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Redes sociais: ponto de partida para vender mais!

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Você já usa as redes sociais para vender seus produtos e serviços? Se a sua resposta foi não, já está na hora de abraçar esse universo de possibilidades e aumentar as suas vendas.

O Brasil ocupa o 2° lugar no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais segundo pesquisa realizada pela GlobalWebIndex no ano de 2019. Por isso, manter um perfil com a sua marca nas redes sociais é uma estratégia de divulgação muito importante para turbinar seu negócio e aumentar as suas vendas.

Não sabe por onde começar? Neste artigo vamos te mostrar algumas dicas que te ajudarão a traçar a sua estratégia nas redes sociais. Confira!

Escolha redes sociais relevantes para o seu negócio

Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitter, Pinterest… São muitas as redes sociais espalhadas pela internet.

Mas calma. Antes de sair por aí colocando a sua marca em todas as redes sociais que existem, é importante pensar quais delas são relevantes para o seu negócio.

Assim, pense em quais canais o seu público está presente e foque nelas. Para gerar resultados, as páginas e perfis da sua marca devem sempre estar atualizados e com conteúdo novo e relevante para o seu público e isso demanda bastante trabalho.

Portanto, é melhor focar a sua energia em canais relevantes para o seu negócio e na boa geração de conteúdo, do que em ter muitos perfis mornos e sem engajamento.

E se você está se perguntando como descobrir quais as redes sociais preferidas dos seus clientes, a dica é… pergunte!

Por exemplo, você pode pedir que seus clientes preencham uma pequena pesquisa com perguntas importantes sobre suas preferências, comportamentos e interesses e assim, obter informações importantes para traçar uma persona, ou seja, um perfil do seu cliente ideal.

Crie contas comerciais

As contas nas redes sociais podem ser criadas de forma gratuita e, na maioria dos casos, você pode optar por ter um perfil pessoal ou comercial.

Assim, a dica é: se você está abrindo uma conta para divulgar o seu negócio, faça uma conta comercial.

Os perfis comerciais possuem ferramentas exclusivas e que ajudam muito no planejamento, na postagem e mensuração dos resultados destes canais, além de passar mais credibilidade para o seu público.

E caso você não tenha familiaridade com estas ferramentas, a maioria delas possui tutoriais e suporte para a criação de contas comerciais.

Produza conteúdos relevantes

Não é porque as redes sociais são gratuitas que você pode postar qualquer coisa.

Portanto, é muito importante se preocupar com a qualidade das suas postagens, tanto dos textos como das imagens.

Sobre o texto, é importante sempre usar a linguagem e o tom que reflitam a sua marca e tomar cuidado com erros de ortografia. Quanto à imagem, escolha sempre imagens de boa qualidade e que tenham sinergia com a sua identidade de marca.

E quando o assunto é produção de conteúdo, também é importante adequar a sua postagem à rede social em questão.

Por exemplo, o Instagram é uma rede totalmente visual, para compartilhamento de imagens. Portanto, não é lugar para textão. Outro exemplo, é o LinkedIn, que é uma rede social totalmente profissional. Assim, memes não são conteúdos para serem postados lá, e sim novidades e ações da sua empresa.

Vamos a um exemplo prático: se você trabalha com estamparia o Instagram e o Facebook podem ser canais interessantes para divulgar as imagens dos seus produtos estampados, vídeos do processo de estamparia, imagens de estampas criativas e muito mais!

E vale lembrar que ao produzir conteúdo para as redes sociais do seu negócio, você não deve se prender a apenas divulgar os seus produtos ou serviços, mas também outros conteúdos que tenham relação com a sua empresa.


Mantenha a frequência de postagem

De nada adianta produzir conteúdo de qualidade se você postar só de vez em quando.

Um dos pontos mais importantes para o sucesso da sua estratégia de divulgação nas redes sociais é manter a frequência das suas publicações.

Mas qual a frequência ideal? A resposta é: depende do seu público! Cada audiência reage de forma diferente à frequência de postagem e você terá que testar para entender o que funciona no seu negócio.

Assim, comece com uma a duas postagens diárias, sinta a receptividade da sua audiência e faça ajustes se necessário.

Também é importante interagir com seu público para criar engajamento, respondendo e curtindo comentários e estimulando o compartilhamento dos seus conteúdos.

Trabalhe com um calendário editorial

Entendendo a importância do conteúdo e da frequência de publicações nas redes sociais, fica claro que é muito importante planejar a sua estratégia com antecedência.

A melhor forma de fazer isso é através de um calendário editorial, que nada mais é que um registro com as suas futuras postagens.

Com esse calendário você não perderá nenhuma data sazonal ou comemorativa e não esquecerá os horários das publicações diárias.

Você pode desenvolver seu próprio calendário editorial ou baixar um modelo na internet. Existem diversos templates disponíveis para download, como este aqui da Rock Content.

Link seu site com as suas redes sociais

Caso você tenha um site, não se esqueça de colocar os atalhos para as suas redes sociais em todas as páginas e também botões de engajamento para que os usuários do seu site possam curtir e compartilhar o seu conteúdo.

O contrário também vale. Sempre que houver alguma novidade no seu site, como um produto, promoção ou ação, não esqueça de divulgar nos canais sociais com um link direcionando para o sua página.

Caso você não tenha um site e use as redes sociais como principal canal de venda, não esqueça de divulgar bem o seu perfil ou página para que cada vez mais pessoas tenham conhecimento do seu negócio.

Não sabe como divulgar as redes sociais do seu negócio? Descubra dicas valiosas de como fazer marketing boca a boca!

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