Saiba mais sobre cursos de empreendedorismo e onde encontrar

Muitas pessoas acham que empreender é algo que vem de berço, como se os empreendedores de sucesso soubessem desde cedo como gerenciar, inovar e ter visão para o negócio. Na verdade, empreender é uma arte que deve ser aprendida com muita dedicação. E uma das formas de fazer isso é por meio de cursos de empreendedorismo.

São eles que auxiliam a abrir a mente para novas oportunidades disponíveis no mercado. É também uma maneira de conhecer mais detalhes sobre gestão, cálculo de custos e comercialização de produtos ou serviços.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe este texto e conheça 5 cursos de empreendedorismo imperdíveis que vão gerar muito lucro para você!  

Fábrica de salgados

Comer fora de casa é um hábito que tem crescido entre os brasileiros. Isso se deve a vários motivos, como o aumento do número de pessoas que vivem sozinhas e as mulheres que começam a trabalhar e que deixam de preparar comida em casa.

Com isso, a indústria de alimentos passou por grandes mudanças a fim de se adequar às transformações da sociedade. Como resultado, investir em alimentação é um grande negócio.

Com isso em mente, já pensou em montar uma fábrica de salgados? Para muita gente, pode parecer algo complexo, caro e trabalhoso. Mas na verdade não é! Você pode fazer um curso do Sebrae que ensina passo a passo para empreender neste segmento.

Nele, você aprende a se especializar na produção de um ou dois produtos, descobre como fazer a gestão de custos, a aquisição da matéria-prima, a programação da produção, a utilização dos ingredientes na preparação dos produtos e até mesmo aprender como realizar a comercialização. 

Mas você deve estar se perguntando: como produzir, efetivamente, os salgados? Hoje, no mercado, já é possível encontrar maquinário com um preço justo com alto rendimento e ótima qualidade.

máquina de salgados da Rimaq, por exemplo, produz coxinhas, quibes, bolinhos de carne, croquetes e outros salgados. Estima-se que ela pode produz mais de 1.200 coxinhas por hora. Se você trabalhar oito horas por dia, garante uma produção de mais de 9.600 salgados! Incrível, não acha? Considere empreender no ramo de salgados e tenha lucro durante o ano inteiro.

Confecção de camisetas

Quem não gosta de ter uma camisa personalizada? Esse é um item de vestuário de larga aquisição e de grande sucesso entre os mais variados tipos de consumidores, principalmente a comunidade geek.

O Brasil registra anualmente a produção de milhões de peças de camisetas, o que faz com que este mercado seja altamente atrativo. Essa é uma ótima oportunidade de negócio, visto que é um setor em crescimento e que necessita de baixo investimento inicial, se comparado a outros.

Para entrar a fundo neste mercado, é recomendado fazer um curso de confecção de camisetas do Sebrae. Nele, você aprende todo o processo produtivo para este tipo de negócio. Você consegue adquirir outras habilidades necessárias, como organização e controle das matérias-primas. 

Você ainda você obtém conhecimentos para ser bastante eficiente neste segmento de mercado. É possível aprender a não desperdiçar nem a deixar faltar insumos para que o processo produtivo de camisetas siga continuamente.

Também é possível obter informações sobre os equipamentos, descobrir como colocá-los dispostos racionalmente na área física da empresa em um único ambiente e delimitá-los funcionalmente em setores como de corte, costura e acabamento.

Por falar em equipamentos, você pode adquirir uma máquina de estampar camisetas, como a Máquina de Estampar Stampcor Start Rimaq. Com ela, você pode estampar diversos tipos de tecidos e superfícies.

Dá para fazer aplicações de Strass e bordados termo colantes em tecidos como o algodão e poliéster em tamanhos P, M e G. A Máquina de Estampar Stampcor Start consegue estampar em uma área de 25cmx35cm — o espaço ideal tanto para trabalhar com áreas reduzidas quanto para estampas maiores. 

Fábrica de brindes

Oferecer brindes é uma excelente opção para reforçar na divulgação de produtos ou serviços prestados, já que eles são uma ótima estratégia para atrair clientes e promover as marcas de uma empresa. Eles fazem com que o cliente final se lembre de maneira positiva da marca da empresa que o presenteou e estreite o relacionamento comercial.

Pensando nisso, o Sebrae desenvolveu um curso de fábrica de brindes. Nele, é possível entender todo o processo produtivo e conhecer a combinação de fatores de produção que proporcionam a realização e obtenção de um determinado produto.

Você terá detalhes de como identificar produtos e objetos que possuam características favoráveis ao processo de produção, também compreenderá quais são as atividades importantes para a operação dos equipamentos e para realizar a gestão financeira e administrativa do negócio.

Depois do curso, fica a dica de adquirir a máquina de fazer brindes da Rimaq. Ela aplica de forma rápida e prática resina de vários tipos que pode ser aplicada diretamente em chaveiros, etiquetas adesivas, réguas, crachás, imãs de geladeira e muito mais. Não vai falar opção para oferecer brindes para empresas que querem alavancar seus negócios!

Metodologia de empreender

Para empreender, é preciso saber criar estratégias imbatíveis. Isso você pode aprender com os cursos de empreendedorismo da Sandbox, uma escola de estratégia que usa a metodologia de “colocar a mão na massa”. Isso quer dizer que os cursos presenciais ensinam na prática como organizar melhor o pensamento de empreender e partir para a ação.

Os alunos são convidados a desenvolver exercícios criativos, que vão desde a elaboração de planejamento até a criação de vídeos promocionais. Tudo o que é realizado é avaliado na própria sala de aula por grandes especialistas da área. Ou seja, você recebe um feedback personalizado de um grande mestre do segmento de empreendedorismo. Nada mal, hein?

Liderança e estatística

Essa dica de curso de empreendedorismo é gratuita. A Veduca é uma plataforma brasileira de tecnologia em educação que conta com a parceria de diversas instituições e, com isso, consegue disponibilizar cursos online sem mensalidade ou outra taxa — sem ficar para trás quando o quesito é qualidade.

Na Veduca, você pode encontrar cursos sobre liderança ministrada pelos professores de Harvard, universidade de alto padrão nos Estados Unidos. Também existe o curso de Probabilidade e Estatística para Negócios ministrado pela Universidade de Berkeley, uma das mais conceituadas universidades do mundo quando o assunto é negócios. 

Para finalizar, é preciso que você saiba que simplesmente vender nas redes sociais deixou de ser moda há muito tempo. Hoje, essa sabedoria é uma corrente de mercado da qual não se pode escapar. Os clientes estão sempre e cada vez mais conectados, portanto, as empresas precisam acompanhar esse movimento.

Esses foram alguns cursos de empreendedorismo que você não pode deixar de fazer. Além de aprender muito com esses cursos, é importante também aprender técnicas para vender mais nas redes sociais

E aí, gostou dessas informações? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro de outras novidades! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Youtube.