como ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal

Como ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal: dicas de ouro!

Se você quer empreender no segmento da alimentação, começar uma hamburgueria pode ser um bom negócio. Hoje vamos mostrar dicas de como ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal.

Não são necessários muitos dados para perceber que trata-se de um negócio em expansão. Basta dar uma boa olhada ao redor e ver o número de hamburguerias que existem pela cidade.

E engana-se quem pensa que este mercado está saturado. O segmento tem apresentado crescimento nos últimos 5 anos e o hambúrguer foi o prato mais pedido durante a pandemia no Ifood. Existe muita oportunidade, principalmente para pequenos empreendedores que investem em negócios via delivery.

Então vamos entender como ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal? Acompanhe a leitura!

Como ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal: o que é preciso para começar?

Começar um negócio próprio sempre é desafiador. 

Por isso, seguir algumas etapas referentes à planejamento, modelo de negócio, pesquisa de equipamentos e divulgação são passos essenciais para a criação de uma hamburgueria de sucesso.

Vamos explicar brevemente cada um destes processos a seguir para que você entenda como ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal.

Faça um planejamento e estudo de mercado

A fase de planejamento é muito importante na criação de qualquer negócio de sucesso. 

É nesta fase que você estudará as oportunidades do segmento que deseja atuar, levantando informações importantes relacionadas ao seu público-alvo.

São informações como faixa etária, poder aquisitivo, comportamento, entre outros e que serão essenciais para a escolha do seu modelo de negócio, produto e estratégias de vendas e divulgação.

Também é nesta fase que se faz a análise de concorrência, observando quem são seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos. Isso te ajudará a mapear seus futuros diferenciais competitivos.

Existem diferentes metodologias para se realizar o estudo de todas as variáveis de um negócio, avaliando riscos, oportunidades e fraquezas para assim, criar um planejamento estratégico. Alguns exemplos são o Método OKR e a Análise SWOT.

Também é importante criar um plano de negócio, que nada mais é que um documento onde ficam registradas e organizadas todas as informações coletadas sobre o seu empreendimento.

Ele proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento do negócio em metas alcançáveis, focado nos objetivos, permitindo o correto posicionamento da sua empresa no mercado.

Você pode saber mais sobre o assunto neste conteúdo disponibilizado pelo Sebrae.


Escolha um modelo de negócio

No tópico anterior falamos algumas vezes sobre a escolha do modelo de negócio.

A questão é que o mercado de hambúrgueres artesanais é amplo e apresenta inúmeras possibilidades e nichos de atuação.

Vamos a alguns exemplos. Você poderá trabalhar com mini-hambúrguer para festas e coquetéis, hambúrguer de chapa, de grelha, gourmet, vegetariano… Ter um ponto físico, um foodtruck ou trabalhar apenas com delivery. Pode até mesmo atuar como fornecedor para açougues, mercados e outras hamburguerias.

Já deu para perceber que cada uma destas possibilidades possui um público-alvo diverso, necessita de infraestrutura diferente, recursos financeiros e estratégias específicas.

Por isso, fazer um planejamento estratégico dentro do seu modelo de negócio é o primeiro passo para entender como ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal.

Invista em estrutura e equipamentos

A infraestrutura que você precisará para começar um negócio de hambúrguer artesanal vai variar de acordo com o tipo e tamanho do seu empreendimento.

Vamos listar aqui o essencial para uma pequena hamburgueria. É o básico para tirar a ideia do papel:

  • Moedor de carne
  • Formadora de hambúrguer
  • Chapa ou grelha
  • Coifas e exaustores
  • Fritadeira
  • Geladeira e Freezer
  • Fogão
  • Mesa de preparo
  • Pia
  • Fatiador de frios
  • Descanso de fritura
  • Prateleiras e estantes
  • Utensílios de cozinha
  • Embalagens

Como dissemos anteriormente, estes itens podem variar de acordo com o tipo de empreendimento. Cabe a você mensurar a necessidade e a verba disponível.

Mas fique tranquilo, pois é possível ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal mesmo com poucos recursos.

Você pode começar trabalhando apenas com entregas por delivery e aplicativos de comida. Se esse é o caso, não deixe de conferir o artigo Equipamentos para montar uma hamburgueria delivery.

Crie um diferencial competitivo

Se por um lado o mercado de hambúrguer é bastante lucrativo e em constante ascensão, não dá para negar que também existe muita concorrência.

Por isso, é essencial criar um diferencial competitivo para se destacar neste mercado.

Este diferencial pode ser um hambúrguer com um blend de carne exclusivo, uma receita de molho diferente ou até um acompanhamento especial.

Mas o diferencial não deve ficar só no sabor. Uma experiência positiva de atendimento, um local agradável e divertido, programas de fidelidade e bônus, descontos, apresentação do produto… 

Tudo isso são diferenciais competitivos. Lembre-se que o consumidor está cada vez mais exigente e deseja comprar experiências positivas e não apenas o produto.

Seja um mestre em divulgação e vendas

Saber como divulgar o seu produto é uma forma efetiva de sair na frente da concorrência.

Podemos dizer que boa parte de como ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal é saber divulgar o seu negócio.

A internet é sem dúvidas um grande parceiro de divulgação. Veja algumas possibilidades:

  • Site: apresentação de cardápio e outras informações como contatos, endereço, etc
  • Redes sociais: Facebook e Instagram são as mais comuns. Não esqueça de tirar belas fotos para postar nas redes, afinal, também comemos com os olhos.
  • WhatsApp: Você pode utilizar este app para receber pedidos e divulgar seus produtos por meio do status.
  • Aplicativos de comida: cadastre seu negócio nos principais apps como Ifood, Uber Eats e Rappi.

Das opções citadas acima, vale destacar os aplicativos de comida. Uma pesquisa da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, constatou que os gastos com os principais aplicativos focados na entrega de comida (Rappi, iFood e Uber Eats) cresceram 103% no primeiro semestre de 2020.

Portanto, vale a pena estar nestes apps. Se você quer entender melhor como eles funcionam e aprender a se cadastrar nestas plataformas, confira nosso artigo: Aplicativos de Comida: passo-a-passo para cadastrar o seu negócio.

Além disso, vale investir em formas de divulgação offline também. Panfletagem, parcerias e o bom e velho boca-a-boca continuam sendo formas de divulgação efetivas.

Enfim… vender hambúrguer dá lucro?

Chegamos ao final do nosso artigo e se você ainda tem dúvidas sobre esta pergunta, aí vai a resposta: Sim! Vender hambúrguer dá lucro.

Segundo um levantamento realizado pela consultoria do Instituto Gastronomia, houve uma alta de inacreditáveis 575% deste nicho alimentício, considerando a última década. 

E nos últimos 5 anos, o gosto dos brasileiros por hambúrguer tomou outros rumos, deixando de lado os grandes players de fast food e experimentando opções artesanais da iguaria, fortalecendo o crescimento das pequenas hamburguerias.

E não há dúvidas de que é  a vez dos pequenos! De acordo com o Ifood, os pequenos estabelecimentos tiveram 44% de aumento em vendas em comparação com março de 2019,  registrando 18 milhões de pedidos apenas em junho de 2020 (o que corresponde a 47% do total de pedidos do Ifood).

Portanto, não tenha medo de investir no seu sonho! Com as dicas que demos sobre como ganhar dinheiro com hambúrguer artesanal e o maquinário certo, você terá tudo para ter um negócio de sucesso.

A Rimaq é a parceira certa para quem deseja empreender no mercado de hambúrgueres artesanais. Clique aqui e conheça a Formadora de Hambúrguer Degust Burguer, a solução Rimaq para empreendedores deste segmento. Se preferir, ligue (11) 3030-1300 e fale com um dos nossos consultores.

Máquina Formadora de hamburguer Degust Burguer