• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

imagem destaque

Ser um empreendedor de sucesso no mercado de salgados é o sonho de muitas pessoas da área, mas não é tão simples como colocar uma receita de coxinha em prática. Afinal, para alcançar o sucesso, é necessário ter mais do que salgados deliciosos. Não existe sequer uma fórmula infalível para isso, mas existe um perfil do empreendedor de sucesso.

Existem vários empreendedores de sucesso no mundo, com histórias e métodos distintos. No entanto, na maioria das vezes, as pessoas que se destacam no ramo possuem características importantes em comum. Portanto, é sobre as características de um empreendedor de sucesso que você precisa ter que nós vamos falar hoje.

O perfil do empreendedor de sucesso: características

Persistência

Para se ter sucesso em qualquer área da vida, uma característica essencial é a persistência. Qualquer empreendedor que deseje fazer a diferença precisa persistir. Afinal, quem não insiste na vitória diante dos desafios nunca vai se destacar. Por exemplo, se você testar diferentes cardápios, é possível que falhe muitas vezes, mas o importante é persistir para aprender com os erros e assim, fazer os ajustes que o seu negócio necessita ao longo do tempo.

Os empreendedores de sucesso são persistentes

Os empreendedores de sucesso são persistentes

Inovação

Empreendedores de sucesso costumam estar sempre atentos às tendências e buscam sempre inovar para não cair na mesmice. Isso pode ser feito por meio de novas receitas para experimentar no restaurante ou com a criação de um novo conceito de negócios alimentícios, como salgados artesanais ou personalizados. Por exemplo: você pode oferecer um serviço de delivery de salgados por assinatura, essa é uma ideia inovadora, que fideliza seu público e não te deixa refém das plataformas de delivery.

Os empreendedores de sucesso são inovadores

Os empreendedores de sucesso são inovadores

Trabalho em equipe

É importante saber que ninguém chega ao sucesso sozinho, o empreendedorismo é um trabalho coletivo. Portanto, um bom empreendedor deve saber trabalhar em equipe e ter um ótimo relacionamento com seus funcionários. Sendo assim, a harmonia do seu negócio contribui com a qualidade dos produtos e serviços, além de criar um ambiente agradável para todos. Por exemplo: um dono de negócio que escuta e valoriza seus funcionários tende a ter uma equipe mais motivada e comprometida.

Os empreendedores de sucesso trabalham em equipe

Os empreendedores de sucesso trabalham em equipe

Boas parcerias

O bom relacionamento do empreendedor de sucesso não é apenas com seus funcionários. Ele também precisa formar parcerias sólidas com quem entende do assunto e pode o ajudar a atingir suas metas. Busque parcerias com negócios locais de forma que seus produtos ou serviços sejam complementares, como por exemplo, quando houver eventos do seu ramo próximos de você, participe e construa um relacionamento com outros empreendedores para trocar dicas, experiências e auxílio quando necessário. Quem sabe você pode vender o salgado e indicar o colega da sobremesa com cupons de desconto e vice e versa?

Os empreendedores de sucesso fazem boas parcerias

Os empreendedores de sucesso fazem boas parcerias

APRENDA MAIS: Empreendendo com salgados fit: dicas e oportunidades no mercado de alimentação saudável 

Gestão financeira

Sem gestão financeira, nenhum negócio vai para frente. Sendo assim, saber gerir seus recursos é fundamental para trabalhar com margens de lucro. Empreendedores do ramo alimentício precisam saber administrar seu dinheiro para evitar prejuízos. Por exemplo: o controle de gastos pode te ajudar a verificar oportunidades de redução ou otimização de gastos.

Os empreendedores de sucesso fazem gestão financeira

Os empreendedores de sucesso fazem gestão financeira

Marketing

Os empreendedores de sucesso geralmente sabem que o marketing é uma ferramenta importante para a divulgação do negócio e atração de clientes. Portanto, eles investem em planejamentos de estratégias para o público-alvo de suas empresas. Por exemplo: estratégias de marketing podem melhorar o contato com os clientes devido a um envio de newsletters ou uma postagem nas redes sociais.

Os empreendedores de sucesso investem em marketing

Os empreendedores de sucesso investem em marketing

Conhecimento do mercado

Grandes empreendedores estudam muito sobre o mercado. Por isso, conhecem as principais tendências do ramo e estão sempre à frente da concorrência. Além disso, é preciso ser criativo para saber identificar e aproveitar as oportunidades de negócio. Por exemplo: pesquisas de mercado podem te fornecer informações sobre as necessidades dos clientes, as tendências do setor e a situação da concorrência.

Os empreendedores de sucesso conhecem o mercado

Os empreendedores de sucesso conhecem o mercado

Iniciativa

A história de um empreendedor de sucesso é sustentada por muita iniciativa. Sendo assim, quem quer empreender não pode ter medo de colocar a “mão na massa”. Um exemplo disso é a história da chef Paola Carosella, que saiu do seu país natal, a Argentina, e veio para o Brasil, onde inaugurou seu próprio restaurante em 2003, o Julia Cocina. Depois disso, ainda abriu outros restaurantes e participou de programas de televisão culinários. Os empreendedores que se destacam estão sempre atentos às oportunidades e tomam iniciativa para sair na frente da concorrência. 

Os empreendedores de sucesso possuem iniciativa

Os empreendedores de sucesso possuem iniciativa

Planejamento

Todo negócio envolve riscos. A diferença entre quem consegue lidar bem com eles e quem não consegue é que o empreendedor de sucesso sempre se antecipa aos fatos e calcula todos os riscos envolvidos nos processos da sua empresa. Assim, dificilmente é pego de surpresa e consegue tomar as melhores decisões. Alguns exemplos de riscos que podem ser previstos são: oscilações na economia, concorrentes novos, falhas em alguma parte do processo produtivo, entre outros.

Os empreendedores de sucesso fazem planejamento

Os empreendedores de sucesso fazem planejamento

Produtos e serviços de qualidade

Os itens citados acima são muito importantes, mas de nada adianta o empreendedor ter atitudes de liderança se seus produtos e serviços não forem de qualidade. Empreendedores de sucesso são muito comprometidos com seu negócio e estão sempre procurando aprimorar seus processos. Em suma, eles trabalham muito e se dedicam para alcançar cada objetivo. Para conseguir fazer isso, você pode pesquisar bem os fornecedores e visitá-los para conhecer a qualidade da produção.

Os empreendedores de sucesso oferecem produtos e serviços de qualidade

Os empreendedores de sucesso oferecem produtos e serviços de qualidade

Capacidade de aprender

O empreendedor de sucesso nunca está satisfeito com o que já sabe. Sendo assim, ele sempre quer aprender mais, vive em busca de novas informações e conhecimentos. Com isso, consegue melhorar suas habilidades e seu negócio constantemente. Neste sentido, você pode participar de cursos, workshops e palestras, ler livros, artigos e blogs, assistir vídeos e webinars, fazer networking e experimentar novas possibilidades. Assim, você se manterá informado sobre o seu ramo de atividade.

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

CONHEÇA MAIS: Como fritar salgado congelado: dicas para não errar

O perfil do empreendedor de sucesso: dão exemplo

Quem consegue reunir todas as características acima naturalmente se torna exemplo de um empreendedor de sucesso para outras pessoas que também querem ingressar no mesmo mercado. Vamos te mostrar um case de sucesso que nasceu e cresceu com a máquina de salgados da RIMAQ:

O perfil do empreendedor de sucesso: case de sucesso

A Fernanda e o Leandro trabalhavam na área de tecnologia e logística, mas tinham muita vontade de ter o próprio negócio. Quando se mudaram para São Paulo, conheceram a máquina de salgados na Feira do Empreendedor. Eles não perderam tempo e compraram a Masseira, a Modeladora de Salgados e a Empanadeira da RIMAQ. Hoje, eles possuem uma fábrica e uma pequena lanchonete. Para saber mais sobre a história deles, clique aqui.

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

ASSISTA AQUI: Casos de Sucesso | SUPREMO Salgados

O perfil do empreendedor específico para o mercado de salgados

Até o momento, tratamos de características comuns aos empreendedores de sucesso, são qualidades que pessoas de todas as áreas precisam ter. A partir de agora, vamos abordar características específicas para o mercado de salgados. Acompanhe abaixo quais qualidades são essas:

O perfil do empreendedor de sucesso: gosto pela culinária

Não adianta ser um ótimo líder se não estiver atuando em uma área que gosta. Então, se você quer ter sucesso no mercado de salgados, precisa gostar e estudar culinária. Lembre-se que você vai passar muito tempo na parte da produção para preparar seus produtos, então é melhor fazer o que realmente ama.

Pesquise referências e busque estar sempre se atualizando. As novidades surgem praticamente todos os dias e, se você estiver antenado, pode ser um dos primeiros a aderir às tendências e sair na frente da concorrência.

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

O perfil do empreendedor de sucesso: conhecimentos em segurança alimentar

Você não precisa ser um expert em segurança alimentar, mas precisa saber o básico. Esse conhecimento é essencial para garantir a qualidade dos seus produtos e, acima de tudo, a saúde dos seus clientes.

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

VEJA MAIS: Coxinha de cada signo: saiba qual é a sua

O perfil do empreendedor de sucesso: capacidade de produção em escala

Se você deseja ter um negócio de sucesso, precisa ter capacidade para produzir em escala. Muitos dos seus pedidos serão para festas e eventos, então é fundamental que você consiga produzir salgados de forma eficiente.

Para te ajudar a atender grandes demandas, recomendamos que você adquira a Máquina de Salgados e Doces da RIMAQ Degust Plus. Com ela, você nunca mais vai precisar ter medo de atender grandes pedidos.

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

O perfil do empreendedor de salgados de sucesso

Esse equipamento conta com a mais alta tecnologia para o seu negócio e é ideal para quem sonha em ter uma empresa com alta produtividade e qualidade, pois é feita com as melhores matérias-primas e tem o melhor valor do mercado. 

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]