Pare de perder dinheiro: aprenda como fazer uma boa promoção

Muitos empreendedores torcem o nariz quando se fala em preparar uma campanha promocional, pois acreditam que isso pode reduzir o lucro total do período por diminuir o valor do produto unitário.

Porém, além de aumentar o volume de vendas em um determinado período, promoções costumam atrair a atenção do público para a sua loja, principalmente aqueles que não conheciam o negócio ainda, possibilitando novas compras futuramente.

Assim, você pode estar perdendo dinheiro se tem receio de investir neste tipo de ação. Por isso, é essencial saber como fazer uma promoção que trará resultados significativos para o negócio. Continue lendo e veja dicas imperdíveis, potencialize suas vendas e conquiste o sucesso.

Defina um objetivo claro para a campanha promocional

Para que a sua campanha seja efetiva, é fundamental que ela tenha um objetivo bem claro. É isso que norteará qual o tipo de promoção que será feita.

Por exemplo, o intuito é aumentar o volume de vendas no período e gerar queima de estoque? Então a redução nos preços por meio de desconto é uma solução mais indicada.

Já se a ideia é captar novos clientes, que tal oferecer condições especiais para quem trouxer um amigo para a compra?

Uma terceira opção é, caso queira reter o cliente, realizar um plano de fidelidade, de forma a conceder condições especiais após determinado número de compras.

Assim você conseguirá definir o que de fato trará os resultados esperados e fazer da sua promoção um sucesso.

Conheça bem as características do seu público-alvo

Outro ponto que merece atenção é conhecer as características do seu público-alvo. Isto porque há diferenças que podem parecer sutis, mas farão diferença no final da sua ação promocional.

Por exemplo, se você vende produtos geek, é importante compreender as peculiaridades do perfil desse público, as suas formas de realizar as compras, quais são os períodos mais propícios, os erros que não pode cometer, a linguagem que deve ser usada para divulgação etc.

Assim, torna-se mais fácil fazer uma ação impactante e envolvente, que acarrete resultados positivos para a sua empresa.

Ofereça valor ao cliente

O cliente precisa sentir que está sendo gerado algum valor na compra de determinado produto em uma campanha promocional. Não ressalte apenas o valor mais baixo, porque esse tipo de comunicação não traz bons resultados isoladamente.

Por exemplo, ao vender um eletrodoméstico mais barato, não ressalte apenas a economia, mas os benefícios que aquele produto traz para a vida do comprador, como praticidade, agilidade, melhorias no dia a dia, entre outros.

Faça uma campanha de divulgação eficiente

Não adianta fazer um planejamento impecável da promoção se o seu público não souber dela, não é mesmo? Por isso, é imprescindível realizar uma divulgação eficiente, que inclua os seguintes aspectos:

  • direcionamento para o target escolhido;
  • antecedência para que o público possa ser informado sobre ela;
  • informações claras, corretas e precisas;
  • linguagem adequada para o público-alvo;
  • uso dos canais adequados e que o target mais utiliza.

Por meio dessas dicas, você conseguirá não só planejar, mas implementar uma campanha promocional que poderá trazer resultados significativos para a sua empresa.

Agora que você sabe como fazer uma promoção, que tal continuar acompanhando dicas de como potencializar a rentabilidade e o sucesso da sua loja? Então comece descobrindo como ser um empreendedor de sucesso com nossas dicas.