Descubra o que fazer para conquistar a galera da moda geek

Hoje em dia, o mundo dos adolescentes e dos jovens adultos está marcado pela busca de uma identidade. Há a necessidade de se conectar com outras pessoas com gostos e personalidade semelhantes. Daí, surgiu a tribo dos nerds, que tem ganhado cada vez mais adeptos e criou um estilo próprio que conquistou praticamente todo mundo: a moda geek.

Recentemente, é impossível ir a uma loja de roupas e acessórios sem ver algum produto relacionado a essa cultura, como os filmes de super-heróis e as séries épicas, como Game of Thrones, ou as grandes franquias de ficção científica, como Star Wars ou Star Trek. Quer entender melhor os motivos para empreender nessa tendência e conquistar essa tribo? Então, não deixe de ler o nosso post!

Quem são os geeks?

No Brasil, os geeks também são conhecidos como nerds. São aquelas pessoas que amam os conteúdos relacionados à tecnologia, como a ficção científica e os games. Além disso, são aficionados em todas as novidades do mundo pop cultural, como filmes de super-heróis e épicos. Assim, eles acabaram desenvolvendo um estilo muito próprio e amam mostrar o seu gosto para interagir com o mundo. 

Por esse motivo, a moda geek é um excelente nicho para ser explorado atualmente. Eles usam tudo relacionado aos universos que eles amam, tanto que as camisetas da franquia Star Wars, Harry Potter e Game of Thrones estão entre os produtos mais vendidos nas grandes lojas de roupa, como a Riachuelo, a Renner etc. 

Redes específicas também foram criadas para agradar especialmente esse grupo, como a Imaginarium, que vende diversos tipos de acessórios e brindes personalizados, desde canecas até porta-retratos e caixas de som high tech. O público geek é interessante nesse sentido: eles gostam de projetar a sua identidade em todos os aspectos da vida, do vestuário à decoração.

Por isso, não é incomum que, na casa de um amante de Star Wars, você encontre roupas de cama, quadros, tapetes, peças de decoração e todo um vestuário dedicado inteiramente à franquia. Por esse motivo, acreditamos que sua loja deve investir bastante nessa tribo para aumentar a lucratividade. Vamos dar algumas dicas a seguir!

Como conquistar a galera da moda geek?

Veja as preferências do seu público

Os geeks geralmente são muito exigentes quando o assunto é moda. Por isso, é essencial compreender a preferência do seu público. Há nerds que são simplesmente fissurados no mundo das séries, então você precisará estar antenado nas principais tendências do momento, principalmente em relação aos gêneros de ficção científica e épicos. 

Por outro lado, existem também os geeks cinéfilos, que estão de olho em todas as novidades do cinema. Eles também amam os filmes clássicos, então, além de ficar por dentro dos lançamentos, você deverá olhar para o passado. Alguns exemplos são franquias de sucesso dos anos 1970 e 1980, como De Volta Para o Futuro, Star Trek etc. Também é importante olhar para os mais recentes, como Senhor dos Anéis e Harry Potter. 

Por fim, não podemos nos esquecer dos games, que são uma das grandes paixões dos geeks. Há personagens que são icônicos e não podem faltar em uma loja de camisetas e acessórios, como o Mario, o Yoshi e o Luigi da franquia Mario Bros. Entretanto, também é necessário estar antenado nos principais jogos do momento, como League of Legends, Dota, Overwatch etc. 

Além disso, é importante lembrar que as mulheres representam uma fatia muito grande do universo nerd. Infelizmente, instalou-se uma cultura um pouco machista nesse contexto. Com isso, as garotas nem sempre são representadas e raramente há acessórios pensados especialmente nelas. Se você conseguir criar uma linha de produtos voltada para o público feminino, certamente seu negócio vai se destacar

Mantenha a credibilidade

Os geeks são bastante unidos e presentes nas redes sociais. Logo, sua empresa precisará manter a credibilidade em todos os momentos: qualquer deslize pode acabar com a reputação de uma loja. Para isso, você deverá sempre trabalhar com tecidos e estampas de qualidade, que não desbotem ou desconfigurem com o tempo.

Os consumidores simplesmente odeiam o tipo de estampa que fica esbranquiçado com o tempo ou que quebra rapidamente, dando um aspecto “surrado” na blusa desde as primeiras lavagens. Ademais, o atendimento ao cliente deve ser impecável, pois esse público é exigente. Desse modo, pode reagir de forma mais negativa a um serviço mediano do que os consumidores mais tradicionais. 

Trabalhe com produtos licenciados

Quando estamos falando de jogos, filmes e séries, um aspecto muito importante geralmente passa desapercebido: os direitos autorais. Como se trata de conteúdos produzidos e distribuídos por grandes empresas, eles têm sua propriedade intelectual garantida e extremamente fiscalizada. Ou seja, caso você reproduza quaisquer imagens ou marcas relacionadas a eles sem autorização, é provável que sofra um processo judicial. 

A solução para isso é muito simples: basta que você adquira a licença desses produtos. Geralmente, as licenciadoras vão cobrar pequenas taxas, o que deve gerar um custo de cerca de um a dois reais no item. Além de evitar dores de cabeça, isso agrada bastante aos geeks — eles são muito fiéis às marcas, então preferem comprar produtos licenciados. A franquia de camisetas estampadas Piticas é um exemplo do sucesso nesse sentido.

Difunda conteúdos

Os nerds são a tribo que provavelmente passa mais tempo na internet e, portanto, o marketing digital é crucial para atingi-los. Para isso, sugerimos que sua empresa invista bastante em conteúdo para conquistar esse público: mantenha um blog sempre alimentado com novidades e redes sociais bem ativas e com muita interação. 

Fique de olho nas tendências da indústria cultural e divulgue informações na sua página, como data de estreia de filmes, lançamento de trailers, polêmicas etc. Além disso, publique teorias sobre os universos amados pelos geeks. Dessa forma, você alcançará um grupo extremamente engajado. 

Com essas dicas, temos certeza de que você vai conquistar a galera da moda geek. Você verá que esse é um público bem fiel, no qual vale a pena investir. Certamente, suas apostas em vestuário e acessórios relacionados ao universo nerd serão bem lucrativas e não haverá nenhum arrependimento. 

Quer conhecer os melhores equipamentos para produzir produtos relacionados ao universo geek? Então, confira a nossa máquina de estampar e a máquina de brindes!