Você sabe o que é ROI e por que calculá-lo?

Uma das principais preocupações de quem abre o próprio negócio é saber se terá sucesso. Afinal, ninguém quer investir tempo, energia e dinheiro em algo que não vai gerar retorno, não é mesmo? Por este motivo, é importante entender o que é ROI, para calcular o lucro ou prejuízo do empreendimento.

Compreender o ROI e elaborar estratégias com base nos resultados obtidos pode trazer diversos benefícios para o seu negócio.

Para ajudá-lo, vamos explicar o significado de ROI, como calculá-lo e quais as vantagens dele para o empreendimento. Acompanhe o post e boa leitura!

Entenda o que é ROI

A sigla ROI tem origem na expressão em inglês Return On Investiment, que significa Retorno Sobre Investimento. Independentemente do tamanho do negócio, determinar o ROI serve para diversos objetivos, ajudando na hora de decidir os próximos investimentos e a medir os resultados das ações.

Com ele, é possível mensurar o que está dando certo e identificar os pontos que precisam ser corrigidos para que o negócio cresça e gere mais lucro.

Aprenda como calcular o ROI

Para calcular o ROI de maneira simples, é preciso determinar os valores de investimento inicial no projeto e o ganho total obtido. Por exemplo, se você montou uma fábrica de salgados congelados, valores gastos com máquinas, alimentos e despesas diversas (como energia, gás e auxiliares) devem ser somados para obter o valor de investimento inicial.

Depois, some o lucro líquido, ou seja, o valor gerado com a venda dos produtos, descontando os impostos envolvidos. Dessa maneira, o ROI será o resultado do seguinte cálculo:

  • (ganho – investimento inicial) ÷ investimento inicial = ROI

Para ter a taxa do ROI em porcentagem, basta multiplicá-la por 100. Se o resultado for maior que zero, isso já é positivo. No entanto, fique atento ao valor dos impostos e da inflação, que geralmente são em torno de 5% ou 7% ao ano. Se essas taxas forem maior do que o seu ROI, provavelmente houve prejuízo.

Conheça as vantagens do ROI para o negócio

Medir a eficácia das ações, planejar estratégias e determinar o sucesso do negócio são alguns dos benefícios de entender o que é ROI e como calculá-lo.

Além disso, podemos citar outras três vantagens:

Corte de gastos

O ROI indica, matematicamente, o que dá ou não certo no negócio, já que ele pode ser aplicado para avaliar os resultados de projetos e ações diversas.

Seguindo a hipótese da fábrica de salgados, com o ROI é possível indicar se vale a pena investir em uma máquina empanadeira para garantir mais agilidade e rapidez ao processo, por exemplo.

Aumento do lucro

Cortando ações que não geram o retorno financeiro esperado, será mais fácil identificar em quais áreas reduzir custos e quais são os projetos que dão mais resultados. Isso fortalece o negócio, proporcionado mais solidez e lucro para a empresa.

Criação de um plano estratégico

Criar um plano estratégico mais produtivo é outra razão importante de medir o ROI — mesmo que a avaliação das ações seja negativa, isso será vital para contornar a situação e inovar para atingir os objetivos.

Medir o ROI de forma sistemática proporcionará mais organização para alcançar as metas e clareza com relação aos próximos passos que devem ser dados no negócio. Agora que você sabe o que é ROI, essa análise ficará mais fácil.

Gostou de aprender sobre a importância do ROI? Então assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúdo para fazer a sua empresa crescer, lucrar e ter mais sucesso!