Entenda o mercado de alimentação fitness e saiba como entrar

Com o aumento da expectativa de vida, é crescente o número de pessoas que buscam alcançar uma longevidade saudável. Para tanto, há duas principais ações que começaram a fazer parte da vida daqueles que estão se preocupando com a saúde: a prática de exercícios físicos e a alimentação fitness.

O mercado de alimentação saudável, que visa a saúde e o bem-estar, teve um crescimento de 98% de 2009 a 2014. Em meio a esses novos hábitos, entretanto, há uma rotina corrida que, muitas vezes, não permite que as pessoas tenham tempo para preparar suas próprias refeições.

Nesse cenário, o segmento da saúde voltado para a alimentação saudável torna-se um mercado promissor, principalmente para pequenas empresas, que podem ter um contato mais direto com o cliente. Pensando nisso, criamos este post para auxiliar os empreendedores que estão pensando em entrar no mercado de alimentação fitness.

Se esse é o seu caso, continue lendo, descubra tudo sobre alimentação saudável e saiba o que deve ser feito para você entrar com tudo nesse nicho e ter muito sucesso. Vamos nessa?

O crescimento do mercado de alimentação fitness

Segundo a Euromonitor International, empresa voltada para estratégias de mercado que analisa milhares de dados em todo o mundo, o mercado de alimento fitness tem uma previsão de movimentar 63 bilhões de reais no ano de 2018, tendo como resultado uma alta de 0,8% se comparado ao ano anterior.

A explicação para esses números vem do grande interesse dos brasileiros em consumir alimentos ricos em nutrientes. De acordo com o Sebrae, 28% dos brasileiros preferem esse tipo de alimentos, e 22% opta pelas opções naturais e sem conservantes.

As características do consumidor de alimentos saudáveis

público que mais se interessa em ter uma alimentação fitness, são as mulheres, os idosos e os consumidores casados. Essas pessoas buscam alimentos que tenham algum tipo de benefício à saúde, e estão constantemente à procura de novidades.

Apesar de estarem atentas e se importarem com a alimentação fitness, muitas vezes, as pessoas contam com uma rotina intensa e simplesmente não têm tempo para preparar refeições saudáveis. Ou seja, elas têm a intenção de melhorar a alimentação, mas nem sempre conseguem.

blog_banner-degust-plus

As opções de alimentos fitness

Existem muitas opções de alimentos fitness e saudáveis. Às vezes, algumas pessoas precisam optar por determinada linha de alimentação. Essa decisão está associada às necessidades de cada indivíduo.

A seguir, separamos os principais tipos de alimentação fitness que uma pessoa pode preferir. É importante lembrar que eles podem ser combinados entre si, logo, um não exclui o outro.

Alimentos com menos conservantes

Os conservantes são em sua maioria substâncias sintéticas e químicas que são adicionadas aos alimentos, com o objetivo de aumentar a sua durabilidade, mantendo fungos e bactérias afastados.

Apesar do efeito positivo de manter o alimento consumível por mais tempo, eles estão frequentemente associados a dificuldades digestivas, problemas metabólicos e câncer de intestino.

Alimentos orgânicos

Muitas pessoas optam por se alimentar apenas de produtos orgânicos. Mas, afinal, o que isso quer dizer? Escolher orgânicos nada mais é do que optar por alimentos livres de hormônios de crescimento ou antibióticos, como bioengenharia, radiação ionizante ou pesticida. Eles são naturais e, por isso, mais saudáveis.

Alimentos com uma menor quantidade de açúcar e sal

Açúcar e sal são dois vilões se consumidos em excesso. As doenças crônicas como pressão alta, diabetes e problemas cardiovasculares podem ser consequência do abuso desses dois elementos.

Muitas pessoas têm preferido alimentos que contenham uma quantidade menor dessas duas substâncias, ou que até mesmo as substituam por outras.

As oportunidades de negócios com alimentos fitness

Se você chegou até aqui deve estar se perguntando sobre as oportunidades de negócio para explorar esse mercado de pessoas interessadas em alimentação fitness, não é mesmo?

Então, confira a seguir algumas opções de negócios que separamos para você!

Venda de doces e salgados fitness

Produzir e vender lanches saudáveis é uma excelente opção de negócio. Em grande parte das vezes, as pessoas conseguem ir a restaurantes na hora do almoço e realizam refeições balanceadas.

Entretanto, a hora do lanche pode ser o momento que coloca toda a programação a perder. Isso porque em meio à correria diária é muito mais fácil comprar qualquer produto pronto e industrializado no mercado ao lado do trabalho, do que pensar em alimentos mais saudáveis, gostosos e elaborados.

É então que surge a oportunidade para aqueles que preparam alimentos fitness para serem consumidos durante os lanches diários. Dentre as opções pode-se destacar os doces fitness, que utilizam açúcar mascavo, frutas e ingredientes naturais.

Para opção salgada, as coxinhas de frango com ingredientes fitness como farinha integral e creme de ricota para substituir o requeijão despertam o apetite, são saborosos e práticos.

Para ajudar na produção, a empresa Rimaq comercializa uma máquina de fazer doces e salgados perfeita para pequenas empresas. Ela rende em média 5.000 mini coxinhas por hora, permitindo uma grande produção e consequentemente um bom lucro.

Venda de alimentos sem glúten e sem lactose

O mercado de alimentos especiais tem espaço aberto para novos empreendedores. O número de pessoas intolerantes a glúten ou lactose é alto. Somado a isso, há também aqueles que optam, por indicação médica ou de nutricionistas, por alimentos que não contenham essas substâncias.

Independentemente dos motivos, o nicho de mercado atrai consumidores, tornando-se uma boa opção de negócio. Atenção! É necessário respeitar as regras de comercialização e adequar o rótulo.

A alimentação fitness chegou para ficar! Com a crescente preocupação com a saúde e a busca pela qualidade de vida, com certeza, o mercado que envolve o bem-estar tem longos anos de ascensão pela frente. Se você quer ter sucesso no seu negócio embarque agora mesmo nesse nicho e não perca a oportunidade!

E então, gostou do post? Se depois de aprender um pouco mais sobre a alimentação fitness você ainda ficou com alguma dúvida, ou caso queira saber um pouco mais sobre o universo do empreendedorismo, entre em contato conosco! Estamos disponíveis para fazer o seu sonho empreendedor andar para frente.