O mercado de Sabonetes Artesanais é uma ótima aposta para quem procura uma renda extra. Se você não conhece muito sobre saboaria artesanal, vai se apaixonar pelo mundo dos cheiros e cores.
Neste artigo vocês aprenderá como fazer sabonetes artesanais com qualidade, cheirosos, coloridos e com durabilidade, conquistando seu cliente pelo ofato e pela visão.
15 Dicas sobre sabonetes artesanais
1) O que é base glicerinada?
A base glicerinada é composta por óleos, que podem ser de origem vegetal ou animal, e agentes alcalinizantes (hidróxido de sódio e hidróxido de potássio). Quando essa mistura é saponificada, os agentes alcalinos são neutralizados e a base tem sua umidade controlada para gerar um sabonete de alta qualidade. A saponificação ocorre quando óleos vegetais ou algum tipo de gordura animal reage com uma substância alcalina. Com este processo se obtém a glicerina.
2) Para que serve o lauril?
A função do lauril é aumentar a quantidade de espuma produzida pelo sabonete, tanto o líquido e quanto o em barra. Ele é encontrado em casas especializadas em cosmetologia e perfumaria artesanal. O lauril deve ser utilizado com cuidado, sempre seguindo uma proporção correta. Se usado com exagero, o sabonete poderá produzir mais espuma do que o necessário.
3) Qual a composição básica do sabonete glicerinado?
Um sabonete artesanal é feito com a base glicerinada. Essa base possui grande quantidade de glicerina, gerada pelo processo de saponificação. Na preparação dos sabonetes, podem ser adicionados à base de glicerina outros ingredientes, como os extratos glicólicos, corantes e essências. Nesse sentido, todo sabonete fabricado a partir das bases prontas é um sabonete glicerinado.
4) Como evitar formação de bolhas no sabonete artesanal?
Borrife álcool sobre os sabonetes enquanto estão secando, assim impede a formação de bolhas.
5) É normal que haja redução de peso no sabonete glicerinado?
Durante o processo, líquidos evaporam naturalmente e isso faz com que haja a perda de peso nos sabonetes glicerinados.
6) Por que o sabonetes artesanais duram menos que o sabonetes industrializados?
Os sabonetes artesanais são feitos a base de glicerina, material que absorve mais água e amolecem com mais facilidade, tendo assim um derretimento mais acelerado. O sabonete industrializado normalmente é pobre em emolientes, não retém tanta água (tanto que chega a rachar), e acaba tendo uma durabilidade maior.
7) Para o que serve o óleo de babaçu?
Algumas bases glicerinadas contém o óleo de babaçu em sua composição para garantir um sabonete mais firme e com mais espuma. O óleo de babaçu é extraído do coco do babaçu encontrado no nordeste do Brasil.
8) Quanto devo usar de essência?
A quantidade de essência varia, normalmente se usa de 30 ml a 100 ml para cada 1 quilo de massa base.
9) Como fixar a essência no sabonete?
As essências de qualidade já possuem algum agente fixador. Se você usa matéria prima de qualidade, a própria essência mantém o sabonete perfumado sem a necessidade de mais fixador.
10) É necessário adicionar algum conservante ao sabonete ?
Não há necessidade de acrescentar conservantes e nem indicamos que isso seja feito.
11) Qual o corante indicado para sabonetes artesanais?
Utilize apenas corantes específicos para sabonetes e cosméticos. Corantes alimentícios podem prejudicar a qualidade do seu sabonete e desbotam, por isso não são indicados.
12) Como evitar o “suor” (gotas d’água) no sabonete?
Use a quantidade correta de essência, pois elas são oleosas, derreta a base glicerinada sem fervê-la e armazene os sabonetes em ambientes com pouca umidade.
13) Posso acrescentar óleos nos sabonetes?
Não, se os ingredientes não ficarem bem misturados, o que acontece com alguns óleos, o aspecto do sabonete pode ficar estranho.
14) Qual a validade do sabonete artesanal?
A validade recomendada de um sabonete artesanal é de até 6 meses.
15) A qual temperatura deve ser derretida a base?
A primeira dica é não deixar a glicerina ferver. A temperatura ideal para derretimento é entre 65ºC e 70ºC.
E como manter essa temperatura sem se preocupar com a fervura?
A Rimaq desenvolveu a Máquina de Sabonetes. Ela derrete até 6kg de glicerina em 30 minutos e a mantém líquida o dia inteiro, com temperatura ajustável, facilitando o manuseio e evitando o desperdício.