espetinhos vegetarianos preparação legumes verduras espetos

Espetinhos vegetarianos: o empreendimento da década

Como vimos anteriormente, empreender no setor de comidas de rua tem sido o caminho escolhido por diversas pessoas que desejam ganhar dinheiro. A venda de espetinhos não fica atrás, já que pode ser altamente rentável. Entretanto, existe uma demanda cada vez maior pelos espetinhos vegetarianos, já que, de acordo com pesquisa IBOPE de 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana.

Vegetariano ou vegano: você sabe a diferença?

Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre o vegetarianismo e o veganismo. E você, sabe qual é? Se não, vamos te contar.

O vegetarianismo é considerado, essencialmente, uma dieta. Ela exclui, em suma, alimentos de origem bovina, suína, de aves e peixes. Entretanto, o vegetariano pode continuar consumindo produtos lácteos e derivados, como o leite e o queijo, e outros derivados de animais, como ovos e mel. Muitas vezes, o vegetarianismo pode ser adotado não apenas por questões éticas, mas também de saúde, religião, etc.

O veganismo, por sua vez, é considerado um estilo de vida, que exclui todos os produtos relacionados aos animais. Isso inclui, inclusive, produtos cosméticos, de vestuário e remédios. Além, é claro, de também excluir produtos lácteos, ovos e mel. Por isso, o veganismo é considerada uma opção primordialmente ÉTICA.

O mercado vegetariano e vegano

O movimento vegetariano e vegano tem ganhado força nesta década. Isso se explica através dos números. Em pesquisa IBOPE de 2012, apenas 8% da população do Brasil se declarava vegetariana. Já em abril de 2018, o número havia saltado para 14%, um crescimento de quase 75%. Se levarmos em conta a população brasileira, que é de aproximadamente 210 milhões de habitantes, o número de vegetarianos já é de quase 30 milhões de pessoas.

Esse número aumenta em regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba, onde a porcentagem de vegetarianos chega a 16%.

A pesquisa ainda mostra o aumento de interesse das pessoas por produtos veganos. 55% dos entrevistados pelo IBOPE diz ter interesse em consumir produtos caso estivessem melhores indicados nas embalagens ou tivessem preços mais acessíveis. Aliás, tais números mostram uma mudança de cultura alimentar da população brasileira, como afirma o presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Ricardo Laurino: “O vegetarianismo está deixando de ser uma escolha de uma parcela restrita da população, para rapidamente ocupar posição central na mesa dos brasileiros”.

Por que vender espetinhos vegetarianos?

Como explicitado na nossa matéria sobre as vantagens de empreender vendendo churrasquinhos, esse é um mercado cada vez mais amplo. Seja em um evento esportivo ou em regiões empresariais, o espetinho é um grande sucesso de vendas. E se você quer aumentar seu público-alvo, deve investir na produção de espetinhos vegetarianos.

De produção relativamente simples, o churrasco vegetariano pode ser tão vantajoso quanto os de carne ou de frango. Existem diversas opções para fazer esse tipo de espetinho, e vamos explicitar abaixo como.

Assim como os espetinhos bovinos, onde várias opções de corte são aceitas, os vegetarianos também podem ser montados de acordo com o gosto de quem consome. Existem os vegetarianos/veganos que preferem o uso de tofu ou cogumelo. Outros, por sua vez, preferem espetinhos de vegetais e legumes. E há quem prefira a junção dos dois. Por isso, trabalhe com diferentes receitas veganas no seu negócio e atinja todos os públicos.

Abaixo, uma dica de receita elaborada pelo blog “Veganize”, confira:

Ingredientes

200 g de tofu prensado, cortado em cubos grandes, frito ou assado no forno e posteriormente marinado em molho de soja.

200 g de glúten, cortado em cubos grandes, salteado e posteriormente marinado em molho de soja.

1 berinjela, passada em sal, lavada, escorrida, cortada em cubos grandes e douradas em azeite.

1 batata grande, lavada, descascada, cortada em cubos e frita ou assada.

2 pimentões vermelhos grandes, assados diretamente sobre a chama e sem peles (submergidos em água fria) e cortados em pedaços grandes.

20 azeitonas sem caroço.

12 raminhos de couve-flor, cozidos “all dente”, dourados com azeite e salpicados com sal e pimenta.

Preparação:

Tempere com sal e pimenta todos os vegetais cozidos. Construa sobre o palito uma combinação de cores, alternando cada um dos ingredientes; sirva frio ou morno, acompanhado de maionese vegetal.

Cuidados

Lembrando que você pode substituir qualquer um dos ingredientes por outras opções veganas. Além disso, tome cuidado na hora de assar para não aproximar demasiadamente os espetinhos vegetarianos dos convencionais, pois muitos vegetarianos/veganos não gostam de qualquer gosto na alimentação que remeta ao paladar de origem animal.

O início do empreendimento

Se você pensa em trabalhar no segmento de espetinhos vegetarianos e ainda não sabe começar, conheça a Churras 360, máquina churrasqueira da Rimaq onde você vai conseguir assar até 30 espetinhos de uma só vez, com uma produção média de 180 churrasquinhos por hora. Acesse o link ou consulte um dos consultores da Rimaq através do telefone (11) 3030-1300.

Você tem alguma receita especial para espetinhos vegetarianos? Compartilhe conosco nos comentários!