Datas comemorativas presente caixa laço xícaras amor afeto mãos

Datas comemorativas: como explorá-las comerciamente

Presentes e mais presentes. Quem não gosta de presentear e ser presenteado por aquela pessoa especial, seja o companheiro (a) ou algum familiar? Porém, muito além de ganhar presentes, que tal vender itens e produtos incríveis para datas comemorativas? Essa é a alternativa para muitos empreendedores que trabalham no ramo de personalização. Por isso, conheça mais sobre essas datas que vão te fazer ganhar muito dinheiro!

As principais datas

O Brasil tem ao menos 8 datas comemorativas importantes: Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Porém, elas não são as únicas. Muitas empresas aproveitam também o Dia do Consumidor (15 de Março) e o Dia do Cliente (15 de setembro). Por serem datas mais “artificiais”, elas contam com descontos mais altos que o normal, visando atrair consumidores em meses de poucas vendas, como é o caso de março e setembro.

Em termos de números, o Natal segue sendo a data comemorativa mais importante para o comércio. De acordo com dados estimados da SPC Brasil, foram movimentados mais de R$ 53 bilhões na data em 2018. E o momento é de alta: as vendas natalinas cresceram 5,5% em relação a 2017, segundo dados da Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping.

Na sequência vem o Dia das Mães, considerado por muitos comerciantes e associações como o “segundo Natal”. Segundo dados da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e da SPC Brasil, 78% dos consumidores brasileiros (ou aproximadamente 122 milhões de pessoas) pretendiam fazer compras no Dia das Mães de 2019. E o tíquete médio (valor gasto em média na compra) foi de aproximadamente R$198,79. Ou seja, milhões e mais milhões foram gastos na data.

O que vender?

As tais datas comemorativas são propícias ao comércio por diversos motivos, mas o principal: são extremamente versáteis. O que isso quer dizer? Que basicamente qualquer tipo de negócio pode prosperar nessas épocas. Porém, alguns produtos são bastante indicados nessas épocas e vamos apontar abaixo.

Camisetas personalizadas

A personalização de camisetas é bastante conhecida no mercado há alguns anos. Isso porque você pode personalizar diferentes tipos de tecidos com estampas variadas. Mas, um dos presentes mais comuns são as camisetas com fotos da pessoa amada ou símbolos diversos do gosto popular: estampas de filmes e séries ou até mesmo relacionadas a esportes.

Para produzir esse tipo de produto, você precisará, basicamente, de três elementos: máquina de estampar, impressora e fornecedores dos insumos. Antigamente, muitas pessoas utilizavam o silk para realizar as estampas em camisetas, no entanto essa prática passou a ser substituída pela estamparia que é o processo por meio de sublimação ou transfer.

O silk é uma técnica excelente, porém demanda tempo de secagem, gera muita sujeira e, principalmente, precisa de um espaço maior para operar com eficiência, diferentemente do processo de sublimação, que é rápido e sem deixar resíduos.

Os fornecedores também são fatores de extrema importância. Afinal, além da qualidade da máquina de estampar e da estampa, você também precisa contar com uma camiseta com excelente tecido, resistente a lavagens recorrentes e a outros fatores externos.

Portanto, podemos concluir que o negócio de confecção de camisetas personalizadas, além de ser muito rentável, com baixo investimento, também tem um público-alvo bastante engajado (muito além das datas comemorativas) que certamente realizará compras com recorrência.

Canecas personalizadas

Quando falamos em tipos de brindes personalizados para vender, as canecas personalizadas são particularmente interessantes porque podem se tornar presentes individuais ou para um grupo maior. Elas têm a vantagem também de serem muito duráveis, podendo ser usadas em casa ou no escritório, tanto para beber quanto para guardar canetas ou até escovas de dentes.

Assim como no caso das camisetas, as canecas também podem ser personalizadas com fotos e estampas temáticas, que trarão público não apenas em tais datas, mas também nos outros dias do ano.

Como abrir esse negócio?

Como vimos, produtos para datas comemorativas vão abrir uma gama ampla de opções para começar seu negócio. Por isso, invista em máquinas de estamparia que vão otimizar a sua produção. A Rimaq tem em sua linha as máquinas de estampar camisetas Stampcor e também máquinas de estampar canecas, bonés, chinelos e muito mais.

Aliás, com elas vocês não estará restrito apenas a datas específicas. As máquinas da Rimaq são ideais também para a venda de produtos personalizados para casamentos, chás de bebê, formaturas, etc. O melhor de tudo? O lucro acumulado pode chegar a 300% em um único evento.

Quer saber como investir nas suas máquinas de personalização e estamparia da Rimaq? Acesse já o site da empresa ou entre em contato com os consultores através do (11) 3030-1300. Uma oportunidade incrível para você ser dono (a) do próprio negócio!