea. Feito isso, coloca-se a mistura na cuba da Máquina de Sorvete Expresso e está pronta para a produção de sorvetes. Confira um exemplo de embalagem de calda em pó:

Conheça os tipos de caldas para sorvete

Conheça os tipos de caldas para sorvete

SAIBA MAIS: 10 sabores de sorvete de casquinha surpreendentes

Conheça a calda para sorvete líquida

A calda para sorvete líquida é a opção preferida de muitos sorveteiros profissionais, pois não precisa da mistura em um liquidificador. Basta retirar o produto da embalagem e o colocar direto na cuba da Máquina de Sorvete Expresso. Em seguida, é só produzir! Veja um exemplo de embalagem de calda líquida:

Conheça os tipos de caldas para sorvete

Conheça os tipos de caldas para sorvete

Conheça a calda para sorvete caseira

A calda de sorvete expresso também pode ser feita em casa com ingredientes frescos e naturais, e pode ser personalizada de acordo com o sabor desejado pelo sorveteiro. Apesar da calda industrializada ser mais prática e rápida, a vantagem da calda para sorvete caseira é que você pode fazer sua receita com liberdade para criar e dar seu toque especial.

Qual tipo de calda escolher?

A escolha do tipo de calda depende das especificidades do seu negócio, como o orçamento, a praticidade e os sabores que você escolheu comercializar. Se você está procurando uma opção mais prática, por exemplo, a calda líquida industrializada pode ser a melhor escolha. No entanto, se você quer ter o controle total sobre o sabor do seu sorvete, a calda caseira pode ser a opção ideal. Ainda tem a opção de negociar com o fabricante de caldas para fazer sabores personalizados para sua loja, mas ela costuma ser mais custosa.

Independente da calda usada, o grande diferencial para que o sorvete fique com a consistência e cremosidade ideal está na tecnologia do sistema aerador (bomba de ar) que adiciona ar à calda ao longo do processo de produção, aumentando o rendimento. Por isso, é importante escolher uma máquina de qualidade.

Conheça os principais sabores de caldas para sorvete

Entre as opções de caldas, existem sabores clássicos e caldas de sorvete diferenciadas que podem te trazer ideias para inovar o seu cardápio e seus produtos para sorveteria. vamos listar abaixo esses sabores e combinações para fazer sucesso com os clientes:

  • Caldas clássicas: além da tradicionalíssima calda de chocolate para sorvete, temos as caldas de baunilha, morango e leite condensado.
  • Caldas diferentes: no grupo das caldas mais exóticas, temos desde a calda para sorvete de abacaxi até o sabor de pitaya.

Como conservar caldas para sorvete

Depois de escolher o melhor tipo e os sabores de calda que deseja trabalhar, é importante ter em mente que a matéria-prima do seu sorvete precisa de cuidados para conservação. Afinal, sem o armazenamento correto, sua sobremesa pode perder a qualidade e servir para a proliferação de micro-organismos. Pensando nisso é importante ter uma Máquina de Sorvete Expresso de última geração e com sistema de conservação noturna.

Essa é uma funcionalidade essencial para quando a calda de sorvete for ficar horas prolongadas sem uso. Sendo assim, sempre que a sua loja fechar, use essa opção. Dessa forma, é possível deixar seu produto na temperatura ideal mesmo nos momentos de pausa, evitando a formação de cristais de gelo que afetam a textura do sorvete. A função também consegue ajudar na preservação do sabor da sobremesa. 

Além de contar com essa opção, também é importante ter uma máquina com o painel em português. Com isso, você e seus funcionários conseguem acessar as funcionalidades com mais rapidez e facilidade do que em equipamentos com o mandarim como idioma, por exemplo. Já que o assunto agora é a máquina de sorvete, vamos comentar sobre isso com mais detalhes nos próximos parágrafos.

Qual é o melhor modelo de máquina de sorvete?

O melhor equipamento do mercado é a Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft. Com uma máquina como essa, você consegue atender seus clientes de forma rápida e prática. Confira abaixo as vantagens:

Vantagens da Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft

  • Produção de até 120 sorvetes por hora (são 2 sorvetes por minuto, para você atender seus clientes de forma rápida e com qualidade);
  • Sistema de Conservação Noturna de Calda que mantém o equipamento refrigerado com um baixo consumo de energia, para deixar a calda gelada e apropriada para uso;
  • Painel digital, de alta tecnologia e fácil utilização para você ter todo controle do seu produto;
  • Sistema aerador, dosador de ar que tem a função de injetar ar, garantindo mais cremosidade ao seu sorvete;
  • Possui 3 bicos, que permitem a venda de 2 sabores e 1 misto;
  • Possui 2 cubas com capacidade de 6 litros cada, com isolamento térmico, ideal para uma alta produção;
  • Pode ser instalada em qualquer lugar: feiras, pontos comerciais, shoppings, lanchonetes, padarias e até mesmo na sua casa;
  • Gabinete de Aço Inox;
  • Equipamento 100% nacional;
  • Máquina certificada pelo Inmetro.

LEIA TAMBÉM: Benefícios do sorvete para a saúde que você não sabia

 

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]