Prensa de sublimação: conheça mais sobre ela!

Transferir imagens para um produto: parece simples, não é mesmo? Pois saiba que esse pode ser um ótimo empreendimento para que você abra seu próprio negócio e conquiste sua independência financeira. 

Para isso, é preciso utilizar um equipamento chamado prensa de sublimação. Quer saber mais sobre ele? Então continue a leitura e descubra tudo a respeito desse assunto agora mesmo! 

Como está o mercado de estamparia? 

Personalizar canecas, chaveiros, bonés, camisas, entre tantos outros produtos, é uma demanda do mercado atual. Existem muitas empresas que querem produtos de estamparia para oferecer a colaboradores e clientes. Além disso, buffets de festas também investem cada vez mais nesse tipo de brinde a fim de agregar valor ao evento com o uso de produtos personalizados. 

É por isso que a estamparia é um nicho de mercado em crescimento na atualidade. No entanto, para fabricar esses tipos de produto, é essencial contar com prensas de sublimação que tenham qualidade e sejam adequadas ao material que será utilizado.

A seguir, descubra mais sobre esses equipamentos.

Quais são os tipos de prensa de sublimação disponíveis no mercado?

Na hora de escolher o melhor equipamento para o seu negócio, é essencial entender quais são os tipos de prensa de sublimação disponíveis no mercado. Isso porque existem diversos modelos e cada um deles possui uma determinada finalidade. Mas não é só isso: por ser um mercado em crescimento, surgem prensas diferentes a todo momento. 

Conheça agora as principais delas:

Prensa plana

Esse é o modelo mais versátil, uma vez que oferece ao microempreendedor a opção de personalizar até 150 tipos de produtos. A prensa plana estampa camisetas, capas de celular, azulejos, pedras de ardósia, chaveiros e muitos outros produtos. 

Prensa de caneca

Com a prensa de caneca, você pode trabalhar estampando uma infinidade de materiais: vidro, alumínio, ferro esmaltado, porcelanato, plástico (polímero), entre outros. 

Prensas de boné

Considerada uma das mais simples de serem manuseadas, a prensa de boné tem um molde que torna possível estampar tanto a frente quanto as laterais desses produtos. 

Prensa para pratos

Além da função indicada pelo nome, a prensa para pratos também se destaca pela capacidade de estampar pingentes de cerâmica. Isso significa que os pratos também devem ser desse mesmo material.

Prensas mistas

Existem equipamentos que reúnem vários tipos de máquinas, podendo ser utilizados para estampar produtos variados. São as prensas de sublimação 8 em 1, 6 em 1 e 4 em 1, por exemplo, sendo que o primeiro número indica a versatilidade do aparelho.

Como funciona a prensa de sublimação?

A prensa de sublimação funciona de forma muito simples, sendo fácil de ser operada por qualquer pessoa com um treinamento básico. Sua base é feita de aço naval para evitar que a máquina empene e garantir a durabilidade. 

Ela possui um sensor de tempo e temperatura para que você possa estampar cada objeto de acordo com suas especificidades. Uma camiseta, por exemplo, leva 30 segundos para ser estampada a 200°C, enquanto um azulejo leva 180 segundos na mesma temperatura. Já uma caneca, por sua vez, precisa de 250 segundos a 180°C.

Dessa forma, basta fazer a pressão específica no produto, sempre levando em consideração a temperatura adequada e o tempo predeterminado para estampar cada tipo de peça.

Quais são os prós e contras de adquirir uma prensa de sublimação?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as prensas de sublimação, está na hora de entender um pouco mais os prós e contras de investir nesses equipamentos.

A principal vantagem é o fato de que você passa a possuir uma máquina versátil que atua em um mercado promissor. Com uma prensa de sublimação em mãos, é possível agregar valor a qualquer produto que possa ser personalizado.

E as opções de negócio são muitas! Você pode investir na personalização de uma série de objetos diferentes com finalidades distintas: eventos, empresas, brindes e até mesmo a eternização de lembranças para presentear clientes.

As prensas de sublimação permitem maior padronização de peças e escalabilidade do negócio. Isso significa que, ao mesmo tempo em que você ganha em qualidade, também aumenta a agilidade na personalização de produtos. Dessa forma, você é capaz de potencializar seu negócio e recuperar rapidamente o dinheiro investido no equipamento. 

Porém, existem algumas desvantagens sobre as quais é preciso estar ciente. É necessário cuidar da manutenção e troca de peças constantemente, de forma a evitar falhas nos produtos personalizados ou até mesmo acidentes.

Vale salientar ainda que máquinas como a prensa mista não permitem realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. Ou seja, se você estiver estampando uma camisa, não poderá se dedicar a outra sublimação simultaneamente. Por um lado, há um ganho em versatilidade. Mas por outro, uma perda em agilidade.

Como escolher a melhor prensa de sublimação para o seu negócio?

Em primeiro lugar, é importante entender quais são suas necessidades na hora de escolher uma prensa de sublimação para seu negócio. Você precisa se questionar sobre qual produto deseja fabricar e qual o tamanho do negócio que deseja ter. 

Porém, a escolha da prensa de sublimação ideal vai além disso. Também é essencial conhecer a qualidade do equipamento. A prensa da linha Stampcor, por exemplo, tem um histórico de pouca necessidade de manutenção e peças sempre acessíveis. Isso significa que, além de contar com o equipamento de uma empresa que já está há 40 anos no mercado, você ainda garante a durabilidade do seu produto. 

Por fim, é essencial considerar o suporte oferecido pela empresa na qual você adquirir sua prensa de sublimação. Isso porque, no caso de necessidade de manutenção, a assistência técnica deve ser capaz de reparar o equipamento com agilidade e eficiência, evitando que você perca muito tempo de trabalho com a máquina. 

A prensa de sublimação pode ser a solução que você precisa para aumentar os lucros do seu negócio e ganhar a independência financeira com a qual tanto sonha. Portanto, considere investir nesse tipo de equipamento e aproveite todos os benefícios que ele pode gerar para você.

Depois de todas as informações acima, temos certeza de que você ficou expert no assunto. Correto? Então entre em contato com a Rimaq agora mesmo e conheça nossas soluções. Será um prazer atendê-lo!