A certeza de bons lucros para você! Rimaq, seu parceiro de negócios.
Google+
Adicionar aos favoritos

Técnicas de Estamparia

A técnica de estamparia pode ser dividida em 3 diferentes setores:

 

Transfer: O sistema de transfer é um dois mais difundidos, seu processo ocorre através da termo-transferência ou seja a transferência de uma imagem impressa em uma impressora a laser ou jato de tinta em papel especial (papel transfer) utiliza-se uma máquina de estampar/ prensa térmica para transferir a imagem para o material desejado através de pressão e calor, exemplos de materiais a serem estampados: Camiseta, boné, mouse pad, quebra-cabeça, jogos americanos, tecidos em geral e etc.

Produza sem quantidade mínima, com baixo custo e alta lucratividade.

 

Sublimação: É o processo em que o sólido se transforma em gás ou vapor sem passar pelo estado líquido. Na área da estamparia este processo é mais conhecido pela estampagem de canecas, pratos, chinelos e outros materiais que possuam capacidade de aderir ao poliéster. A característica mais marcante na sublimação é o fato que as peças produzidas através deste processo são muito resistentes a lavagem, arranhões e temperaturas extremas como quente e frio.

 

O funcionamento do processo de sublimação, assim como o processo do transfer, utiliza-se de impressora, no caso uma impressora adaptada para tinta sublimática e depois de impressa a imagem, usa-se uma máquina de estampar/prensa térmica para transferir através de pressão e calor a imagem para o material desejado, que pode ser: tecidos sintéticos (poliéster), porcelanas* cerâmica*, chinelos*, alumínio* (* necessita de aplicação de resina para sublimação a base de poliéster), roupas esportivas,canecas, pratos, relógios, mouse pad, quebra-cabeça e muitos outros.

 

Serigrafia: Serigrafia ou silk-screen é um processo lento e um dos mais antigos que existem no qual se utiliza telas(matriz), tinta, rodo ou puxador. As telas possuem micro furos por onde a tinta penetra por conta da pressão exercida através do rodo ou puxador. Este é um processo muito caro quando se trata de uma produção pequena, podendo tornar-se inviável, e também é um processo que necessita de um grande espaço, haja vista a necessidade de diversas telas para produzir uma única estampa.

 

Transferência X Serigrafia:

O processo de transfer é um processo prático e barato que permite a confecção de peças únicas sem agregar um custo elevado a peça, já que pode ser impresso uma única imagem em uma impressora convencional, sem a necessidade de matrizes,tintas, espaço e sujeira. Existem outras vantagens no processo do transfer, podemos citar por exemplo: a diversidade de cores que pode ser usada, você pode criar estampas idênticas a fotos, o que não ocorre no silk screen já que o processo limita o uso de 4 cores,o processo de termo transferência é um processo rápido e que pode ser instalado em qualquer local, já que necessita apenas de uma impressora e uma máquina de estampar/prensa térmica.

Vídeo recente Veja mais vídeos em nosso canal no Youtube »