equipamentos para montar uma hamburgueria delivery

Quais os equipamentos para montar uma hamburgueria delivery?

Hambúrguer e delivery nunca estiveram tão em alta! Sem dúvida, esta é uma excelente oportunidade para quem deseja empreender no ramo da alimentação. Mas fica a dúvida: você sabe quais os equipamentos para montar uma hamburgueria delivery?

É fato que a cada dia cresce o número de negócios de alimentação voltados apenas para entregas. É uma forma de economizar com despesas relacionadas a um ponto físico e aproveitar o aumento dos pedidos via telefone, whatsapp e aplicativos de entrega.

Sem contar que esta nova modalidade de negócio permitiu que empreendedores pudessem colocar o seu negócio em prática adaptando a cozinha da própria casa ou em um pequeno espaço. Por isso, neste artigo, vamos citar alguns equipamentos para montar uma hamburgueria delivery que consideramos essenciais para este negócio. Confira!

O boom das hamburguerias e a popularização do delivery

Você sabia que há registros de hamburguerias no Brasil desde a década de 60?

No entanto, é inegável que este mercado tem crescido vigorosamente nos últimos 5 anos.

Para ter ideia, em 2017, o segmento de hamburguerias movimentou 700 milhões somente no ramo de franquias.

O fato de ser um produto que atende um público amplo e diversificado, tanto no que diz respeito ao gosto quanto ao poder aquisitivo, o hambúrguer se popularizou, agradando consumidores de todas as classes sociais.

E engana-se quem pensa que a crise enfraqueceu este mercado. Ao contrário! O segmento se tornou ainda mais lucrativo graças à popularização do delivery. Os pedidos nesta modalidade apresentaram um crescimento de 78% em abril de 2020 quando comparado ao mesmo período de 2019.

Segundo um levantamento do Ifood, um dos mais famosos aplicativos de comida, o hambúrguer foi o prato mais pedido pelo aplicativo durante a pandemia, ocupando o primeiro lugar no ranking em praticamente todas as regiões do Brasil. 

Isso mostra o quanto este mercado está em ascensão e o quão promissor pode ser uma hamburgueria que atenda esta modalidade de pedidos. Portanto, vamos conhecer a seguir os principais equipamentos para montar uma hamburgueria delivery.


Equipamentos para montar uma hamburgueria delivery

Moedor de carne

Se a sua intenção é trabalhar com hambúrgueres artesanais e gourmet, criando os seus próprios blends de carne, é importante ter um moedor na sua hamburgueria.

Existem os moedores manuais e automáticos e sua escolha dependerá do tamanho e demanda do seu negócio. Alguns modelos possuem alta capacidade de produção por hora, moem diversos tipos de carnes e em espessuras diferentes.

Formadora de hambúrguer

A formadora de hambúrguer nada mais é que um equipamento que modela a carne no formato de disco redondo que conhecemos.

É possível modelar a carne na mão, mas isso não é recomendável. Além de ser fisicamente exaustivo, não é produtivo e faz com que os hambúrgueres não tenham padronização de formato, tamanho e peso.

Uma opção são as formas de hambúrguer, aros redondos que deixam a carne moída no formato de disco, mas elas também demandam tempo, o que torna o processo improdutivo.

A terceira e mais indicada maneira de modelar a carne é com uma Máquina Formadora de Hamburguer. De forma geral, estas máquinas são capazes de modelar hambúrgueres de diversos tamanhos, têm alta capacidade de produção e garantem a padronização de peso e formato sem desperdício de ingredientes.

Existem modelos manuais e automáticos no mercado e a escolha dependerá da necessidade do seu negócio.

Chapa Tradicional e Char Broiler

Um dos equipamentos para montar uma hamburgueria delivery que não se deve economizar é a chapa e/ou char broiler.

Ambas são voltadas para a cocção do hambúrguer e por isso, essenciais para o sucesso da hamburgueria.

As chapas tradicionais são aquelas mais comuns, facilmente encontradas em lanchonetes e padarias. Já o char broiler é uma grelha. Ambos são encontrados tanto elétricos como a gás.

A chapa tradicional é cerca de 40% mais barata do que char broiler, faz menos fumaça, necessita de coifa mais simples e ainda permite a preparação de outros ingredientes do hambúrguer, como queijo, bacon e ovo, por exemplo.

Já a char broiler é mais cara, faz bastante fumaça e necessita de coifas mais robustas. A grande vantagem é que a grelha confere um delicioso aroma de churrasco ao hambúrguer e deixa a carne mais saborosa, suculenta e com aquelas marquinhas charmosas da grelha.

Tudo isso é um diferencial para as hamburguerias gourmet que trabalham com produtos de valor mais elevado.

Em outras palavras, a escolha entre chapa tradicional e char broiler dependerá do seu tipo de negócio e público.

Coifas e exaustores

As coifas e exaustores são responsáveis pela remoção e o tratamento de vapores e gases provenientes do processo de cocção dos alimentos, livrando o ambiente da fumaça e dos odores, proporcionando renovação constante de ar e mantendo a temperatura da cozinha dentro de limites de conforto térmico.

A coifa deve ser instalada sobre os equipamentos de cocção, como chapas, char broiler e fritadeiras, pois a sua principal função é sugar o ar carregado de partículas de gordura e vapores de odor desta área, retirando-o do ambiente.

As coifas podem ser de parede, de ilha ou de embutir e a escolha dependerá da disposição dos equipamentos de cocção na sua cozinha.

Já os exaustores são equipamentos que atuam na purificação e renovação do ar. Eles realizam a troca do ar quente do ambiente pelo ar frio que vem de fora, funcionando como um ventilador.

O ideal é que uma hamburgueria possua coifa e exaustor para a manutenção da temperatura e qualidade do ar do ambiente de produção dos hambúrgueres.

Fritadeira

É praticamente impossível imaginar hambúrguer sem batata frita, certo?

Por isso, citamos uma boa fritadeira como um dos equipamentos para montar uma hamburgueria delivery de sucesso.

Muito além da batata frita, com uma boa fritadeira você poderá preparar diversos acompanhamentos para o seu hambúrguer, como mandioca frita, nuggets e anéis de cebola, por exemplo, itens que podem aumentar o ticket médio e fazer sua hamburgueria faturar mais.

Existem fritadeiras elétricas e a gás disponíveis no mercado e você deverá analisar as opções e ver qual se adequa melhor à sua necessidade e valor de investimento disponível.

Alguns pontos a se observar: tamanho, controle de temperatura, formato do tacho e número de cubas.

Outros itens para a estrutura de uma hamburgueria delivery

Além dos equipamentos para montar uma hamburgueria delivery citados acima, outros itens são importantes na hora de equipar a sua cozinha.

São alguns deles:

  • Geladeira e Freezer
  • Fogão
  • Mesa de preparo
  • Pia
  • Fatiador de frios
  • Descanso de fritura
  • Prateleiras e estantes
  • Utensílios de cozinha

Além disso, é importante ter uma área reservada fora da cozinha, um espaço para atender telefone, pegar os pedidos via WhatsApp ou que entram por meio dos aplicativos de comida. Essa área também pode ser utilizada para atender os entregadores da hamburgueria delivery.

Não custa ressaltar que assim como qualquer outro empreendimento, é preciso realizar um estudo de mercado e um plano de negócio antes de começar,  assim como avaliar todas as normas e exigências da Anvisa e outros órgãos relacionados à comercialização de produtos alimentícios.

Com  planejamento e os equipamentos certos, sua hamburgueria delivery terá tudo para ser um verdadeiro sucesso!

A Rimaq possui o melhor em maquinário quando o assunto é alimentação. Se você quer investir em uma hamburgueria delivery, não deixe de conhecer a Degust Burguer, nossa Máquina de Fazer Hamburguer.

Acesse nosso site ou ligue para (11) 3030-1300 e fale com um dos nossos consultores para saber mais.

Máquina Formadora de hamburguer Degust Burguer