Impressora para transfer

Impressora para transfer aprenda a escolher a melhor para sua estamparia

Impressora para transfer - acabe com a dúvida de escolher qual a melhor. Uma das maiores dúvidas na hora de montar uma estamparia está atrelada a qual impressora para transfer  ou impressora para estamparia (chame como preferir, ok?) é a melhor ou a mais recomendada.

A resposta para esse assunto pode ser muito simples de ser dada.  E essa é…………….. PESQUISA!

Nesse artigo iremos ensinar como escolher a  impressora para estamparia ideal, ao longo do artigo você entenderá todos os macetes para escolher o melhor equipamento para montar sua estamparia

Aqui você entenderá que o segredo para comprar a melhor impressora não está apenas em olhar o preço e a velocidade de impressão de cada uma e sim na sua capacidade de pesquisar e entender qual impressora se adapta melhor a seu publico alvo.

Entenda que não é necessário ser uma pessoa com experiência no assunto, mas existe a necessidade de conhecer o básico para não sair “vendido” a primeira impressora para transfer que colocarem a sua frente.

Sobre impressoras

No mercado existem diversas marcas e modelos de impressoras para transfer, das maiores as menores, das mais caras as mais baratas, entre todas essas impressoras disponíveis separamos alguns modelos (e não as marcas) para utilizarmos de exemplo quando tema é estamparia.

Impressora para estamparia

Para trabalhar com estampas podemos utilizar três tipos de impressoras para transfer, são elas:

– Impressora Sublimática;

– Jato de Tinta com tinta pigmentada;

– Laser colorida.

Funções

Pode não parecer, mas cada uma dessas impressoras para transfer tem uma função diferente quando o assunto é estamparia e pode ser conveniente pensar em investir em pelo menos duas impressoras para ter uma gama maior de produtos que podem ser personalizados.

Esse é aquele tipo de investimento que se paga com o tempo de trabalho!

Impressoras sublimáticas

Vamos começar falando sobre impressoras sublimáticas, essa é uma impressora jato de tinta com adaptador de bulk ink .

 

Adaptador de bulk ink para impressora jato de tinta própria para estamparia.

 

O nome Sublimática, faz referência às tintas utilizadas no processo de sublimação, que são as próprias tintas sublimáticas.

O papel para trabalhar com esse tipo de impressora deverá sempre ser o transfer sublimático, um papel que quando aquecido por sua máquina de estampar faz com que a tinta se transforme em um gás e esse gás fixa no material que esta sendo estampado, em outras palavras é a transformação do estado sólido (transfer) para o estado gasoso (produto estampado) sem passar pelo estado liquido. Esse é o famoso processo da sublimação.

 

Impressora sublimática marca Epson

Materiais que podem receber sublimação:

Desde que começou a ser difundida no mercado a sublimação ganhou bastante espaço, isso por que essa técnica permite personalizar desde tecidos com no mínimo 30% de poliéster a materiais rígidos como alumínio, canecas, pratos, azulejos, chinelos e também papeis e papelões como mouse pad, embalagens, etc.

Todos os produtos utilizados para sublimação deverão ser próprios para essa técnica, ok?

No mercado não é difícil encontrar esse tipo de produto por valores bastante acessíveis.

Marca e modelo

Infelizmente para quem trabalha com sublimação não existem muitas opções para marcas de impressora disponíveis no mercado, a única (que não fabrica impressoras em escala industrial) é a EPSON, pois trabalha com um sistema chamado de Piezo Elétrico.

Esse sistema faz com que uma corrente elétrica empurre as tintas de maneira mecânica para realizar a impressão através dos bulks, esse sistema é muito mais versátil que os utilizados em impressoras HP, Lexmark, Canon etc. Pois dosa as tintas de uma maneira muito mais precisa, dando uma melhor definição as imagens, além de não aquecer os cabeçotes na hora de rodar a impressão.

O sistema adotado pelas impressoras HP, Lexmark, Canon, etc. É conhecido como Buble Jet, esse aqueça o cabeçote de impressão em uma temperatura de até 500 cº em poucos milissegundos e faz com que a tinta saia pelos orifícios da cabeça de impressão.

A tinta sublimática é uma tinta totalmente a base de água e o calor faria com que a tinta evaporasse, e isso fará com que sua impressora seja danificada, por isso é importante saber a diferença entre os modelos de impressoras.

Impressoras Jato de Tinta

Enquanto as impressoras para sublimação estampam todo aquele vasto arsenal de produtos, os Jatos de tinta com tinta Pigmentada servem para estampar tecidos 100% algodão, o único produto não suportado pela sublimação.

Com uma boa impressora Jato de Tinta você consegue imprimir estampas com qualidade bem próximas ou superiores a algumas impressoras lasers.

Para esse tipo de impressão é necessário trabalhar com transfers próprios para impressora jato de tinta, no caso de tecidos claros o transfer poderá ser Inkpro, Light, Bright etc.

 

Impressora própria para estamparia em tecidos 100% algodão, impressora jato de tinta com tinta pigmentada

Materiais que utilizam impressão com tinta pigmentada

As impressoras jato de tinta com tinta pigmentada são impressoras para estampar camisetas e tecidos 100% algodão.

Marca e modelo

Diferente das impressoras sublimáticas a Jato de tinta com tinta Pigmentada não difere o tipo de cabeçote, essa pode ser tanto impressoras HP, LEXMARK ou CANNON, quanto uma da marca EPSON, etc.

Basta você escolher o transfer correto para o seu modelo de impressora e as cores dos seus tecidos.

Não esqueça:

As tintas para esse modelo de impressora precisam ser pigmentadas, as mesmas que veem com a sua impressora.

 

Impressora laser colorida

A impressora Laser Colorida tem a mesma função das impressoras Jato tinta com tinta pigmentada, porém, com uma qualidade de impressão extremamente superior, uma velocidade de impressão muito maior e uma economia muito grande na hora de fazer a impressão.

Impressoras a laser trabalham com tonner ao invés de cartuchos como nas impressoras jatos de tinta.

O tonner é um equipamento um pouco mais caro que um cartucho de tinta convencional, mas dura muito mais e realiza suas impressões com mais fidelidade a arte e economia.

Os papeis transfers são os mesmos utilizados pela impressora jato de tinta, porém, próprios para impressoras lasers.

 

Impressora laser colorida para estamparia de tecidos 100% algodão.

Importante

Para quem trabalha com estamparia em canetas, a impressora deverá ser uma laser colorida com óleo de fusão no motor.

Como escolher a melhor impressora para estamparia:

 

Acabe com as suas dúvidas no momento de escolher a sua impressora para estamparia.

 

Você reparou que durante todo o artigo não falamos em qual impressora é melhor para “fulano” e qual é melhor para “ciclano”?

Existe um motivo para isso, e é bem simples.

É necessário que você escolha a sua impressora para estamparia tendo em mente qual a necessidade do seu cliente.

O primeiro passo ao escolher uma impressora é fazer duas perguntas básicas:

– O que você quer ofertar?

– O que seu cliente quer receber?

E para responder essa pergunta nunca se esqueça que  a vontade do seu cliente deve estar acima das suas próprias.

Para ajudar segue uma pequena lista com pontos necessários para facilitar a escolha de sua impressora.

Tamanho de Impressão

Não adianta ter em mente estampar uniformes de times de futebol se você não tem uma impressora com o tamanho adequado para uma camiseta grande, esse é o caso de pesquisar por impressoras A3 ou maiores, porém o contrário também pode acontecer.

Se sua ideia pode ser estampar capas de celular, roupinhas de bebes ou quaisquer produtos pequenos, esse é o caso de utilizar uma impressora A4 ou A3 no máximo.

Número de cores

Existem impressoras (jato de tinta) que possuem algumas cores adicionais além das tradicionais CMYK. (essas são voltadas para quem irá trabalhar com tintas pigmentadas)

Em geral impressoras com quatro cartuchos já bastam, porém, quem tem em mente trabalhar com fotografias e tem a ideia de captar nuances diferentes com a tonalidade de cor, pode ser interessante pensar em algumas variações de tons.

Durabilidade

Nenhuma impressora foi feita para durar para sempre, principalmente as jatos de tintas com bulk ink, algumas marcas (a grande maioria) colocam chips em seus cartuchos, e esses chips não sabem dizer ao certo quantas impressões já foram feitas, eles simplesmente medem a quantidade de tinta que possuem em cada cartucho, ignorando assim o bulk, portanto é comum quem trabalha com impressão de muitos arquivos terem de resetar os cartuchos várias vezes, algumas pessoas alegam que esse procedimento diminui o tempo de vida útil da impressora, mas em geral, não estranhe se você utiliza a impressora todos os dias e em dois anos ela parar de funcionar.

Velocidade de impressão

Se existe uma coisa chata, principalmente para quem trabalha com impressoras jatos de tinta é o tempo que essas levam para fazer uma impressão, hoje existem impressoras que fazem esse trabalho de uma forma bastante rápida, mas algumas ainda demoram bastante tempo, portanto, coloque esse item na balança quando for comprar sua impressora.

Preço

Repararam que o preço ficou por último? É exatamente por que ele precisa ser pensado depois de todos os outros itens, a velha expressão “O Barato sai caro” se encaixa perfeitamente quando estamos falando de montar uma estamparia e mais ainda sobre o seu negócio!

Pesquise bastante, mas não leve o preço como único atributo para comprar uma boa impressora para estamparia.

Conclusão

Como citamos no inicio do artigo, nessa página você irá encontrar o “manual” para escolher sua impressora para estamparia, com essas informações será possível entrar em qualquer loja e conversar com o vendedor sabendo o que deseja sem se preocupar em sair “vendido” e correr o risco de comprar o famoso “elefante branco”.

Se você seguir todas as dicas dadas nesse artigo, fará o investimento correto em um produto de qualidade que será de suma importância para o resultado dos seus produtos estampados.

Leia o artigo, pesquise, pesquise e pesquise mais um pouco

máquina-de-estampar-copos