blend para hambúrguer

Blend para hambúrguer: o que é e como fazer

A carne é a estrela de qualquer hambúrguer artesanal. Macia e suculenta, ela pode ser o diferencial para uma hamburgueria de sucesso.

Mas você sabia que, para que a carne fique deste jeito, é preciso fazer um blend para hambúrguer perfeito?

Se você não sabe do que estamos falando, fique tranquilo, pois neste artigo vamos explicar o que é um blend para hambúrguer e dicas para criar o seu. Confira!

O que é blend para hambúrguer?

Blend para hambúrguer nada mais é que a seleção de carnes feita para o preparo do hambúrguer.

Antigamente, os hambúrgueres eram feitos com apenas um tipo de carne, geralmente, o patinho. No entanto, com o passar do tempo e a busca por sabores e texturas diferenciadas, novos tipos de cortes de carne e misturas começaram a ser testadas, a fim de agregar valor ao produto.

Então, percebeu-se que dependendo das carnes utilizadas e do nível de gordura que elas estão, é possível conseguir variações, assim obtendo hambúrgueres com texturas e sabores distintos.

E assim surgiu o blend para hambúrguer, que garante um sabor inigualável para o hambúrguer artesanal, uma vez que são utilizados diferentes cortes de carne em proporções variadas, criando uma textura única.

Quais carnes são utilizadas em blend de hambúrguer?

Antes de falarmos sobre as principais carnes utilizadas para blend de hambúrguer, é preciso entender que um hambúrguer artesanal tem a seguinte composição: carne e gordura.

Não se deve adicionar outros ingredientes à mistura e que roubarão a cena da carne, como farinha ou ovos, por exemplo.

Com a escolha de cortes certa e a proporção de carne e gordura correta, você alcançará um hambúrguer firme e saboroso, sem a necessidade de outros ingredientes.

Mas qual é essa proporção? No geral, indicamos a proporção de 80% de proteína + 20% de gordura. Esta proporção é a mais comum, mas pode ser alterada de acordo com o que você quer alcançar em termos de textura.

Quanto às carnes mais utilizadas, os cortes dianteiros e traseiros são a opção. A parte dianteira, apesar de mais dura é bastante saborosa; e a parte traseira são mais macios e tem a função de deixar a blend de hambúrguer com uma textura agradável.

Dito isto, os cortes dianteiros mais utilizados são o peito e acém. Já os cortes traseiros mais usados para blend de hambúrguer são o patinho, coxão duro, fraldinha e alcatra. 

Quanto às carnes com gordura, as mais utilizadas são o peito e a costela, que possuem um custo mais baixo e combinam bem com as carnes do blend.

Quais as combinações de carne mais utilizadas?

Se você está começando agora no mundo dos hambúrgueres artesanais, pode ser complicado criar o seu próprio blend de hambúrguer.

Por isso, citamos a seguir algumas das combinações de carne mais utilizadas neste mercado.

Blends com dois cortes:

  • Acém + Peito + Gordura do Peito
  • Costela gaúcha + Acém + Gordura da Costela
  • Coxão duro + Peito + Gordura do Peito

Blend com três cortes:

  • Peito + Acém + Fraldinha + Gordura do Peito
  • Peito + Alcatra + Acém + Gordura do Peito

Estas são algumas sugestões de blend para hambúrguer para quem está iniciando, mas incentivamos que cada empreendedor faça testes e crie suas próprias combinações de carnes.

Assim, seus hambúrgueres terão um diferencial no que diz respeito a sabor e textura. 

Uma vez que você tiver seus blends de carne, basta modelar seus hambúrgueres no tamanho que preferir.

Se você quer trabalhar neste mercado, é importante contar com o maquinário certo para garantir mais produtividade e faturamento. Para modelar seus hambúrgueres de forma rápida e com precisão de formato e tamanho, recomendamos A Máquina Formadora de Hambúrguer Degust Burguer.

Com ela é possível modelar 360 hambúrgueres por hora (hambúrguer de 195 g) e com o blend para hambúrguer que preferir! Acesse nosso site e conheça a Degust Burguer ou ligue (11) 3030-1300 para falar com um dos nossos consultores!

Máquina Formadora de hamburguer Degust Burguer