Saber como vender nas redes sociais deixou de ser moda há muito tempo. Hoje, essa sabedoria é uma corrente de mercado da qual não se pode escapar. Os clientes estão sempre e cada vez mais conectados, portanto, as empresas precisam acompanhar esse movimento.
Algumas estratégias podem ser adotadas para conquistar esse aumento de vendas. Entender realmente o funcionamento das redes sociais, criar engajamento e focar os benefícios em vez das características técnicas são algumas das ações importantes.
Se você quer saber como levar seus negócios para o mundo virtual e alcançar uma audiência muito maior, acompanhe este post e expanda as fronteiras de sua marca.
Entenda a importância de vender nas redes sociais
Se existe uma plataforma de divulgação de bens, serviços e conteúdo, certamente, são as redes sociais, sobretudo, em um mercado como o brasileiro, considerado o país com mais perfis ativos no Facebook em todo o mundo.
Uma estratégia de marketing em redes sociais bem elaborada pode ter um impacto profundo nas finanças ao levar sua marca para pessoas que, muitas vezes, não ficariam sabendo da existência do seu negócio por outras fontes.
O uso das redes sociais para vendas também permite que seus clientes deixem avaliações positivas e divulguem, de forma espontânea, os seus produtos e serviços para amigos e familiares.
Crie engajamento por meio de conteúdo
O primeiro passo para criar um negócio de sucesso vendendo nas redes sociais é gerar engajamento na audiência, conferindo valor à sua marca junto ao seu público-alvo.
Uma das formas mais eficazes de criar esse envolvimento nas pessoas é por meio da geração de conteúdo diferenciado, ou seja, oferte aos clientes algo além dos seus produtos, alguma coisa que eles só poderão encontrar na página da sua empresa: conhecimento.
Identifique quem são seus clientes em potencial e o que eles procuram na internet, que tipo de conteúdo consomem online. Uma vez que você obtenha essa informação, crie conteúdos que serão ofertados de forma gratuita na rede.
Utilize ferramentas de gestão de mídias
Se a sua empresa já tem perfis nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube, administrá-los de forma eficiente pode se tornar um desafio, sobretudo, quando você ainda tem que lidar com as operações do negócio propriamente dito.
Para sanar esse problema, talvez seja interessante lançar mão de uma ferramenta de gestão de perfis de mídias. Com ela, você pode acompanhar todas as métricas das suas redes sociais, como menções, curtidas e inscrições, além de agendar suas postagens para os momentos de maior tráfego.
Invista em bons relacionamentos
A interação com o público é fundamental em um contexto no qual, cada vez mais, as pessoas fazem as suas compras por impulso e afinidades pessoais e, na era da internet, esses contatos precisam ser rápidos e eficientes.
Com isso em vista, procure manter um bom relacionamento virtual com seus clientes, respondendo a menções e perguntas nos chats, sempre e o mais rapidamente possível. Embora pareçam pequenos, esses detalhes impactam profundamente a percepção que as pessoas têm da sua marca, medindo o quanto você se importa com elas com base nessas interações.
Incorpore um serviço de social commerce
Social Commerce é um conceito que surge quando as empresas começam a usar as redes sociais para venderem seus produtos e serviços, incorporando o sistema de e-commerce aos seus perfis.
A grande vantagem da adoção dessa estratégia é a possibilidade de venda imediata, diretamente ao consumidor final, sem a necessidade de intermediários. Utilize esse sistema incorporando alguns plug-ins em sua página, como botões de like e ferramentas de avaliação da experiência do cliente.
Utilize vídeos
Sabia que o YouTube conta com mais de 98 milhões de usuários aqui no Brasil? Pois é! Isso quer dizer que, se o seu negócio ainda não investe nessa rede social, você está perdendo clientes. O YouTube pode ser decisivo para a divulgação da marca ou produto da sua empresa.
Nesse sentido, comece criando o canal do seu negócio e faça o planejamento das pautas que atendem às preferências do seu público. Essas devem ser bem variadas — por exemplo: apresentação de produtos, tutoriais e palestras. Ao definir os formatos e temas que serão desenvolvidos, nunca deixe de lado a elaboração de um bom roteiro.
Em seguida, grave e edite com sabedoria. No momento da edição, crie sua própria vinheta para que o espectador assimile o conteúdo com mais facilidade.
Depois, otimize as palavras-chave. É necessário caprichar na escolha das descrições e dos títulos para que os usuários do YouTube caiam direto no seu canal quando pesquisarem por assuntos relacionados à sua marca.
Por fim, faça a divulgação em outras redes sociais. Uma dica interessante é convidar canais com temáticas semelhantes às suas para realizar parcerias. Mantenha o seu canal organizado e boas vendas!
Não deixe o cliente esperando respostas por muito tempo
Esta é uma constatação óbvia: as redes sociais encurtaram as distâncias entre o público e as empresas. Por isso, os clientes querem uma resposta o quanto antes. Caso contrário, eles deixam de comprar com a sua empresa.
Para fugir disso, monte uma equipe que tenha respostas eficientes. Para isso, faça o treinamento dos colaboradores que lidam diretamente com as redes sociais. Uma boa prática nesse sentido é reunir todas as dúvidas dos clientes e encontrar as melhores respostas.
A propósito, evite que respostas erradas sejam dadas. Muitas vezes, para atender com agilidade, é comum dar uma resposta que não condiz com a situação exposta pelo cliente. Isso é inaceitável, uma vez que a pessoa não terá sua dúvida resolvida, comprometendo a imagem da empresa.
Nessas situações, recomende à sua equipe aguardar um pouco até que tenha um posicionamento correto. Isso pode até demorar mais tempo, mas o cliente vai ficar satisfeito. Informe a equipe sobre esses detalhes e saiba como vender nas redes sociais.
Foque os benefícios e não os produtos
Muitas vezes, falar demais nas características técnicas do produto pode ser entediante. Nesse sentido, evite dar informações excessivas para seus clientes e prefira oferecer o que eles esperam como resultado.
Sendo assim, nas abordagens de venda nas redes sociais, sempre comece um post ou anúncio falando dos benefícios e mostre como seu produto pode ajudar a pessoa. Essa é uma estratégia certeira de como vender mais nas redes sociais. Assim, fica mais fácil atingir os objetivos de venda.
Com essas dicas de como vender nas redes sociais, você será capaz de fazer isso com muito mais facilidade, expandindo seus negócios e alcançando clientes além do que imaginava. Acima de tudo, antes de executar qualquer ação, faça um planejamento. Reúna a sua equipe de vendas e desenvolva conjuntamente um plano de estratégias para as redes sociais.
E aí, quais redes sociais você mais utiliza para o seu negócio? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!