Vender mais, alcançar um bom número de clientes e fazer com que voltem à empresa é o desejo da maioria dos vendedores, e as técnicas de vendas podem ser o segredo para concretizá-lo.
Como medidas praticadas pelos vendedores para fazer com que a empresa venda mais e deixe o cliente satisfeito, elas podem ser pequenas ações ou grandes estratégias.
Quer descobrir algumas técnicas de vendas e saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este post, pois, nele, explicaremos como o comportamento do consumidor influencia na decisão da compra e as práticas de vendas mais utilizadas no mercado. Vamos lá?
Como o comportamento do consumidor influencia na decisão da compra?
Existem vários fatores que influenciam o comportamento do cliente e que, consequentemente, interferem na decisão de comprar ou não um determinado produto ou serviço. Entre eles, estão:
- estilo de vida: faz referência à maneira como a pessoa gasta o seu tempo. Isso varia conforme os interesses, as preocupações, os hábitos cotidianos, as amizades e os objetivos de cada um. Alguns indivíduos, por exemplo, compram frequentemente, e outros gastam apenas com o essencial;
- personalidade: alguns clientes preferem tomar decisões de forma racional e analisando dados. Outros podem se basear em critérios subjetivos, como a opinião de outros indivíduos e de pessoas próximas. Nessa situação, é importante que o vendedor crie uma relação amigável com o consumidor desde o início;
- motivação pessoal: é muito comum que as pessoas tomem decisões baseadas naquilo que é mais importante para elas. O indivíduo que deseja emagrecer, por exemplo, pode gastar bastante com estética e cuidados pessoais (frequentar academias, fazer lipoaspiração etc.);
- crenças: as empresas que criam campanhas de marketing que abordam valores que são importantes aos clientes têm altas chances de sucesso. Isso porque o consumidor tende a se sentir identificado com a companhia e as chances de comprar produtos de um negócio aumentam.
Qual é a importância das técnicas de vendas?
Elas ajudam o consumidor a entender melhor as suas necessidades e a eliminar as principais objeções ou dúvidas em relação a comprar um determinado produto ou serviço.
Quais são as técnicas de vendas?
Reunimos, abaixo, algumas dicas que vão ajudar em vários processos de venda da sua empresa. Elas vão desde a abordagem ao cliente até o atendimento e a fidelização do consumidor. Acompanhe a seguir.
Procure entender as necessidades do cliente
É comum o consumidor não saber exatamente o que está buscando no momento da compra. Em casos como esses, as chances de venda aumentam muito se o vendedor conseguir entender e solucionar o problema.
É papel desse profissional, então, conversar com o consumidor e captar qual é a sua necessidade, oferecendo o produto certo, concretizando a transação e deixando o cliente satisfeito.
Estabeleça uma boa relação com o cliente
Estimule-o a confiar em você! Não importa o quanto você se esforce durante a venda, caso o consumidor desconfie que há alguma informação escondida, ele pode hesitar e não fechar o negócio.
Por isso, seja o mais claro que puder. Converse, seja simpático e prestativo. Mostre que se importa e que é essencial para você que o seu cliente encontre o que está procurando.
Crie estratégias de vendas
Uma ótima ideia para atrair e conquistar clientes é criar estratégias de vendas. Elas podem ser elaboradas em conjunto com outras pessoas, como amigos e familiares, e são chamadas de brainstorming, que, em português, significa “tempestade de ideias”.
A partir da contribuição de cada um, é possível retirar as melhores experiências e usá-las como estratégias para criar uma cartilha de técnicas de vendas para o seu negócio.
Valorize o seu produto ou serviço
Conhecer o produto e serviço e saber como apresentá-lo pode significar uma venda fechada ou perdida. O vendedor deve saber explicar detalhadamente o que está vendendo, sempre valorizando o que está oferecendo.
Lembre-se de que os detalhes ruins sempre devem vir acompanhados de um ótimo benefício para o consumidor. Além disso, é preciso que os aspectos positivos sejam explicados e valorizados. Muitas vezes, os vendedores entendem o produto e explicam as vantagens para os clientes que não conseguem atribuir o real valor à informação.
Por isso, sempre que você mostrar o que o produto ou serviço têm de bom e de melhor do que a concorrência, explique o motivo. Algumas frases, como: “isso significa que”, “isso quer dizer que” ou “isso serve para que”, são boas aliadas na hora da venda.
Ajude o cliente a encontrar o que ele precisa
Em muitas ocasiões, o consumidor não tem clareza absoluta em relação às suas necessidades. Você pode ajudá-lo mostrando o que é preciso para solucionar os problemas dele. Forneça todo o conhecimento necessário com a intenção de ajudar o cliente a tomar as decisões certas.
Nesse caso, é preciso estudar as necessidades do consumidor, de forma detalhada, e verificar como os anseios dele podem ser atingidos por meio dos produtos que o seu negócio vende.
Realmente, esse estudo não é fácil. Mas, todo esforço vale a pena, porque o consumidor tende a ficar agradecido por ser compreendido. Isso aumenta as chances de ele se lembrar da sua empresa e voltar a comprar produtos dela.
Seja flexível
Os bons vendedores conseguem se adaptar a várias situações. Caso consiga moldar as suas atitudes de acordo com a personalidade do cliente, tudo tende a se tornar mais fácil nas negociações e elas podem resultar em uma compra.
Nunca subestime o cliente
Não vale a pena enganar o consumidor, porque ele está, cada vez mais, atento em relação aos direitos que tem. Portanto, qualquer tentativa de fraude será identificada pelo cliente. Nesse caso, ele não fechará negócio com você e a imagem da sua empresa pode ser denegrida no mercado.
Preocupe-se com o pós-venda
Por fim, a última dica que deve estar na lista das suas técnicas de vendas é não se esquecer do cliente, mesmo depois da venda concretizada. O pós-venda pode ser a ação final para conquistar o cliente e fazer com que ele volte a fechar negócios com você e, principalmente, com que indique a sua empresa.
Após a venda, então, entre em contato com o consumidor e pergunte a ele o que achou do produto ou serviço. Veja se ele tem alguma dica ou questionamento a fazer e mostre que você realmente se importa com a experiência que ele teve ao comprar.
Os detalhes percebidos nas técnicas de vendas podem fazer com que o cliente fique. Por isso, um vendedor deve sempre estar atento a eles. Muitas vezes, conquistar clientes custa mais do que fazer um bom serviço e manter os que a empresa já tem, portanto, valorize cada um que chegar até o seu negócio.
Gostou das dicas sobre técnicas de vendas? Está interessado em se destacar no seu mercado? Leia nosso outro post e saiba como você pode obter sucesso no mercado de produtos personalizados.