Você é apaixonado por salgados e quer começar a vendê-los? Ou já está vendendo, mas não sabe se está cobrando o preço certo e deseja melhorar seus resultados? Não se preocupe, pois no início realmente é mais difícil saber como calcular e estamos aqui para ajudá-lo!
A importância de saber como calcular o preço dos salgados
Um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer negócio é o valor de venda. Afinal, se seu preço for muito alto, pode perder possíveis clientes. Por outro lado, se for muito abaixo do mercado, com certeza sofrerá com prejuízos.
A precificação de alimentos também serve como uma estratégia para alcançar objetivos específicos, como aumentar as vendas ou aumentar a lucratividade. Por exemplo, se você deseja subir as vendas, pode adotar uma estratégia de preços baixos. Mas atenção: apesar dessa estratégia poder atrair mais clientes para o seu negócio, pode ser que essa ação acarrete em uma redução de lucro por unidade vendida.
Com as instruções abaixo, você vai aprender a calcular o preço certo dos seus salgados para que possa lucrar se tornar um empreendedor de muito sucesso. Vamos para o passo a passo:
Como calcular o preço certo dos salgados?
Realize um estudo de mercado para saber como calcular o preço certo
Para cobrar um preço justo, deve-se fazer um estudo de mercado, especialmente da sua potencial concorrência direta. Pesquise os valores adotados por empreendedores da sua região, mas preste atenção no tipo de estabelecimento e à qualidade dos produtos para melhorar seu parâmetro de preço. Ao fazer sua análise de mercado, tenha em mente alguns pontos relativos ao seu negócio, por exemplo:
- Se o seu local de venda, é possível cobrar um preço mais alto por conta da demanda;
- Se você está concorrendo em um mercado de salgados finos, esse também é um ponto a se considerar na hora de precificar;
- Se você vende pedidos em grande quantidade, além do varejo, a criação de pacotes de preços diferenciados pode atrair diferentes perfis de clientes.
Considere seus gastos
Depois de estudar o mercado e ter uma noção de quanto cobrar pelos seus alimentos, é importante pensar nos seus custos com a produção dos salgados. Não esqueça de incluir tudo na conta, desde as embalagens até os ingredientes. Os principais custos de uma salgaderia envolvem: aluguel do imóvel, contas de água, energia, telefone, gás, internet, impostos, taxas e salários dos funcionários.
Ao fazer compras, sempre pense em quais marcas compensam mais. Além disso, procure fornecedores de confiança e que cobrem um preço justo. Sempre faça listas para ajudar no seu planejamento e, assim, poder aprender melhor sobre sua própria estrutura de custo de operação. Com planejamento, você consegue lucrar com seus salgados e conquistar novos clientes.
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Observe quanto tempo você dedica
Como diz o velho ditado: tempo é dinheiro. Esse, portanto, é um fator essencial a ser avaliado na hora da precificação. O valor de sua mão de obra precisa ser considerado e, claro, acrescentado ao valor do produto. Então deve existir uma diferença no preço de salgados mais fáceis e rápidos de se fazer e entre salgados complexos e que demandam muito tempo. Pode ser que isso mude no caso de salgados assados ou salgados fritos, por conta do recheio e outras variações de produção.
Calcule o resultado final
Se você já realizou todos os passos anteriores, está na hora de calcular o resultado final para precificar seus produtos. Agora, você deve considerar todos os fatores. Verifique quanto você gasta com ingredientes e materiais para cada salgado. Para que o cálculo não fique quebrado, é melhor pensar no valor por cento ou quilo. Se, por exemplo, você gastar R$30,00 para produzir um cento de joelho (enroladinho) ou empadão, a unidade está te custando R$0,30.
A próxima etapa é acrescentar o valor da sua hora trabalhada em cima disso. Considerando um valor de R$15,00 para a hora de trabalho, soma-se esse acréscimo e o cento já passaria para R$45,00 se o tempo de preparo fosse de exatamente uma hora. Com relação aos gastos com água, energia, gás e outros custos semelhantes, o comum é adicionar 10% sobre o valor já calculado. Ou seja, é preciso multiplicar os R$45,00 por 0,10 para encontrar a porcentagem a ser adicionada. Temos, portanto, o valor de R$49,50 por cento de salgados de festa.
Também é possível calcular a mão de obra de uma outra maneira: basta adicionar 30% sobre o preço de custo do produto. Isso é, se o cento é R$30,00 e os custos correspondem a R$33,00, temos que o valor final de custo será R$33,00 x 0,30 para o cálculo dos 30%. Neste caso, o resultado será R$42,90. Por último, mas não menos importante, é necessário assimilar o seu cálculo com o valor cobrado na sua região. Vamos supor que você decida cobrar R$70,00 pelo cento, seu lucro bruto seria de R$27,10.
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Entenda os seus clientes para saber como calcular o preço
Você pode e deve utilizar dados e análises para tomar decisões sobre o valor. Afinal de contas, o preço certo é aquele que atende aos dois objetivos de precificação: atender às necessidades do cliente e garantir a lucratividade da empresa. É claro que não existe uma fórmula mágica para encontrar seu preço. Por isso, considere todos os fatores envolvidos e faça ajustes conforme julgar necessário. Basta um pouco de prática para desenvolver a habilidade de precificar sem erros e garantir um retorno lucrativo para o seu negócio! Para entender a cabeça dos seus clientes, você precisa interagir com eles, tanto no local quanto nas redes sociais.
Faça perguntas, participe de grupos de discussões e utilize a tecnologia em prol do seu negócio. O Google Forms, por exemplo, é uma ferramenta que permitiu a empreendedores criar questionários personalizados para coletar as informações que precisa. As perguntas devem ir direto na dor dos clientes para compreender melhor. Questione quais são seus maiores desafios e necessidades hoje, pergunte como ele toma decisões de compra e como é sua experiência com produtos semelhantes.
Como otimizar sua produção
Precificar exige muita atenção e planejamento, mas não é nada impossível. Com apenas um pouco de esforço, você consegue garantir que seus produtos sejam lucrativos e competitivos. Caso você deseje investir em uma máquina para otimizar sua produção, isso pode tornar seu negócio ainda mais lucrativo, tendo em vista que conseguirá fazer todos os processos de uma forma mais rápida.
Essa é uma decisão muito importante porque você precisa investir em um equipamento que seja eficiente e lucrativo. Afinal, o objetivo da máquina é contribuir com sua produtividade. Não dá para investir em algo que não te dê retorno.
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