• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

Dicas para escolher a melhor embalagem para salgados

imagem destaque

O Brasil tem um dos mercados mais promissores para quem quer investir em seu próprio negócio de salgados. Afinal, trata-se de uma refeição prática e versátil que combina com diversas ocasiões, desde um simples lanche do dia a dia até grandes eventos. Mas, neste ramo, é preciso ter algumas preocupações para garantir a melhor experiência aos clientes e agregar valor aos seus produtos. Um exemplo disso é a escolha da embalagem ideal para cada tipo de salgado. Neste texto, nós vamos te dar dicas incríveis de embalagens para salgados de acordo com o tipo de produto.

Dicas de como escolher a melhor embalagem para seu produto

Dicas de embalagens para salgados congelados

Embalagem para salgados congelados

Embalagem para salgados congelados

Os salgados congelados costumam ser vendidos para lojas e restaurantes que desejam revender o alimento, mas também podem ser comercializados diretamente para os consumidores finais. A melhor embalagem para salgados congelados é a de plástico que pode ter selo e deve ser específica para freezer.

Portanto, primeiro veja com o fornecedor se a embalagem pretendida é própria para alimentos e se pode ser congelada. Afinal, alguns tipos de plásticos podem soltar resíduos em seus salgados ou ficarem frágeis e quebradiços quando congelados. Então prefira embalagens plásticas resistentes ao contato com a umidade e ao congelamento.

Assim que você tiver a embalagem em mãos, deverá fabricar etiquetas com todas as informações do alimento. A Anvisa é o órgão que estabelece quais informações devem estar no rótulo dos alimentos. Seguem abaixo os dados que precisam constar nas etiquetas:

  • Nome do produto;
  • Quantidade em gramas;
  • Ingredientes;
  • Data de fabricação;
  • Prazo de validade;
  • Logo da sua marca;
  • Telefone para contato.

Além disso, procure sempre congelar apenas salgados iguais em uma mesma embalagem, pois etiquetar cada uma com o tipo de salgado facilita a identificação e evita erros na hora de entregar o produto ao cliente. Congelar salgados diferentes juntos ainda pode acarretar em uma mistura de sabores e aromas, o que compromete a qualidade do produto.

Dicas de embalagens para salgados prontos

Dicas para escolher a melhor embalagem para salgados

Dicas para escolher a melhor embalagem para salgados

No caso dos salgados prontos para delivery ou pedidos para levar, é importante ressaltar que não se deve misturar salgados fritos na mesma embalagem para salgados assados. Isso porque os salgados fritos tendem a ser mais úmidos e oleosos com relação aos assados. Portanto, ao misturá-los, a umidade dos salgados fritos pode amolecer os assados e comprometer a textura. Além disso, o sabor dos produtos podem se impregnar um no outro, o que altera o gosto de ambos. 

Os salgados prontos geralmente são embalados em uma caixa de papel que pode ser personalizada com o nome ou o logotipo da sua empresa. Mas essa caixa de papel precisa ser forrada com papel manteiga ou papel alumínio. Se for necessário colocar mais de uma camada de salgados, é melhor sempre colocar um plástico fino ou um papel manteiga entre as camadas.

Assim como no caso dos salgados congelados, a caixa também precisa ter as informações principais do alimento citadas acima, como data de fabricação, validade e ingredientes. Lembre-se também que a caixa deve ser lacrada com um adesivo de segurança ou uma fita personalizada, o que traz mais identidade e atração aos seus salgados. Também é importante dizer que os salgados prontos precisam ser fritos ou assados com até  1 hora de antecedência com relação a entrega ao consumidor.

Dicas de como criar embalagem para salgados personalizada

Agora que você já sabe quais são as embalagens ideais para cada tipo de salgado, vamos te ajudar a criar suas próprias embalagens personalizadas. Fazer isso pode ser uma ótima opção para sua empresa, tendo em vista que representa uma oportunidade de se destacar no mercado e vender mais. Então, se você deseja aprender a criar embalagens assim, nós vamos te ajudar. Para isso, basta continuar nos acompanhando.

1 – Escolha o material adequado para suas embalagens

LEIA MAIS: Exigências da Anvisa para abrir empresas de alimentos

A escolha do material certo para suas embalagens é um passo muito importante para a apresentação dos seus produtos. Embora existam muitas alternativas no mercado, a melhor opção é seguir as dicas que trouxemos acima.

Sendo assim, no caso dos salgados prontos, o papel apresenta grande facilidade de customização. Esse tipo de material pode ser personalizado com uma impressora de altíssima definição, deixando o processo mais barato e com um visual atraente.

Dicas para escolher a melhor embalagem para salgados

Dicas para escolher a melhor embalagem para salgados

No caso das embalagens de plástico para salgados congelados, a personalização é feita por meio de serigrafia. Portanto, necessita de confecção de telas especiais para cada cor utilizada no desenho. Sendo assim, a customização é mais cara e difícil de fazer.

2 – Atente-se ao esquema de cores de suas embalagens

Quando for personalizar suas embalagens, você precisa se atender às cores que deseja usar. A melhor opção é optar por tons que combinem em conjunto.

Mas também é importante completar que, dependendo do tipo de embalagem, você pode encontrar dificuldades na combinação de cores. Muitas vezes, pode ser inviável fazer a embalagem de papel por uma questão técnica ou pelo alto custo. Mas veja um exemplo de embalagem que pode funcionar e que pode, inclusive, ser adaptado para vários tipos de embalagens de sua escolha, como caixa de pizza, embalagem de papel ou de papelão:

Dicas para escolher a melhor embalagem para salgados

Dicas para escolher a melhor embalagem para salgados

3 – Utilize o logo do seu negócio para criar embalagens personalizadas

Um ponto muito importante para a personalização de suas embalagens é usar o logo do seu estabelecimento. Com isso, você identifica sua empresa diante do público e relaciona a embalagem com sua marca. Além disso, também pensa nas cores da personalização de modo a combinar com o logo do negócio. Dessa forma, a embalagem tende a ficar mais atraente e chamar mais a atenção dos consumidores de uma maneira positiva.

4 – Inclua embalagens personalizadas para datas comemorativas

As datas comemorativas representam um grande diferencial na área de vendas. Então uma excelente forma de aproveitar o impulso de compras durante esses eventos especiais é pensar em embalagens personalizadas para eles.

Algumas das principais datas do ano que podem te render bons frutos são: festas juninas, festas de fim de ano, Carnaval e Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Fazendo personalizações para essas épocas você pode transformar suas melhores embalagens para salgados em uma ferramenta para atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

SAIBA TAMBÉM: Como cadastrar seu negócio em aplicativos de delivery

Percebeu como é preciso pensar em um monte de variáveis para saber como escolher embalagem para salgados? Mas, se você seguir nossas melhores dicas de embalagens para salgados, ficará bem mais simples fazer isso e você ainda poderá aproveitar várias vantagens que elas oferecem para seu estabelecimento.

Também precisamos te lembrar que por mais importante que seja a embalagem, a prioridade máxima do seu negócio precisa ser o próprio salgado. Então se você ainda não sabe como começar, vamos te indicar um equipamento de última geração que te ajudará a criar produtos de qualidade e fidelizar clientes. Trata-se da Máquina de Salgados e Doces Degust Plus. Se quiser saber mais sobre ela, clique aqui e faça seu orçamento. 

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]