• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

Quais são as diferenças entre sublimação e serigrafia?

imagem destaque

Segundo relatório da empresa de pesquisas Research and Markets, o mercado global de impressão de camisetas personalizadas tem previsão de valer até US$7,57 bilhões em 2028. Além da estamparia de camisetas, existem várias opções de produtos que podem receber estampa, como caneca e boné. O que talvez você ainda não saiba é que também existem diferentes formas de estampar. Então, neste texto, vamos te mostrar o que é sublimação e serigrafia e quais são as diferenças entre as técnicas.

Quais são a diferença: estamparia por sublimação

A estamparia por sublimação é uma técnica com excelente acabamento e custo baixo. Sendo assim, é um dos métodos mais utilizados no ramo de estamparia. Trata-se de um processo químico que faz com que a estampa passe do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo líquido. Portanto, a tinta que está em estado sólido no papel passa para o tecido na forma de vapor e se adere a ele. É desse processo de marcação da estampa que surge o nome sublimação para esse método.

O processo é simples e você só precisa de um desenho em papel sublimático, uma máquina da RIMAQ e uma superfície lisa. Com a Máquina de Estampar Canecas, você pode reproduzir esse processo com segurança, simplicidade e começar a faturar com o seu próprio negócio de estamparia. Além disso, esta é uma técnica ideal para produção em grande escala.

No entanto, quando usada em tecidos, recomenda-se que apenas tecidos com maior porcentagem de poliéster na composição e cores claras, já que o método não funciona em tecidos escuros porque não existe tinta sublimática na cor branca. Portanto, você pode usá-lo em peças 100% poliéster ou em tecidos que misturam algodão e poliéster com maior porcentagem de poliéster. Se tentar fazer uma impressão em tecidos mais sombrios, por exemplo, a qualidade não será a mesma.

Exemplos de produtos

Com relação à Máquina de Estampar Canecas, seguem alguns exemplos de produtos que podem ser estampados com ela: canecas cilíndricas de porcelana, canecas de vidro, canecas de chopp e squeeze de alumínio próprios para sublimação. Então saiba mais sobre o equipamento no vídeo abaixo:

Além desse equipamento, a nossa linha de estamparia de roupas também funciona com a técnica de sublimação. Sendo assim, você pode usar a Máquina de Estampar Camisetas – Stampcor Júnior para obter estampas incríveis. Mas, antes disso, é sempre importante avaliar o tipo de tecido para saber se tem compatibilidade com a técnica. Então, se você ficou interessado, assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a Máquina de Estampar Camisetas – Stampcor Júnior:

Independente do material que se deseja estampar, o processo de sublimação é o mesmo:

  1. Criação da arte;
  2. Impressão do desenho em papel apropriado com tinta sublimática;
  3. Prensagem da arte na peça.

Agora que você já conheceu a técnica de sublimação, leia abaixo um resumo sobre a estamparia por serigrafia e conheça as diferenças:

Quais são a diferença: estamparia por serigrafia

A estamparia por serigrafia também é conhecida como silk-screen ou somente silk. Essa técnica é muito antiga e tem origens que datam do século X, na China. Nesse método, utiliza-se telas vazadas na região da estampa para a gravação do material. Sendo assim, cada cor a ser impressa precisa de uma tela diferente. Veja abaixo duas imagens e note a diferença entre uma fabricação de serigrafia antiga e de como é agora com automatizações:

Quais são as diferenças entre sublimação e serigrafia?

Quais são as diferenças entre sublimação e serigrafia?

Quais são as diferenças entre sublimação e serigrafia?

Quais são as diferenças entre sublimação e serigrafia?

Portanto, quanto mais cores tiver na arte da estampa, mais telas serão necessárias. Por conta disso, o custo da estamparia das peças geralmente é alto em pedidos com pouca quantidade, compensando apenas quando existe uma grande demanda a ser produzida. Por isso, é indicada somente para tiragens de 100 ou mais unidades.

Atualmente, as telas são de poliéster ou nylon, mas nem sempre foi assim. Quando esse formato de impressão surgiu, as telas eram de seda e foi por conta disso que ganhou o nome de serigrafia. Nessa técnica, são usadas tintas à base de água.

No caso da estamparia de camisa, por exemplo, a peça deve ficar esticada sobre uma superfície reta e idealmente térmica, o que acelera o processo de secagem. O profissional responsável pela estampa coloca a peça sobre a superfície e aplica tela a tela com cuidado para não aplicar em excesso, alinhando a estampa. Assim que cada tela é aplicada, o desenho ganha mais cores.

Qual a melhor técnica para seu negócio?

Depois desse guia rápido sobre quais são as diferenças entre as técnicas, nós vamos te mostrar porquê a sublimação é melhor que serigrafia no caso de roupas com maior porcentagem em poliéster e tons claros ou em outros produtos, como caneca e squeeze. Então evite erros e confira abaixo qual escolher a partir das principais vantagens da estamparia por sublimação:

  • Ótimo custo-benefício mesmo para poucas quantidades, sendo praticamente o mesmo para peças em grandes volumes ou em quantidades pequenas;
  • Assegura uma impressão com mais abundância de detalhes, como no caso de fotos;
  • Processo mais rápido e fácil que a serigrafia;
  • Impressões com grande duração e resistentes à água, deformações e temperaturas, tornando-se ideal para a confecção em vários materiais, como crachás, cordões e brindes variados;
  • Estampas não costumam descascar, esfarelar ou arranhar e facilitam o cuidado por parte do consumidor;
  • Não precisa de uma tela para cada cor, possibilitando estampas com muitas cores;
  • Qualidade de cores superior em relação às da serigrafia.

LEIA MAIS: Do bombom caseiro à canecas personalizadas: sabor especial para a Páscoa

Outros tipos de estamparia

Agora que você já sabe quais são as diferenças, saiba que, além da sublimação e da serigrafia, também existem outros tipos de estamparia, como transfer e filme de recorte. Na RIMAQ, temos equipamentos que também utilizam esses métodos. Um exemplo que realiza a técnica transfer, que consiste na transferência pela passagem de tinta de uma imagem para a peça de roupa ou objeto, é a Máquina de Estampar Copos Long Drink.

Além disso, com relação ao método filme de recorte, que consiste em aplicar materiais termocolantes para criar estampas por meio do processo de transferência térmica, temos como exemplo a Máquina de Estampar Bonés. Então, se você ficou interessado em conhecer os principais tipos de estamparia e suas aplicações, clique aqui e confira um guia completo de estamparia. Nele, você vai conhecer mais a fundo o que é o serviço de estamparia e cada uma das três técnicas de estamparia que oferecemos em nossas máquinas.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]