máquina de massas

Qual a importância de ter uma máquina de massas para o sucesso de um empreendimento?

Começou a empreender e pouco a pouco sente a necessidade de dar passos maiores, mas não sabe por onde começar? Ou talvez você já esteja em uma produção própria, mas deseja ter um faturamento maior e com mais sustentabilidade? Saiba como uma máquina de massas pode levar o seu negócio a outro nível de lucratividade!

A última pesquisa realizada pelo Sebrae destaca, dentre os segmentos de expansão, o de fabricação e comercialização de alimentos. O estudo revela que os restaurantes, padarias, bares, lanchonetes também estão incluídos nesse processo de crescimento de faturamento.

Isso significa que a demanda só aumenta, o mercado precisa de produtos de qualidade e em grande quantidade. Para tanto, não basta que o empreendedor dependa da produção manual. Ele precisa e pode ir além desses recursos disponíveis.

Você sabia que muitos empreendedores comuns se tornaram referência em seu ramo, porque simplesmente eles avançaram no negócio? Este artigo é para você que deseja conquistar a sua independência financeira o quanto antes e, o melhor: ter mais qualidade de vida.

Entenda a relevância de você ter uma máquina de massas

O empreendedor que investe no próprio negócio, certamente vai desfrutar das colheitas em um futuro breve. Muitos começam a vender algo e com o passar do tempo sentem a necessidade de ampliar o leque de ofertas para o seu cliente.

Foi justamente isso que aconteceu com a franquia Bom de Vera. Mesmo na crise, ela expandiu os investimentos e lucrou ainda mais. “A máquina possibilitou uma sobra na produção e deu espaço para que Braga pudesse negociar franquias nos três meses seguintes.”

Esse trecho foi retirado do livro: Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto: conselhos e lições de 51 dos empreendedores mais bem-sucedidos do Brasil, lançado em 2005 pelo Instituto Empreender Endeavor.

Nessa história, o empreendedor superou todas as crises e os próprios limites, sonhou alto e conseguiu ir além do que podia imaginar: criou uma franquia de salgados e doces. Se mesmo assim você ainda está pensando que esse negócio de automatizar a produção não é para você, confira logo mais abaixo outras vantagens.

Veja os benefícios de uma máquina de massas

A maior vantagem de automatizar os processos é a recorrência de clientes que conhecem e, por isso, sempre aprovam o sabor do salgado ou doce. Isso é sobretudo parte inerente de uma estratégia de negócio bem-sucedido.

Padronizar os procedimentos, ampliar os produtos ofertados, ter mais tempo para cuidar da execução de novas ideias para lucrar mais são alguns dos principais ganhos. Confira a seguir outras vantagens.

Automatizar a produção

A produção padronizada garante uma clientela fiel. Nesse momento conta, e muito, a primeira experiência do cliente, assim como vale a segunda. Infelizmente existem consumidores que aprovam a primeira compra e reprovam as seguintes, pois ele identifica uma qualidade inferior.

Em alguns casos, isso ocorre por causa da falha operacional. Ela, muitas vezes, acontece com a gramatura errada ou o atraso para colocar os ingredientes na massa. Por causa disso, estabelecer um padrão de produção de modo a não depender de erros humanos garante um produto com qualidade e clientes fiéis a longo prazo.

Reduzir custos

Como em todo início de negócio, é imprescindível que o empreendedor entenda bem a questão dos custos. Uma máquina eficiente garante uma diminuição dos seguintes dispêndios: contratação de mão de obra complementar, horas extras, erro operacional, redução de entregas atrasadas, entre outros.

Além disso, melhor ainda se a máquina em questão disponibilizar um suporte, assistência técnica, manutenções e canais para contato rápido e eficiente.

Sobrar tempo para focar em ideias estratégicas

Além de diminuir os custos, investir em um maquinário faz com que as horas sejam multiplicadas. Porque se aqueles processos rotineiros forem padronizados, resta mais tempo para você se concentrar no crescimento do seu negócio e realizar as seguintes atividades:

  • focar em um plano de marketing eficiente;
  • aprender novas receitas;
  • realizar algum curso sobre empreendedorismo;
  • planejar as metas de vendas do negócio;
  • diversificar as ofertas de produtos;
  • aproximar-se mais dos clientes.

Como vimos, com uma boa administração da rotina, você terá muito mais tempo no qual a sua mente estará mais propícia para estruturar um negócio mais lucrativo e sustentável.

Diversificar a produção

Outra vantagem é variar as fontes de renda com o mesmo aparelho. Uma máquina de fabricar massas abre um leque de oportunidades na sua cadeia produtiva, você não tem noção da abrangência de produtos.

Entre os principais tipos, listamos a variedade de salgados e doces que pode produzir e comercializar:

  • pão de queijo;
  • coxinha de frango;
  • bolinha de frango c/ catupiry;
  • esfirra de carne;
  • quibe;
  • empada;
  • croquete;
  • bolinha de queijo;
  • mini churros;
  • brigadeiro;
  • pães integrais.

Como você percebeu, as opções são infinitas, sem mencionar da praticidade de trocar os recheios e atender um público focado em vida saudável, emagrecimento e veganismo. Com essa oportunidade e alta demanda, poderá oferecer até nas escolas.

Além disso, com esse recurso você terá ainda elevada disponibilidade para fornecer para mais restaurantes, bares, cafeterias, festas de casamentos, formaturas, aniversários, supermercados, entre outras eventos e estabelecimentos.

Outra dica é que dependendo do seu cliente, você pode vender salgados prontos ou congelados, levando a sua produtividade a um novo nível empresarial. Essa escolha só depende de você mudar de vida e lucrar ainda mais com o seu negócio.

Saiba como escolher a máquina de massas ideal

Agora que você já entendeu os benefícios de se ter uma máquina, confira as dicas para escolher o equipamento ideal para alavancar o seu negócio:

  • certificada por órgãos públicos;
  • conforme a meta de produção;
  • de acordo com o nível de qualidade;
  • fácil de ser higienizada;
  • disponibilidade de treinamentos para manusear o equipamento.

Além desses critérios acima, o empreendedor deve verificar se a empresa fornecedora do maquinário é reconhecida no mercado. Nesse caso, a Rimaq, por exemplo, está há mais de 40 anos transformando os sonhos de milhares de empreendedores em realidade.

Viu como esse negócio de automatizar os processos é vantajoso e como um simples passo pode mudar a sua vida para sempre? O mercado está aí, as portas estão abertas, depende de uma atitude sua para conquistar a independência financeira.

E aí, o que achou do nosso artigo? Viu como uma máquina de massas eficiente pode levar o seu negócio a outro nível? Aproveite, entre em contato e dê esse passo rumo a sua independência financeira!

#,,,,