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Como manter um relacionamento saudável com funcionários

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Uma das chaves do sucesso para o desenvolvimento do seu negócio é o relacionamento saudável com funcionários e sócios. Afinal, um ambiente ruim pode diminuir a produtividade e causar problemas que podem alcançar até mesmo instâncias jurídicas. Portanto, confira nossas dicas para manter a atmosfera de trabalho saudável.

Estabeleça uma comunicação eficiente

Uma das maneiras de manter um bom ambiente é facilitar a comunicação entre todos os funcionários. Por isso, seja organizado (a) e deixe bem claro quais atividades devem ser realizadas por eles. Além disso, esteja sempre atualizado sobre avisos importantes, como escalas, férias, etc.

Conheça bem os colegas de trabalho

Nem todas as conversas no ambiente de trabalho devem ser sobre assuntos profissionais. Tire um tempo para conversar sobre a vida dos seus colegas, suas aflições e realizações, etc. Um bom relacionamento saudável com funcionários deve ser construído na base da confiança entre todos. Porém, não seja invasivo (a). Apesar de ser necessário um convívio sadio, todos devem ter seus próprios espaços. Logo, não toque em assuntos delicados e nem relembre situações desconfortáveis para os outros.

Valorize as conquistas profissionais

Sabe quando seu colega faz um trabalho excepcional, executou uma tarefa de maneira brilhante? Então, valorize essa conquista, elogie e coloque-se perto da pessoa. A valorização é muito importante para os trabalhadores, que sentirão mais vontade em alcançar novos objetivos.

Seja didático

Nem todos os funcionários do negócio serão especialistas nas suas funções. E mesmo que não sejam, isso pode ser uma vantagem, afinal, todos devem ser complementares em suas habilidades. Por isso, contribua para um ambiente onde todos aprendam diferentes atividades, de maneira que cada um conheça todos os processos da empresa.

E, para isso, nada melhor que ser didático. Tenha calma na hora de explicar determinadas atividades e esteja sempre a disposição para eventuais dúvidas. Se possível, crie manuais e orientações por escrito.

Tem experiências positivas, como a dos profissionais da Rimaq, de um relacionamento saudável com funcionários? Conte sua experiência para a gente!

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