O que é um pequeno empreendedor e como se tornar um

Criar uma marca forte, deixar um legado e impactar a sociedade com sua visão: ter um negócio de sucesso é o sonho de muita gente. Em tempos de crise, então, a possibilidade de se tornar dono do próprio nariz parece ainda mais tentadora. É aí que, muitas vezes, nasce o pequeno empreendedor.

Se você sonha em ter um negócio de sucesso mas não sabe muito bem por onde começar, o material que preparamos pode trazer respostas para muitas das suas perguntas. Acompanhe-nos e dê o primeiro passo na sua jornada de sucesso!

Boa leitura!

Toda jornada começa com o primeiro passo

É claro que o sonho de todo empreendedor é criar um negócio de sucesso, uma marca ou empresa por meio da qual ele possa deixar sua impressão digital no mercado e na sociedade, além de ter altos lucros.

Entretanto, bem poucos empresários possuem meios e capital para lançar uma grande operação logo de cara. Por isso, o caminho mais seguro é começar pequeno, correndo riscos controlados para, só então, expandir seu negócio à medida que você e sua empresa amadurecem.

Olhe para os maiores impérios empresariais de hoje e você verá que quase todos tiveram um início modesto. Facebook, Amazon, McDonald’s: todos eles começaram como pequenos empreendedores e conquistaram sucesso e reconhecimento mundiais.

O que é um pequeno empreendedor

Para colocarmos de forma bem objetiva, o Microempreendedor Individual (MEI) é um programa criado pelo governo federal para incentivar a formalização de pequenos negócios informais, dando maior segurança ao microempresário.

Uma vez atendidas as especificações exigidas pelo programa, o seu cadastro como MEI e a abertura do CNPJ são bastante simples e podem ser feitos online.

Como você pode se tornar um pequeno empreendedor

O programa de Microempreendedor Individual não faz muitas exigências para a criação do cadastro ou abertura de CNPJ. Basta preencher alguns dados sobre você e a atividade que exerce no Portal do Empreendedor e pagar uma taxa de inscrição.

Lá você também pode encontrar diversas informações sobre suas obrigações e direitos como Microempreendedor Individual, bem como imprimir as guias para recolhimento da Previdência Social que permitirão que você se aposente no futuro.

Desafios do empreendedorismo

Como tudo aquilo que oferece grandes recompensas, no empreendedorismo também há grandes desafios a serem superados. Alguns dos mais comuns são:

  • ausência de um salário fixo: é comum que o pequeno empreendedor se sinta desconfortável ao abandonar a certeza do contracheque no fim do mês em busca do lucro  sobretudo no início da sua empresa. Manter a contabilidade organizada é fundamental nesse momento;
  • risco constante: independentemente da atividade que você exerça, abrir uma empresa é se expor ao risco, sempre. Entretanto, lembre-se: sem riscos, não há recompensas;
  • concorrência: mesmo que sua ideia seja original, sempre haverá o risco de que concorrentes apareçam e comecem a competir com você pelos clientes. Aqui, a dica é investir em qualidade e relacionamento com os clientes.

Vantagens de ser um pequeno empreendedor

Ao optar por regularizar sua pequena empresa e assumir os riscos inerentes a ser um pequeno empreendedor, porém, você também tem acesso a alguns benefícios, como:

  • previdência social: ao fazer o pagamento mensal da guia DAS, você passa a ter acesso a todos os benefícios da Previdência Social  como auxílio-doença, auxílio-maternidade e, claro, aposentadoria;
  • burocracia facilitada: além de um processo de abertura muito simples, basta que você pague todos os meses sua guia DAS no Portal do Empreendedor e faça a declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Jurídica para que sua empresa continue totalmente legal;
  • empréstimos facilitados: de posse de seu CNPJ, você poderá solicitar linhas de crédito especiais para empreendedores junto ao seu banco ou a instituições destinadas especificamente para empresas.

Pronto para começar sua jornada como pequeno empreendedor? Os desafios são muitos, mas a realização dos seus sonhos certamente vale o esforço.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer partilhar sua experiência conosco, fique à vontade para deixar seu comentário aqui!