Saiba como estruturar sua empresa e ter sucesso

Saber onde dedicar mais tempo para melhorar os processos é um dos maiores desafios para quem está começando a empreender. Por isso, entender como estruturar uma empresa é o primeiro passo para direcionar seus esforços a bons resultados.

Mas o que é uma estrutura organizacional? De forma resumida, trata-se da divisão e hierarquização dos cargos, podendo ser expressa por meio de um organograma ou representações gráficas similares. Assim, além de permitir uma distribuição de funções mais inteligente, as metas e indicadores se tornam mais bem definidos.

E aí, quer saber a melhor maneira de aplicar esse conceito ao seu negócio? É o que falaremos neste post. Portanto, continue a leitura para conferir!

Liste as funções

Algumas organizações pecam pela falta de comunicação entre os cargos, o que muitas vezes pode ser associado a um planejamento organizacional mal definido. Nesse caso, a estrutura tem que ser uma das primeiras tarefas a serem realizadas, ainda no planejamento do negócio.

A ideia é começar listando e associando as funções que serão definidas de acordo com a necessidade do estabelecimento. É preciso que seja feita uma pesquisa para avaliar quais serão os possíveis problemas que a empresa terá que resolver e as competências necessárias para que isso seja feito.

É nessa etapa do processo que o modelo hierárquico é definido. A recomendação mais comum é que sejam sempre poucos níveis hierárquicos para que a comunicação entre os níveis flua melhor. Vale ressaltar que isso dependerá muito do seu tipo de negócio e das políticas estabelecidas no planejamento.

Garanta uma comunicação eficiente

Já sentiu aquela sensação de improdutividade quando os profissionais de uma empresa ficavam levando informações de um lado para o outro, perdendo um enorme tempo no processo? Então, isso pode ser evitado se a comunicação entre os setores for eficiente.

É da responsabilidade de quem planeja a estrutura organizacional de um negócio conferir como será a dinâmica de correspondência entre os cargos.

Há todo tipo de modelo organizacional e escolher um que priorize uma interação eficiente é imprescindível para o sucesso da empresa. Essa fase também apresenta responsabilidades mais burocráticas, como a documentação das funções, por exemplo. Portanto, não deixe isso de lado!

Conheça bem seu mercado

Uma boa estrutura organizacional não deve ser elaborada isoladamente. O ideal é que faça parte de uma estratégia de administração relacionada ao crescimento da empresa e a satisfação dos clientes.

Procure iniciar um processo de inteligência comercial, isto é, fazer pesquisas e analisar tendências para entender bem como os concorrentes reagem ao mercado. As mídias sociais são grandes aliadas nessa parte do processo, por isso é importante ter uma boa presença nelas.

Outras medidas, como investimento em marketing, gestão de clientes e produção de conteúdo — alinhadas a uma estrutura organizacional consistente — podem determinar boa parte do sucesso da empresa.

Escolha o modelo mais adequado

Procure adequar a estrutura à cultura da empresa. Há projetos que trabalham com arranjos mais produtivos e ritmos de trabalho mais largos, o que exige um sistema mais rígido. Já iniciativas em que os trabalhos envolvem mais criatividade, o ideal seriam modelos mais livres e independentes.

É interessante trabalhar com a análise de dados e de projeções orçamentárias. Assim, os cargos estarão mais bem definidos e você vai saber onde investir mais tempo e recursos financeiros.

Assimilar como estruturar uma empresa não é uma tarefa muito simples! Mas com um planejamento organizacional junto a boas práticas, como administração financeira consciente, projetos de carreira para funcionários e processos seletivos bem-feitos podem fazer com que pequenos empreendimentos alcancem resultados extraordinários.

E você, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida sobre como estruturar o seu negócio? Deixe nos comentários!