Abrir um negócio próprio pode se revelar uma tarefa complicada quando se tem pouco tempo e falta conhecimento do mercado. Para superar essas adversidades, o planejamento detalhado, a organização e o aprendizado contínuo devem fazer parte da caminhada. E um dos principais conceitos desse universo é a margem de lucro.
Você sabe o que é esse indicador e qual a sua importância para um negócio? Sabe como calcular margem de lucro? Já pesquisou qual é o percentual satisfatório para o seu setor de atuação? Se a resposta para essas perguntas for negativa, continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!
Por que acompanhar esse indicador?
Um empresário com visão de futuro busca sempre estruturar melhor o negócio e aumentar a diversidade de produtos que oferece. Para isso, medir e acompanhar a margem de lucro é imprescindível. Esse dado pode mostrar como estão o desempenho e a saúde financeira da empresa e deve ser medido continuamente.
Ademais, é possível ver a progressão dos negócios e direcionar as ações para aumentar a margem. Vale, por exemplo, negociar contratos com os fornecedores, oferecer promoções, variar o preço dos itens ofertados e, até mesmo, expandir o portfólio de produtos, entre outros.
Como calcular a margem de lucro?
Variáveis
Para mensurar a margem do empreendimento é preciso, primeiramente, calcular algumas variáveis. Veja, a seguir, quais são elas:
- receita: representa a entrada monetária em razão de venda de produtos ou serviços;
- lucro bruto: é a diferença entre o faturamento e os custos para fabricar o produto ou prover o serviço;
- lucro líquido: é a diferença entre o faturamento e os custos totais — fixos e variáveis — da operação. Em outras palavras, é o lucro livre de impostos e descontos.
Fórmula
A margem de lucro é a relação percentual entre o lucro e a receita da empresa. Pode ser calculada com a seguinte fórmula:
- margem de lucro = (lucro / receita) x 100
O cálculo pode ser feito tanto com o lucro bruto quanto com o líquido, mas eles representam informações diferentes. A margem de lucro bruto mede a rentabilidade da empresa e um valor elevado não representa, necessariamente, que a empresa tem lucro.
Isso acontece porque, nesse cálculo, não são considerados os custos indiretos da operação, como aluguel, salários, tributos e similares. Portanto, se quiser, de fato, medir a lucratividade da operação, deve-se utilizar a margem de lucro líquido.
Para exemplificar, suponha que uma empresa de estamparia tenha em uso, há 3 meses, uma nova máquina de estampar chinelos. Tem-se a impressão de que mais dinheiro entra na empresa, mas não se tem certeza de o lucro é maior. Para tirar a dúvida, é importante calcular a margem de lucro líquido.
A receita mensal é de R$ 25 mil. No mês passado, o lucro líquido foi de R$ 6 mil. A partir da fórmula, o resultado é de 24% de margem de lucro líquido. Como antes de implantar a máquina a margem era de 21%, o lucro realmente aumentou.
Como analisar os resultados?
Se a margem de lucro for negativa, significa que os custos operacionais do negócio superam seu faturamento. Nesse caso, é preciso agir rápido para que o empreendimento possa retomar a saúde financeira.
Todavia, com uma margem positiva a análise precisa ser um pouco mais aprofundada. A explicação é que esse indicador pode variar a depender do setor de atuação e, por isso, deve-se estudar o segmento e entender quais são os valores de remuneração satisfatórios.
Por fim, lembre-se de que, para fazer uma análise completa, é essencial calcular margem de lucro periodicamente. É necessário, ainda, analisar outros elementos, como a concorrência do setor, a evolução da margem de lucro na companhia e as perspectivas de crescimento.
Com organização, calma e conhecimento, o objetivo de se tornar um empreendedor de sucesso estará cada vez mais perto de ser alcançado. Precisa de ajuda? Siga nossas páginas nas redes sociais, veja dicas valiosas para montar seu negócio e fique por dentro das novidades do mercado. Estamos no Twitter, no Facebook e no Instagram.