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Como cadastrar seu negócio em aplicativos de delivery

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No mundo digital em que vivemos, ficar de fora de qualquer oportunidade de venda on-line é sinônimo de perder clientes. Os aplicativos de delivery são um exemplo claro disso. Esses apps facilitam o ato do pedido, já que tiram a necessidade de um contato direto entre cliente e vendedor. Assim sendo, o consumidor só precisa entrar no app, escolher seu pedido, podendo até pagar por ele, o que agiliza a etapa de entrega. Depois, é só esperar o entregador tocar o interfone. Por conta da necessidade desses aplicativos é que vamos te ensinar como cadastrar seu negócio. Confira nossa explicação abaixo:

A importância de cadastrar seu negócio

É importante cadastrar seu negócio em apps de delivery para acompanhar a tendência de vendas e não ficar para trás. De acordo com o Consumer Insights 2022, o delivery teve alta de 17,8% no número de compradores ativos e de 12,6% em volume de compras na comparação entre 2021 e 2022.

O crescimento dos deliverys durante a pandemia se justificava pela impossibilidade de ficar saindo de casa. Mas, mesmo no pós-pandemia, muitos consumidores ainda preferem a praticidade e a comodidade dos aplicativos. Sendo assim, ficar de fora da ferramenta de delivery pode significar uma perda significativa dessa fatia do mercado para seu negócio.

A princípio, é importante elencar as vantagens de cadastrar o seu negócio nestes apps. Isso porque muita gente prefere fazer o serviço de delivery recebendo pedidos via telefone e WhatsApp com a justificativa de que as taxas e comissões cobradas por estes apps são altas e, no fim, acaba não compensando.

Dados importantes

No entanto, não dá para fechar os olhos para o crescimento dos aplicativos de comida. Sendo assim, vamos te dar mais um exemplo prático disso: segundo relatório da data.ai, no primeiro trimestre de 2022, as pessoas ficaram mais tempo usando apps do ramo de alimentos e bebidas do que no mesmo período de 2021, especialmente quem mora no Brasil. Ao considerarmos dados mundiais, o crescimento de tempo de uso foi de 65%. Enquanto isso, no Brasil, tivemos um aumento de 380%.

Além disso, de acordo com o Instituto Foodservice Brasil sobre 2022, os gastos dos brasileiros com pedidos de refeição somaram R$34,6 bilhões, ou seja, 16% dos R$216,2 bilhões usados para alimentação fora de casa. A saber, o aumento de visibilidade do seu negócio tende a ser muito maior nos aplicativos de comida. Assim sendo, seu cardápio ficará visível para um número superior de pessoas e no momento certo em que elas buscam uma refeição. Dito isso, vamos direto ao assunto:

Como cadastrar seu negócio em aplicativos de delivery

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Como cadastrar no Ifood

O Ifood é um dos principais aplicativos de comida da atualidade. Ele é uma plataforma que faz parcerias com restaurantes e outros negócios alimentícios disponibilizando o seu cardápio on-line e aumentando a visibilidade do seu negócio, sendo uma ótima forma de expor a sua empresa no meio digital. De acordo com a empresa, existem mais de 200 mil entregadores ativos na plataforma, fazendo entregas em 1.700 cidades brasileiras. 

O que você precisa ter:

  • CNPJ ativo*;
  • Computador com Windows (a partir da versão 7);
  • Internet para realizar a gestão dos pedidos.

* Em algumas cidades, é possível abrir sua loja como pessoa física, utilizando apenas o CPF. Mas o estabelecimento terá restrições na contratação de serviços específicos. Além disso, é obrigatório criar uma empresa, com CNPJ, em até 1 ano depois do cadastro.

Quanto custa

O Ifood disponibiliza dois tipos de planos:

Plano Básico: neste plano, a entrega é feita pelo restaurante. É cobrada uma comissão de 12% sobre o valor de todos os pedidos e mais 3,2% em pedidos com pagamento via iFood. A mensalidade custa R$ 100,00, mas é cobrada apenas se a conta faturar mais do que R$ 1.800,00 mensais.

Plano Entrega: neste plano, a entrega é feita por entregadores parceiros do iFood. A comissão é de 23% sobre o valor de todos os pedidos e mais 3,2% nos pedidos com pagamento via iFood. A mensalidade é de R$ 130,00, apenas se faturar mais do que R$ 1.800,00 mensais.

Como cadastrar

  1. Acesse o site de cadastro do Ifood;
  2. Preencha o formulário com os dados do proprietário;
  3. Clique em “cadastrar agora”;
  4. Preencha o próximo formulário com informações referentes ao estabelecimento, como horário de funcionamento, itens do cardápio, plano, formas de pagamento, etc;
  5. Por fim, envie para o Ifood. 

Após a aprovação do seu negócio por parte da plataforma, você será direcionado para a um tutorial obrigatório no Gestor de Pedidos para aprender a usar o iFood e começar a vender.

Benefícios e Ferramentas

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  • Disponibiliza entregadores parceiros caso você não tenha entregadores próprios (Plano Entrega);
  • Oferece opção de pagamento direto pelo aplicativo, responsabilizando-se pelo repasse do dinheiro;
  • Disponibiliza uma conta digital para receber os repasses. Com esta conta, também é possível fazer pagamentos, transferências e ter acesso a linhas de crédito exclusivas;
  • Ferramentas exclusivas para auxiliar a gestão do seu negócio: Gestor de Pedidos, Portal e app exclusivo para parceiros.

Como cadastrar na Rappi

A Rappi é uma plataforma com o objetivo de mudar a maneira que o consumidor realiza as suas compras. O entregador busca o produto específico solicitado pelo cliente no local selecionado, fazendo a ponte entre o estabelecimento comercial e o comprador. Serve para todas as categorias, desde supermercados, hortifrutis, farmácias e, claro, restaurantes e negócios voltados para alimentação. Atualmente, a plataforma está em 140 cidades e 24 estados do Brasil, e conta com 150 mil entregadores cadastrados, o que resultou em um faturamento de R$200 milhões em 2022, mais do que o triplo dos R$62 milhões de 2021. 

O que você precisa ter

  • Pessoa Jurídica: CNPJ e Documento de Identidade do representante legal;
  • CPF;
  • Certificação bancária;
  • Smartphone para acesso ao aplicativo de parceiros.

Quanto custa

A Rappi não divulga os valores cobrados de seus parceiros e afirma que eles variam de acordo com o porte do estabelecimento. Mas a comissão é formada por uma porcentagem + IVA sobre cada venda ou fatura efetuada pela Rappi.

Como cadastrar

  1. Acesse o site de cadastro da Rappi;
  2. Preencha os campos do formulário;
  3. Aguarde o retorno da equipe da Rappi.
  4. Após avaliação e aprovação do seu negócio, a Rappi enviará um contrato padrão e link para download do aplicativo Rappi Aliado, com login e senha;
  5. O restante do processo é todo feito por meio deste app. Por fim, você poderá configurar sua loja, criar o seu cardápio e ativar seu cadastro.

Todo o processo de cadastramento leva em torno de 5 dias úteis, caso todas as informações solicitadas estejam corretas.

Benefícios e ferramentas

  • Nos primeiros 30 dias de funcionamento da loja no app, a plataforma cobra apenas 10% de comissão;
  • Frota de entregadores;
  • Rappi Prime, serviço de benefícios para usuários que assinam o plano, garantindo um público fiel e ativo;
  • Acesso ao Portal dos Aliados, onde você pode gerenciar cardápio, fotos, descrições, promoções e ver as vendas do seu restaurante.

Busque a melhor opção para sua empresa

Esses são os dois maiores apps de delivery em atuação no Brasil, mas existem mais de 250 em atividade apenas no Brasil. Por isso, abre-se um leque de opções para você pesquisar e verificar quais são as melhores para a sua empresa. Portanto, considere cada informação sobre esses aplicativos: veja quais têm mais clientes cadastrados, quais cobram taxas menores, como funcionam os processos de aprovação, entre outras variáveis importantes.

Com essas informações em mãos, você consegue ter uma noção de quais plataformas compensam mais para o seu negócio. Para facilitar sua decisão, dá até para perguntar aos seus clientes atuais quais aplicativos eles já usam e quais consideram como melhores. Afinal, cada negócio tem uma realidade diferente, então o app que é melhor para um estabelecimento pode não ser o mesmo de outro.

No geral, os benefícios de se cadastrar nos aplicativos de comida são muitos, apesar das taxas e comissões cobradas. Em suma, o ideal é colocar todas as informações na ponta do lápis e analisar se são uma boa oportunidade para o seu negócio. o que não dá para negar é que se trata de uma grande vitrine de divulgação e que está em plena ascensão. 

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