Quem é dono da própria empresa busca estruturar melhorar o negócio e diversificar os produtos que oferece, pois sabe que a inadimplência dos clientes pode se transformar em um grande problema para a saúde financeira do empreendimento.
Por isso, a empresa que tem um processo estruturado e sabe como cobrar clientes de forma sutil e eficaz, sairá na frente dos concorrentes. Portanto, para esclarecer sobre a importância de reduzir a inadimplência, apresentamos 4 dicas para melhorar o processo de cobrança. Confira!
Qual a importância de reduzir a inadimplência?
O fluxo de caixa é um componente essencial do planejamento financeiro e da saúde do negócio, sendo que a inadimplência impacta negativamente esse fluxo. A lógica é simples: quanto mais clientes tiverem dívidas com sua empresa, menor será sua receita. Assim, o pagamento das contas, o capital de giro e a relação com os fornecedores podem ser afetadas.
E quem acha que o único problema da inadimplência é a desestruturação do planejamento financeiro, se engana. Se a empresa não souber como cobrar clientes e isso causar danos na relação com os compradores, pode, também, prejudicar a fidelização dos consumidores. A longo prazo, os efeitos negativos podem ser ainda maiores. Veja abaixo alguns outros impactos da inadimplência para uma empresa:
- dificulta a obtenção de lucro;
- pode ocasionar a demissão de funcionários;
- atrasa o pagamento dos fornecedores;
- desperdiça recursos e energia para a recuperação de crédito.
A essa altura, deve estar claro para você a importância de como cobrar clientes de forma eficaz. Mas aqui se apresenta uma ressalva importante: é preciso fazer a cobrança com inteligência e planejamento. Quer saber como? Continue a leitura e conheça 4 dicas!
Como otimizar o processo de cobrança dos clientes?
Tenha um time de cobrança capacitado
O primeiro passo para reestruturar o processo de cobrança e obter resultados mais satisfatórios é contar com um time de atendimento capacitado. É do interesse de ambas partes — empresa e clientes — que a comunicação esteja sempre disponível e seja cordial. Apenas assim o problema poderá ser solucionado.
Pode ser interessante, também, conceder uma certa impessoalidade à cobrança. Isso pode ser feito ao desvincular a imagem pessoal da figura do prestador de serviços. Muitas empresas maiores contratam outras organizações para realizar as cobranças. Outra dica é criar um endereço de e-mail específico para cobranças, como “financeiro” ou “contato”.
Ofereça facilidades de pagamento
Quais facilidades de pagamento você oferece para seus clientes? É possível pagar com boleto bancário ou com cartão de débito? Pode parecer uma sugestão banal, mas quanto mais opções de pagamento você oferecer, menor será a chance do consumidor não pagar.
Além de diversificar os meios de pagamento, pode ser interessante também oferecer vantagens para os clientes que realizam os pagamentos em dia. Sua empresa pode oferecer pequenos descontos ou brindes personalizados para os clientes que pagam antes da data de vencimento.
Utilize a tecnologia para facilitar a cobrança
A tecnologia pode ser sua grande aliada para otimizar o processo. É possível, por exemplo, programar o envio periódico de e-mails informando o cliente da sua situação e oferecendo opções de contato, assim como propostas para quitar a dívida. Dessa forma, você economiza tempo e, até mesmo, dinheiro.
Os softwares de gestão e de controle também podem ser de grande ajuda. Eles auxiliam na eficiência do fluxo de comunicação e de dados dentro da empresa, por exemplo, prevendo os recebíveis e integrando as cobranças com os registros de contas a receber.
Seja organizado e parceiro dos seus clientes – Como cobrar clientes
Você sabe o que diferencia uma empresa bem-sucedida das outras? É a forma como você se relaciona com seus clientes. É essencial que você se apresente como um parceiro, que entende os problemas e está apto a oferecer soluções para todas as partes envolvidas. E para oferecer esse nível de serviço, a organização será um fator essencial.
Preparado para reduzir a inadimplência da sua empresa e ainda melhorar a relação com seus clientes? Mas, antes de colocar nossas dicas em prática, compartilhe este post nas redes sociais e ajude a sua rede de contatos a entender como cobrar clientes de forma sutil e eficiente!