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Como calcular o preço de venda de sorvete

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Vender sorvete pode ser uma excelente opção para aumentar a margem de lucro do seu negócio. No entanto, para isso, é fundamental ter uma tabela de preço coerente com o mercado. Se você quer começar a trabalhar nesse ramo, mas ainda não sabe quanto custa um sorvete ou como funciona o processo de precificar produtos, continue acompanhando este texto, pois nós vamos te ensinar como calcular o preço de venda de sorvete.

Como calcular o preço para aumentar o lucro do seu negócio

Análise de mercado

A primeira coisa que você precisa fazer para saber como calcular o preço e estabelecer preços competitivos é uma análise de mercado. Trata-se de uma pesquisa dos valores de seus concorrentes, assim como dos serviços que eles oferecem. Para fazer uma comparação melhor, é preciso considerar todos os fatores envolvidos, como a localização da sua empresa, o tamanho, o público-alvo, a qualidade e a demanda por seus sorvetes.

Por exemplo, se você é dono de uma sorveteria que fica em uma área residencial e sem muito fluxo de pessoas, seus preços tendem a ser mais baixos do que os de uma grande rede de sorveteria localizada em uma região turística, como a Avenida Paulista, em São Paulo. Do mesmo modo, se você vende sorvetes gourmet, seus preços provavelmente serão maiores do que os de sorveterias que trabalham com sobremesas mais básicas.

Por meio da análise de mercado, é possível saber o preço médio da concorrência e ter uma base para os seus próprios valores. Contudo, lembre-se que você não precisa seguir com veemência os preços de seus concorrentes, até porque existem variações no custo de produção. Portanto, o ideal é usar os dados da análise para pensar em preços que te permitam obter o faturamento que deseja e aumentar o lucro.

Como calcular o preço: considere os custos fixos

Os custos fixos da sua empresa precisam entrar na pauta de como calcular o preço. Existe uma lista desse tipo de gasto em qualquer negócio, o que inclui despesas como aluguel e salário dos colaboradores, por exemplo.

Uma das formas de planejar as economias do seu negócio é utilizar a fórmula para calcular o percentual de custo fixo. Essa fórmula vai ter um percentual, dentro do seu faturamento, que vai te permitir enxergar quantos por cento do dinheiro entrante deve ir para custear o seu empreendimento.

A fórmula em si é relativamente simples, mas você não deve começar diretamente por ela. Isso acontece porque ela vai te pedir o seu volume anual de despesas fixas. Se você não estiver com esse número na ponta do lápis, não conseguirá calcular o percentual de custos fixos.

Se você já possui esses números, para calcular o seu percentual de custos fixos, basta seguir a fórmula abaixo:

Percentual de custos fixos = (Volume anual de despesas fixas / Total anual de vendas) x 100.

Para você entender melhor, vamos formular um exemplo prático abaixo:

Supondo que você tenha despesas fixas no valor de R$5 mil e um faturamento de R$45 mil mensal, você terá um custo fixo de R$60 mil e um faturamento de R$540 mil anual. Então ao utilizar a forma teríamos o seguinte resultado: Percentual de custo fixo = (60.000 / 540.000) x 100 = 11,11%. Isso significa que 11,11% do faturamento do negócio está comprometido com despesas fixas. Ciente disso, você consegue planejar melhor seus preços de venda, além de calcular sua margem de lucro.

LEIA MAIS: Benefícios do sorvete para a saúde que você não sabia

Como calcular o preço: considere os custos da operação

Além dos custos fixos, também existem aqueles que são variáveis. Custos variáveis podem incluir, água, energia, insumos para fabricação do sorvete, etc. A soma deles formam os gastos de operação da empresa. Entender o que compõe o seu custo de operação pode lhe ajudar na hora de definir quais serão os preços praticados na sua sorveteria.

Os custos principais de uma sorveteria, em geral, são: aluguel, água, funcionários, energia, telefone, impostos e insumos alimentícios. Portanto, o cálculo é feito a partir do valor médio das despesas (variáveis e fixas) e vendas dos últimos 3 meses. Por isso, utiliza-se a fórmula a seguir: (Despesa dos últimos 3 meses / Venda dos últimos 3 meses) x 100.

Então agora vamos ao exemplo prático: se você tem um custo de operação de R$15 mil e a média das duas vendas foi de R$60 mil, a fórmula ficaria assim: (15.000 / 60.000) x 100 = 0,25, ou seja, 25%. Isso quer dizer que 25% das suas vendas são usadas para custear os gastos operacionais. 

Principais impostos a serem considerados

Além disso, temos que considerar os seguintes impostos* na hora da precificação:

  • ICMS = 18% (valor para São Paulo);
  • IPI = 5% (valor para São Paulo);
  • PIS e COFINS = 9,25%.

*Os percentuais levam em consideração os valores atuais durante o momento de redação deste texto, em janeiro de 2024. Contudo, com a promulgação da reforma tributária no Brasil, o país passará por uma transição para unir impostos sobre o consumo de estados e municípios. A partir de 2033, acontecerá a unificação de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS) em uma cobrança única, que será dividida entre os níveis federal e estadual/municipal.

Invista no que valoriza o seu sorvete

Investir em melhorias e em diferenciais competitivos ajuda a valorizar o seu sorvete. Afinal, você pode cobrar um valor mais alto se oferecer um produto de qualidade com adicionais que a concorrência não tem. Sendo assim, aposte em melhorias das estruturas, como mesas, cadeiras e balcões, venda casquinhas de sorvete coloridas e ofereça opções diferentes, como sorvete vegano ou sorvete para festa com decorações incríveis e temáticas.

Experimente adicionais, como pedaços de frutas ou produtos de confeitaria, como granulado, por cima. Além de diferenciais de produto, uma maior margem de lucro pode ser aplicada a depender dos programas de benefícios que você oferece. Programas de fidelidade são uma boa forma de aumentar o valor percebido pelo cliente. Ações simples, como um cartão de fidelidade, podem ajudar sua lanchonete a construir um público cativo.

E, se você estiver na dúvida sobre o que seu cliente mais gostaria, experimente perguntar. Existem algumas ações em que você pode trocar amostras grátis em porções reduzidas se o seu cliente completar alguma ação, como responder a uma pesquisa. Assim, você consegue dar um gostinho do que pode oferecer e ainda consegue coletar feedbacks importantes. As informações obtidas nessas perguntas podem te ajudar a enxergar em que você pode melhorar seu serviço ou produto, criando mais valor para o seu negócio e permitindo uma margem de lucro mais elevada.

Além disso, tem um investimento principal que toda sorveteria precisa fazer para valorizar seu sorvete. Trata-se da Máquina de Sorvete Expresso Degust Soft. Ela é capaz de produzir 120 casquinhas de sorvete por hora, conferindo qualidade e produtividade para seu negócio. Com esse equipamento, você poderá atender seus clientes com excelência e colocar outros fatores na frente de suas decisões ao invés do preço.

Como calcular o preço: tenha metas de lucros

Outro ponto importante a se pensar na hora da precificação são as metas de lucros da empresa. Sendo assim, pense em qual retorno você espera tendo em vista seus investimentos no negócio. Para atingir essas metas, é preciso ter uma previsão de vendas mensal. A partir dessa previsão, você consegue calcular a margem de lucro que deseja.

Portanto, use a fórmula a seguir para isso: Margem de lucro = (Lucro desejado / Receita Total) x 100. Por exemplo, se você quer um lucro de R$10 mil em um mês com uma receita total de R$100 mil, sua margem de lucro será de 10%, conforme o cálculo: Margem de lucro = (10.000 / 100.000) x 100 = 0,1, ou seja, 10%. Sabendo disso, agora você poderá apostar em valores que atendam suas expectativas.

SAIBA TAMBÉM: Aprenda a limpar sua máquina de sorvete corretamente

Agora que nós te mostramos algumas formas de calcular os fatores principais de precificação e te mostramos o passo a passo para estabelecer os melhores preços de venda de sorvete, é a sua vez de colocar as dicas em prática. Boa sorte!

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