• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

Dicas infalíveis para conservar camisetas estampadas

imagem destaque

Segundo uma pesquisa da Dessault Systèmes, 83% dos consumidores preferem produtos personalizados e que se adaptem às suas necessidades. Esse dado evidencia que o mercado de estamparia apresenta muitas oportunidades para vendas de camisetas e acessórios. Uma das formas de garantir uma clientela fiel é muni-la de informação sobre como conversar melhor suas camisetas estampadas. Assim, você garante uma vida útil maior dos produtos que vende para o seu cliente e também para a sua própria linha de produtos personalizados. Neste texto, vamos te dar dicas infalíveis sobre quais são os principais cuidados com roupas estampadas que todo consumidor deve ter.

Como preservar estampa de camiseta

1 – Dicas infalíveis sobre como lavar camiseta sem estragar a estampa

Saber como lavar roupas estampadas é uma das partes mais importantes quando se trata de manter estampas duráveis, já que a lavagem incorreta é o principal motivo de desgaste de camisas estampadas. A melhor forma de lavar uma camiseta personalizada é à mão. 

No entanto, temos a consciência de que, na correria cotidiana, fazer isso sempre é praticamente impossível. Portanto, a máquina de lavar acaba sendo a maneira mais prática para a lavagem do dia a dia. Sendo assim, vamos te mostrar o que fazer para preservar as roupas na hora de lavar, aumentando a vida útil das camisetas personalizadas. Os principais cuidados necessários estão listados abaixo:

Siga as instruções da etiqueta

As camisetas possuem etiquetas que as acompanham e, embora muita gente não saiba, as informações que estão na etiqueta são muito importantes para a conservação da peça. Portanto, sempre leia o que está escrito na etiqueta, pois lá estará tudo o que você precisa saber sobre o que pode ou não pode fazer com sua camiseta.

Uma dica de lavagem é sempre colocar o amaciante no local indicado pelo fabricante da máquina de lavar ao invés de colocá-lo por cima das roupas diretamente, pois isso evita o contato direto do produto químico com a estampa.

Os símbolos que aparecem nas etiquetas são variados, mas veja abaixo um exemplo com os principais desenhos que podem aparecer e os seus significados:

Dicas infalíveis para conservar camisetas estampadas

Dicas infalíveis para conservar camisetas estampadas

LEIA MAIS: 5 ideias de estampas criativas para o seu negócio

Separe as peças de acordo com o tipo de malha e a cor

Outro ponto importante com relação a lavagem diz respeito à separação das roupas pelo tipo de malha e cor. Geralmente, na hora de lavar, as pessoas separam as peças apenas pela cor ao invés de considerar o tipo de malha também. Mas esse não é o ideal porque a fricção entre as roupas mais grossas com as mais finas pode desgastar as peças e, consequentemente, suas estampas.

Sendo assim, pensando na maior duração das camisetas personalizadas, sempre diga aos seus clientes para que lavem suas roupas com outras que sejam do mesmo tipo de malha e cor. Com relação à cor, é imprescindível separar todas as peças brancas das coloridas e das pretas para evitar possíveis manchas.

Além disso, o ideal é evitar lavar roupas com zíperes, botões ou outros objetos similares junto com as camisetas personalizadas. Isso porque esses acessórios podem agredir o tecido e gerar rasgos ou furos.

Lave as camisetas do avesso e deixe-as secar naturalmente

Ainda com relação ao momento da lavagem, uma ótima dica para conservação é colocar a camiseta do avesso para lavar, mesmo lavando-a apenas com as roupas de malha igual. Afinal, mesmo que tenham o mesmo tipo de malha, ainda existe um risco de ter uma fricção entre as peças. Portanto, colocá-la ao avesso é uma excelente maneira de evitar o impacto direto entre a estampa e as outras roupas.

Além disso, é importante deixar a camiseta secar de forma natural. No entanto, deixe-a longe da exposição direta ao sol. Afinal, a luz solar pode desbotar a cor da malha e da estampa. Também evite usar secadora para manter a qualidade do produto personalizado.

2 – Dicas infalíveis sobre como secar camiseta sem estragar a estampa

Ainda sobre a secagem das camisetas estampadas, outro conselho que damos é nunca torcer a peça. Isso porque torcer a roupa danifica a malha e pode até desfiar. Além disso, quando for secar uma camiseta personalizada, o melhor cenário é pendurar pela parte do meio no varal e jamais pela parte do ombro.

Sabemos que a camiseta pode parecer mais lisa quando pendurada pelos ombros ou em um cabide, mas isso estica a malha e também pode danificar o tamanho da roupa.

3 – Dicas infalíveis sobre como passar camiseta sem estragar a estampa

Agora que já falamos sobre a hora de lavar e secar, vamos para a etapa de passar roupa estampada. Para começar, confira na etiqueta se a camiseta pode ser passada com ferro. Se sim, opte por passar ao avesso para evitar que a estampa danifique por causa do calor. 

Além disso, atente-se à temperatura do ferro na hora de passar e deixe a camiseta esfriar antes de começar a dobrar.

4 – Dicas infalíveis sobre como guardar camiseta sem estragar a estampa

Por último, mas não menos importante, vamos para a etapa de guardar a camiseta personalizada. A forma certa de armazenar a peça é em locais escuros e secos. Sendo assim, se o espaço for muito úmido, sempre use produtos antimofo.

Além disso, não guarde a camiseta depois de usada. Isso porque ela pode conter perfumes ou outros produtos que mancham a peça. Então, para evitar manchas em roupas estampadas, somente as guarde após lavar, secar e usar produtos que evitem traças. 

Máquina para fazer camisetas personalizadas

Agora que você já aprendeu como conservar uma camiseta estampada, vamos te mostrar a melhor máquina do mercado para quem está começando no ramo de estamparia on-line. Trata-se da Máquina de Estampar Camisetas – Stampcor Start, um equipamento capaz de estampar diversos tipos de tecidos e superfícies, como: algodão, jeans, moletons, roupas infantis, lycra, toalha de banho, lençóis, colchas, bolsas em tecido, além de aplicações em strass e bordados termocolantes.

Ao todo, são mais de 50 produtos que podem ser estampados com esta máquina. Se você ficou interessado, clique aqui e peça seu orçamento. Além disso, recomendamos que você realmente ensine essas dicas para preservar a camiseta personalizada aos seus clientes. Dessa forma, você poderá fidelizar seu público e ainda evitará problemas futuros.

SAIBA TAMBÉM: Do bombom caseiro às canecas personalizadas: sabor especial para a Páscoa

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]