Diferentes tipos de Resina

No mercado existem diferentes de tipos de resina e um grande leque de fornecedores. Iremos lhe explicar as diferenças entre as resinas epóxi e suas aplicações. Vamos entender o que é Resina Epóxi ou Epoxy.

Um dos primeiros usos da Resina Epóxi foi o uso em próteses dentárias e dentaduras Hoje seu uso é tão comum, que podemos encontramos aplicação de resina desde objetos das nossas casas até em Aeronaves.

A resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou “endurecedor”. As resinas epóxi mais frequentes são produtos de uma reação entre epicloridrina e bisfenol-a.

Aplicações da Resina

Como dissemos anteriorimente as resinas epóxis são utilizadas por uma infinidade de aplicações: Revestimento interno de embalagens de cerveja , refrigerante, cítricos, etc, são à base de resina epóxi. Placas de circuito impresso, a mainboard do computador, encapsulamentos de componentes eletrônicos, flash drives, pisos industriais, pranchas de surfe, tintas anticorrosivas, pintura em pó também usam epóxi como base alem de e é claro o setor de etiquetas e brindes faz grande uso da resina epóxi, como poderemos ver ao longo dos artigos do Portal.

Formas de Comercialização da Resina Epóxi

Resina Epóxi Rígida:O Sistema Epoxy Rígido, é um produto a base de resina epoxy e endurecedores, de baixa reatividade/viscosidade e que depois de curado, torna-se Semi-rígido, transparente, e com excelente acabamento superficial (vitrificado). Indicado principalmente para fabricação de chaveiros e plaquetas resinadas.

É possível encontrar também Resina Epóxi Semi-Rígida que apresenta uma leve diferença na rigidez do produto final. De acordo com o seu trabalho final, avalie qual é a mais indicada para o acabamento que você deseja.

Resina Epóxi Flexivel:  O Sistema Epoxy Flexível, e um produto a base de resina epoxy flexível e endurecedor epoxy, de baixa reatividade/viscosidade e que depois de curado, torna-se Flexível, transparente, e com excelente acabamento superficial.

Indicado principalmente para fabricação de brindes resinados (chaveiros, plaquetas, Etiquetas) bijuterias (anéis e Brincos) encapsulamento de componentes eletro-eletrônicos, e peças onde a flexibilidade e boa aderência sejam fundamentais.

É possível encontrar também Resina Epóxi Semi-Fléxivel que apresenta uma leve diferença na rigidez do produto final. De acordo com o seu trabalho final, avalie qual é a mais indicada para o acabamento que você deseja.

Contra Indicação da Resina Epóxi

No caso das resinas epóxi elas tendem a amarelar com a exposição ao sol, tornam-se rígidas, além disso, as mesmas sofrem um efeito de contração, e a peça resinada pode se tornar curva, tomando a forma de uma canoa.

Também pode se trababalhar com Resina Poliuternano (PU) e Plastisol.

Continue acompanhando o Portal Rimaq 3.0 que em breve teremos mais artigos sobre mercado de Resina e tudo oque você precisa saber para que o seu negócio se torne um Grande Sucesso.

Rimaq,Seu Parceiro de Negócios.

Acesse também: www.rimaq.com.br