Como fazer coxinha_coxinha doce

Coxinhas doce – Receitas deliciosas para sair do tradicional

Já mostramos em algumas matérias do Blog toda a paixão do brasileiros pelas coxinhas. Sejam as salgadas ou até mesmo as coxinhas doce, na lanchonete ou em uma festinha, é difícil encontrar alguém que não goste dessa delícia.

A história da coxinha

Elas são tão famosas no nosso país que é de se pensar que elas nasceram por aqui mesmo, mas a origem da coxinha é incerta. Alguns dizem que uma iguaria parecida teria surgido na fazenda Morro Azul para ser servida para a família real. No entanto, a versão mais aceita e a primeira vez que se tem notícias de algo realmente parecido com o salgado que conhecemos hoje é no livro “L’Art de la Cuisine Française au XIXème Siécle – Traité des Entrées Chaudes (Paris, 1844). Na publicação, Antoine Carême traz algumas receitas tipicamente francesas do século 19, e uma delas é um prato chamado “Croquett de Poulet”, muito similar à coxinha que conhecemos por aqui.

Já no Brasil, a coxinha teria ganho novos ares e feito uma reviravolta quando o boteco paulistano Frangó, em funcionamento desde 1987, começou a oferecer a coxinha frita na hora e em um tamanho menor que o normal para atender ao público feminino, que se sentia culpado em comer as coxinhas do tamanho tradicional.

 

De frango ou não, a coxinha ganhou os corações

Independentemente da origem, com o tempo a coxinha se popularizou no país e surgiram diversos tamanhos e variações, até mesmo as mais “ousadas”. Alguns chefs têm inovado e criado sabores de coxinhas no mínimo “diferentes”. É o caso, por exemplo, da coxinha de feijoada, que já é encontrado em várias cidades do país. Além dessas versões, os tipos vegetarianos e veganos também estão ganhando o seu público, com as já famosas coxinhas de jaca, por exemplo.

Embora as coxinhas doce não sejam tão tradicionais quanto as de frango, elas estão aos poucos ganhando o coração de quem adora esse quitute. Ficou com água na boca? Trouxemos hoje duas receitas deliciosas para você provar as versões doces mais conhecidas!

Ebook Como se dar bem vendendo salgados

Receitas de coxinhas doces

Coxinha de Brigadeiro – por Tudo Gostoso

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 7 colheres (sopa) de achocolatado;
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (sopa) de margarina;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • Óleo para fritar;
  • Chocolate em pó para decorar.

Modo de preparo:

  1. Faça primeiro o brigadeiro para deixar esfriando.
  2. Depois coloque a água em uma panela e a margarina, deixe ferver e depois acrescente a farinha e o açúcar. Mexa até formar uma massa grossa, retire do fogo, deixe esfriar um pouco.
  3. Sove a massa, estique-a e faça formas redondas, recheie com seu brigadeiro e faça forma como coxinha nas mãos.
  4. Passe no ovo e na farinha de rosca e frite.

Coxinha de Churros – por Tudo Gostoso

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 1/2 xícara de água
  • 2 colheres de margarina
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • doce de leite
  • açúcar
  • canela
  • óleo para fritar

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque o leite, a água e a margarina.
  2. Deixe até começar a ferver e acrescente a farinha.
  3. Misture até desgrudar da panela.
  4. Espere esfriar ao ponto que consiga mexer com as mãos.
  5. Separe bolinhas da massa, coloque o doce de leite no meio e feche em formato de coxinha.
  6. Aqueça uma panela com óleo.
  7. Frite em fogo médio até dourar.
  8. Passe no açúcar, na canela e sirva.

Para ter uma alta produção de coxinhas (e outros doces e salgados)

Se você pretende trabalhar no mercado de coxinhas ou deseja aumentar a sua produção, então a linha Degust é o que você precisa! Isso porque, com a Fábrica de Salgados Rimaq, você garante alta produção, produtos padronizados e uma excelente lucratividade.

A Masseira Degust Junior produz até 10kg de massa, garantindo agilidade e evitando o desperdício de matéria prima. Já a modeladora Degust Plus produz até 5.000 salgadinhos (ou doces) em 1 hora, dos mais diferentes formatos e tamanhos (desde os mini salgados de 8g, até salgados de lanchonete, de 180g), mas sempre garantindo produtos com o mesmo tamanho e quantidade de recheio, profissionalizando a sua produção. Para finalizar, a Empanadeira Degust completa a família e a sua produção facilitando o processo.

 

Quer saber como investir nas suas máquinas da Rimaq? Acesse já o site da empresa ou entre em contato com os consultores através do (11) 3030-1300. Uma oportunidade incrível para você ser dono (a) do próprio negócio!

#,,