matéria prima para chinelos: eva e tiras

Matéria prima para chinelos: tudo que você precisa!

Quer começar a fabricar chinelos, mas não sabe por onde começar? Um bom ponto de início é saber o que você precisa para empreender neste mercado, tanto em maquinário como em matéria prima para chinelos.

Para auxiliar pessoas que estão iniciando neste mercado, preparamos este artigo listando a matéria prima para chinelos, explicando item a item e dando dicas valiosas para confeccionar produtos de boa qualidade.

Vamos lá?

Máquina para fabricar chinelos

Para começar a produzir chinelos você precisará de 3 equipamentos:

  • Cortador: corta a placa de EVA no formato do chinelo;
  • Fresadora: é uma máquina que rebaixa os furos na parte do solado para prender as correias/tiras de chinelos;
  • Colocador de Tiras: é um equipamento que auxilia na colocação das tiras, agilizando a produção.

Pode parecer muita coisa, mas não é. As Máquinas de Chinelos da Rimaq já são 3 em 1 e com apenas um equipamento você poderá fazer um chinelo completo, do corte às tiras. Isso porque elas já vem como fresadora e colocador de tiras acoplados.

A Máquina de Chinelos da Rimaq pode ser encontrada em dois modelos: Máquina de Fazer Chinelos automática capaz de produzir 540 pares por dia e a Máquina de Fazer Chinelos Manual com produtividade de 240 pares por dia.

Matéria Prima para chinelos

Quando o assunto é matéria prima para chinelos, temos uma boa notícia. Você precisará de apenas 2 materiais:

  • E.V.A de boa qualidade;
  • Tiras/Correias de chinelos.

Esses são os únicos materiais que você irá utilizar para fabricação de chinelos, porém, no mercado existe uma grande variação de E.V.A (também conhecido como borracha de chinelos). A seguir, irá descobrir como escolher o melhor E.V.A para os seus chinelos.

Borracha para chinelos

As borrachas para chinelos também são conhecidas como EVA.

O EVA é um material utilizado para diversas funções e existem várias composições desse produto no mercado, porém, duas delas ainda são bastante confundidas. São elas:

EVA para artesanato e EVA para chinelos.

A seguir veja uma breve explicação sobre cada  um dos materiais.

E.V.A de artesanato X E.V.A micro poroso

E.V.A micro poroso: é uma qualidade superior de E.V.A. Tem em sua formulação borracha e E.V.A, sendo a porcentagem de borracha maior que a de E.V.A. O material é flexível e macio e possui diversas espessuras e cores.

E.V.A de artesanato: É comumente encontrado em lojas de artesanato, também tem diversas espessuras e cores, porém, não é macio e é pouco flexível.

Maior Diferença entre os dois modelos

A maior diferença entre os dois tipos de E.V.A quando se fala em matéria prima para chinelos, é a sensação de maciez, conforto e durabilidade que o E.V.A micro poroso oferece e que o E.V.A para artesanato não consegue proporcionar. O E.V.A de artesanato não é capaz de absorver  impactos, ou seja, é como se você estivesse pisando em um chão duro.

É claro que há uma diferença de valores. Com o E.V.A de artesanato é possível fabricar um chinelo pela metade do valor que você fabricaria um chinelo de E.V.A micro poroso. No entanto, o valor de venda também é menor, haja visto que é um chinelo inferior.

Nossa Dica!

Produtos de qualidade formam clientela satisfeita, que volta a comprar sempre de você. É melhor trabalhar com produtos excelentes, do que vender produtos secundários e ter clientes insatisfeitos.

Correias ou tiras de chinelos

Hoje é possível encontrar tiras nas mais variadas cores e modelos. As mais vendidas são:

  • Tradicional: um pouco mais grossa, é o tipo de tira que vêm nos chinelos masculinos.
  • Slim: tira Fina, preferência feminina, no mercado você a encontra de diversas cores e até com variações de modelos.
  • Slim com Glitter: tendência em lojas e na moda, são as tiras finas com glitter. Existe até um modelo transparente que quando exposta ao sol fica levemente rosada.

Conclusão

Por fim, vale lembrar que a qualidade de um chinelo está atrelada à escolha da matéria prima para fabricação.

Normalmente quando uma pessoa adquire um par de chinelos ela está em busca de conforto e durabilidade.  Se você optar por utilizar matéria prima para chinelos sem qualidade, você fabricará um produto desconfortável e com prazo de usabilidade curto.

Consequentemente, os seus clientes ficarão insatisfeitos e não voltarão a comprar de você. Portanto, se você quer ter sucesso com uma fábrica de chinelos, a dica é encontrar materiais de boa qualidade para a fabricação de chinelos, por um preço acessível.  Assim, você poderá oferecer produtos com um bom custo-benefício para os clientes.

Agora que você já sabe qual a matéria prima para chinelos necessária para a começar a sua produção, dê o segundo passo na sua jornada e veja este tutorial de como fazer chinelos com a Máquina de Fazer Chinelos da Rimaq.

máquina de chinelos