A vida é formada por uma corrente de relacionamentos. Os seres humanos vivem em grupos e se organizam conforme o estilo de vida, gostos, interesses e costumes em comum. Nesse mundo tão conectado, o marketing boca a boca ainda pode ser uma excelente forma de divulgar o negócio.
Muitos empreendedores, principalmente aqueles que estão entrando no mercado, fazem uso dessa estratégia. E você, sabe o que é o marketing boca a boca? Não? Então continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber para investir nele e ter sucesso em seu negócio.
O que é o marketing boca a boca?
As pessoas conversam o tempo todo: no trabalho, na faculdade, na fila, no elevador, no condomínio, no encontro com os amigos ou família, nas redes sociais, em grupos de WhatsApp etc.
A troca de informações é constante e acontece o tempo todo. O ser humano tem a necessidade de trocar as suas experiências com as outras pessoas. E essa prática é o que corresponde ao marketing boca a boca. Ou seja, quando uma pessoa fala do seu produto ou da sua marca para outra, de forma espontânea, ela está praticando a divulgação boca a boca.
Essa estratégia nasceu nos Estados Unidos, para ser utilizada como uma alternativa às mídias já conhecidas como a televisão, os jornais, as revistas e o rádio.
Quais são as vantagens dessa estratégia?
Assim como qualquer ação de marketing, o boca a boca tem as suas vantagens. Confira a seguir algumas delas.
Prospecção de novos clientes
Como o marketing boca a boca é divulgado entre os próprios consumidores, as informações repassadas sobre os produtos e serviços são recebidas com muito mais credibilidade.
Sendo assim, a prospecção de novos clientes se torna mais fácil, ainda mais nos dias de hoje, em que a tecnologia permite uma grande velocidade na troca de informações.
Fidelização de clientes
Além da vantagem de conseguir conquistar novos clientes, a fidelização deles também pode ser classificada como um benefício do boca a boca. Nesse caso, como grande parte da comunicação é feita por pessoas que mantêm um relacionamento de confiança, torna-se mais fácil fidelizar os novos consumidores.
Redução de custos
Outra importante vantagem — e uma das preferidas entre as empresas — é a redução de custos que essa tática oferece. É muito mais econômico e eficiente quando uma mensagem se espalha de forma espontânea, ainda mais quando ela se torna viral e consegue atingir grande parte do público-alvo.
Como investir nesse tipo de prática?
Depois de chegar até aqui e se convencer de que o boca a boca realmente é uma boa maneira de divulgação, você deve estar se perguntando o que precisa fazer para adotar esta estratégia, não é mesmo? Calma que vamos te explicar!
O primeiro passo é investir em relacionamento com os clientes. Para tanto, você deve oferecer vantagens para aqueles que optam pela sua empresa, em vez do seu concorrente. Os benefícios farão os seus consumidores serem mais fiéis e espalharem as vantagens de forma espontânea para outras pessoas.
Outra boa ideia é focar em conteúdos virais e, nesse caso, os audiovisuais saem na frente. Os vídeos têm mais chances de serem curtidos e compartilhados, por isso, invista neles!
Por fim, atender bem o cliente é um segredo que todas as empresas conhecem, mas nem todas praticam. Crie estratégias para atender todos os consumidores que chegarem até o seu negócio. Escute-os com atenção, ofereça benefícios e lembre-se de que a experiência de cada um deles é uma excelente oportunidade de virar um marketing boca a boca.
E então, gostou do post? Se você ficou interessado em testar o marketing boca a boca, mas ainda tem dúvidas de como atrair o consumidor, não deixe de ler o post especial que criamos com 5 dicas de como conquistar um cliente!