coxinhas em uma cesta com o letreiro 8 formas de ganhar dinheiro com salgados

Top 8 formas de ganhar dinheiro com salgados

Se o seu sonho é montar o próprio negócio, saiba que o mercado de salgados pode ser a melhor opção no seu caso. Da mesma forma, se você já produz alimentos, mas quer diversificar os seus produtos, é interessante entender como ganhar mais dinheiro com salgados.

Mas, você sabe o que agrega valor ao negócio e potencializa os seus lucros? Se não, está na hora de descobrir! Leia este artigo e descubra 8 maneiras de ganhar dinheiro com salgados e potencialize o sucesso do seu próprio negócio!

1. Entenda o seu cliente

Para ganhar dinheiro, independentemente do produto oferecido, o primeiro passo é entender quem são os seus clientes e quais as necessidades e demandas do público-alvo. Isso porque, quanto mais personalizado for o seu produto, maiores são as chances de sucesso do negócio.

Comece com uma pequena pesquisa de mercado: converse com clientes ou potenciais consumidores dos salgados, a fim de entender o que eles gostariam de ver nos seus produtos. Você pode perguntar sobre preços, tipo de produto e sabores, entre outros elementos, para direcionar a sua produção.

2. Aposte na diversidade

Se você ainda não trabalha com a venda de salgados, pode começar com apenas alguns tipos. Porém, ao longo do tempo, é importante investir na diversidade de produtos no intuito de agradar os mais diferentes gostos.

Portanto, crie salgados dos mais diversos sabores. Invista também em sabores veganos e vegetarianos, atraindo também esse público para o consumo dos seus produtos.

3. Cuide da qualidade dos produtos

Além de contar com diversos tipos de salgado, é importante também ter cuidado com a qualidade da mercadoria que você vende. Por menor que seja o negócio, esse é o principal diferencial que pode levar o empreendimento ao sucesso.

Por isso, não economize nos ingredientes. Faça bons recheios utilizando matéria prima de primeira linha. Além disso, cuide do sabor e da padronização dos salgados, para garantir que todos saiam iguais e com o mesmo padrão de qualidade.

Aqui vale lembrar também da importância da higiene quando se fala em produtos alimentícios. É essencial que você cuide do local no qual prepara os salgados e tome todos os cuidados para que não haja contaminação de nenhuma forma.

4. Pense na embalagem

Não é só o gosto do salgado que atrai clientes para esse tipo de empreendimento. A embalagem e o cuidado na hora da apresentação dos produtos também são grandes diferenciais do negócio.

Então utilize caixas e embalagens atraentes e de qualidade, que valorizam e agregam valor à mercadoria. Para tornar o seu produto conhecido, também é possível criar etiquetas personalizadas, com o seu nome e telefone, assim como links para as redes sociais, aumentando a divulgação dos seus salgados.

5. Invista em capacitação

Você é o seu melhor investimento e o seu nível de capacitação reflete diretamente na qualidade dos salgados que você oferece para os seus clientes. Portanto, busque treinamentos, workshops e cursos para melhorar a sua técnica e aumentar a variedade de produtos que você é capaz de produzir.

Você pode investir em diversos tipos de capacitações e ir além de cursos sobre salgados. Existem alguns cursos relacionados à gestão de pequenos negócios e ao planejamento financeiro, como alguns ministrados à distância pelo Sebrae, entre outros conhecimentos que também podem ser úteis para que você melhore os seus serviços como um todo.

6. Trabalhe com congelados

Quando se fala em ganhar dinheiro com salgados, a maioria das pessoas já pensa em alimentos fritos ou assados. Mas uma ótima forma de aumentar a variedade de produtos e atrair ainda mais clientes é oferecer, também, os salgados congelados.

Porém é preciso tomar cuidado com a técnica. Salgados fritos devem ser congelados crus, ou seja, assim que você termina de recheá-los. Já os assados precisam ser pré-aquecidos antes do congelamento. Nesse caso, é necessário colocar no forno até que estejam quase prontos e, após esfriar, deve-se congelar. Quando o cliente for consumir, basta colocar alguns minutos no forno, apenas para aquecer e dourar.

Outra dica relacionada a salgados congelados é a forma de realizar esse processo. Se você produz salgados pequenos, semelhantes aos de festas de aniversário, é importante congelá-los em um tabuleiro, evitando que o contato entre eles estrague os produtos. Apenas depois de congelados, eles poderão ser colocados nas embalagens para a venda.

7. Divulgue os produtos

Não adianta ter os melhores salgados da cidade se ninguém souber disso, não é mesmo? Para ganhar dinheiro com salgados é essencial que você invista na divulgação dos produtos.

Para isso, você pode fazer cartões e distribuir entre seus amigos e familiares, pedindo para que eles repassem para outras pessoas. Além disso, a divulgação em meios digitais também é muito eficiente, é possível utilizar o Facebook e o Instagram, por exemplo.

No caso das redes sociais, fique atento para separar a página da sua empresa de salgados da sua página pessoal. Isso significa que você precisa criar uma página profissional do Facebook, exclusiva para divulgar os produtos, nutrindo-a periodicamente com conteúdos. No Instagram, a situação é semelhante, o que significa que é preciso ter uma página só para o seu negócio.

8. Considere o uso de máquinas

Existem máquinas exclusivas para a produção dos mais diversos tipos de salgados. Elas podem ser grandes aliadas na hora de aumentar a produção e garantir a qualidade dos produtos.

Isso porque as máquinas conseguem garantir a padronização dos salgados, uma vez que já recheiam e cortam os produtos. Além disso, produzem muito mais rápido do que apenas uma pessoa, permitindo a expansão do seu negócio de salgados.

Assim, apesar de o investimento inicial ser relativamente alto, o retorno vem rapidamente. Dessa forma, considere a compra de equipamentos para ganhar dinheiro com salgados.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante saber como agregar valor aos seus produtos e se destacar, a fim de garantir os lucros do seu negócio. E, para ganhar dinheiro com salgados, a situação não é diferente. Mas, com essas dicas, você está pronto para potencializar o seu negócio e crescer!

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia também o nosso próximo artigo e descubra como ganhar dinheiro com minissalgados!