Gráficos currículo desemprego

Como deixar o desemprego: possibilidades para enfrentar tempos de crise

Segundo dados do IBGE divulgados em janeiro de 2019, o desemprego ainda atinge 11,6% do Brasil – são mais de 12,2 milhões de brasileiros desempregados (dados relativos ao último trimestre de 2018). Apesar da leve melhora em relação ao trimestre anterior – quando o desemprego chegava a 11,9% – muitos ainda buscam uma maneira de ganhar dinheiro. São em cenários como esse que as pessoas se perguntam: o que fazer para conseguir uma renda? Podemos te ajudar com algumas alternativas, confira abaixo:

Trabalhos temporários: forma rápida para deixar o desemprego

Apesar de não ser a alternativa ideal para diversas pessoas, o trabalho temporário é regido por lei em caso de necessidade de substituição de funcionários de uma empresa (como em casos de licença maternidade) ou necessidade de maior força de trabalho em determinados períodos do ano e situações adversas de movimento de clientes – como o setor hoteleiro nas épocas de grandes eventos, verão e feriados. Lembrando que, desde de 2017, com as novas regulamentações da lei trabalhista, o emprego poderá ser intermitente, ou seja, ser interrompido a qualquer momento.

Entretanto, espera-se que o trabalhador fique, no mínimo, 3 meses como trabalhador temporário. Depois do período, o trabalhador pode ser contratado de forma definitiva. Por isso, usufrua do tempo para mostrar toda a sua capacidade e deixar uma sementinha plantada no local.

Aumente sua qualificação

Aproveite o tempo em que ainda não estiver trabalhando para incrementar seu currículo. Afinal, toda nova qualificação é bem-vinda, e pode auxiliá-lo não apenas a conseguir um novo emprego, mas também abrir novos horizontes de trabalho.

E as oportunidades de qualificação são infinitas. Você pode escolher cursos presenciais ou à distância, comparecer em workshops e também frequentar palestrar de pessoas e grupos nos quais se inspire ou tenha vontade de conhecer.

O Sebrae, por exemplo, oferece diversos cursos online gratuitos para você. Acesse o site http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead e descubra novas possibilidades para sua carreira.

Empreendedorismo

Outra oportunidade para você pode ser trabalhar por conta própria. Esse, aliás, é o sonho de muitos trabalhadores, mas que nem sempre é tomado como principal objetivo de vida. Afinal, quem não gostaria de conquistar a independência financeira tendo seu próprio negócio?

Nesses tempos atuais, essa tem sido a escolha de muitas pessoas. Muitas delas têm ideias incríveis, e só faltava o impulso inicial para iniciarem seus sonhos. Uma oportunidade para abrir sua mente ao empreendedorismo é, também, o estudo e a qualificação. Às vezes, tudo que lhe falta é um empurrãozinho, e workshops e feiras voltadas ao empreendedor podem ser de grande utilidade.

É o caso da Feira do Empreendedor Sebrae 2019, onde você encontrará oportunidades de negócio incríveis, bem como fechar negócios com condições especiais. Este ano, a Feira acontecerá dos dias 5 a 8 de outubro, das 10h às 20h no Parque Anhembi, São Paulo. A entrada é gratuita. Acesse o site https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/ para maiores informações.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas redes sociais e mostre aos seus amigos novos horizontes. E não deixe de comentar aqui suas experiências como trabalhador temporário, em cursos de qualificação online e à distância e como empreendedor.