• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

Tipos de estamparia: conheça já os principais!

imagem destaque

Atualmente, muitas pessoas têm procurado diversas formas de ganhar dinheiro trabalhando por conta própria. Investir em uma máquina de estampar pode ser uma ótima opção! Existem alguns tipos de estamparia para se trabalhar, basta escolher a que pode dar mais retorno ao seu negócio. Ao escolher o tipo, é hora de decidir a máquina certa para essa categoria de estampa.

Uma das vantagens que torna a máquina de estamparia tão atraente é a possibilidade de trabalhar em espaços pequenos, até mesmo em casa. Além disso, há um ótimo percentual de ganho na venda de cada unidade. Separamos alguns tipos de estamparia para você descobrir qual o mais viável e lucrativo para você. Confira!

O que é estamparia?

A estamparia é uma técnica de impressão que consiste em transferir desenhos ou imagens para diferentes superfícies, como tecidos, papel, plástico, cerâmica e metal. Essa arte milenar possibilita a criação de estampas exclusivas, personalizadas e atrativas em uma ampla gama de produtos.

Existem diversos tipos de estamparia que você deve conhecer. Então, prepare-se! Hoje, vamos te apresentar as principais e suas aplicações.

Silk Screen

Também conhecido como Serigrafia, o Silk Screen é uma técnica feita por meio da impressão por telas e utiliza tintas para tecido. Essa é uma das técnicas mais conhecidas de estamparia, e com ela você poderá criar diversas texturas e efeitos.

O Silk Screen é feito com a aplicação de tinta em uma tela de nylon perfurada e transferida para o tecido por meio dos furos na tela. Como não existe restrição de quantidade de cor, quanto mais cores o desenho tiver, mais caro você poderá cobrar pela peça, pois é necessária uma tela diferente para cada cor. Esse método geralmente é utilizado para estampar fotos.

Tipos de Estamparia

Sublimação, é uma dos tipos de estamparia

Esse é um dos tipos de estamparia que apresentam os menores custos, além de ser muito fácil de aprender. Com a sublimação você consegue imprimir a imagem que quiser, com várias cores e em qualquer área. Todo o processo é muito rápido, por isso você consegue entregar o trabalho num período bem rápido de tempo. Na sublimação, o desenho é impresso com uma tinta especial em um papel desenvolvido próprio para a técnica, com o auxílio de uma prensa quente.

Transfer

É uma das técnicas mais usadas e ocorre por meio da passagem de uma imagem impressa em uma impressora no papel que dá nome ao método, transfer. Por meio da pressão e do calor, a imagem é transferida para o material desejado.

Vários objetos podem ser estampados com este método, como tecidos, bonés, camisetas, mouse pads, jogos americanos etc. Você consegue produzir sem quantidade mínima a um custo mais baixo e, consequentemente, com uma margem de lucro mais alta.

Máquina de Estampar copos long drink

Tipos de estampas

Existem três tipos de estampas: as localizadas, as rotativas e as digitais. A estampa localizada é produzida através de um conjunto de técnicas, como as descritas anteriormente, e geralmente estão fixas em um determinado local da peça.

Já a estampa rotativa é a que preenche boa parte do tecido. São sequências de padrões como folhas, pássaros, flores etc. Comparada à estampa digital, a rotativa tem um valor mais alto. No entanto, quanto maior for o volume produzido, mais barato será. Esse tipo de estampa é feito com cilindros metálicos, e por meio de suas perfurações a tinta passa e fixa no tecido. Muitas estampas têm no máximo três cores, pois quanto mais cores uma estampa tiver, mais caro será para fabricá-la.

Um outro tipo de estampa é a digital, na qual é utilizada uma tecnologia específica. Ela nada mais é do que a impressão do desenho diretamente na superfície do tecido. É incomparável às outras em relação a cores e perfeição do desenho.

Em síntese, o mercado de estamparia tem sido uma ótima opção de lucro certo e rápido para seu negócio. São vários os tipos de estamparia, basta analisar qual ou quais você gostaria de trabalhar e mãos à obra! Assim como qualquer área, a oportunidade de ganhar dinheiro com máquinas de estampar necessita de disponibilidade para o trabalho, dedicação e esforço.

Agora que você conheceu os diversos tipos de estamparia, entre em contato com a gente e veja nossas opções de máquinas para realizar o sonho de ter seu próprio negócio. Acesse Rimaq!

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]