• facebook icone
  • youtube icone
  • instagram icone
  • linkedin icone
  • tiktok icone
Menu Categorias
Logotipo Rimaq Logotipo Rimaq

Conheça a história de 4 empreendedores de sucesso

imagem destaque

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas — e o Brasil é um dos líderes mundiais nos índices de empreendedorismo. Graças a todo esse potencial que o país tem, conhecer histórias de empreendedores de sucesso pode inspirar você!

A seguir, contaremos a trajetória de 5 empreendedores brasileiros que se destacaram. Confira!

1. Silvio Santos – o mais famoso dos empreendedores brasileiros

Ele nasceu no Rio de Janeiro e seu nome de batismo é Senor Abravanel, mas foi como Sílvio Santos que ficou conhecido e tornou-se o ídolo de muitos brasileiros. O empresário começou a trabalhar aos 14 anos, como vendedor ambulante, e suas habilidades de comunicação já despertavam a atenção das pessoas.

Sua carreira como apresentador começou na TV Paulista, em 1962. Depois, trabalhou na Rede Tupi e na Rede Record. Em 1981, Sílvio Santos comprou sua própria emissora, o SBT. Com forte apelo popular, a empresa cresceu rapidamente e fez de Silvio uma figura célebre da comunicação no país.

Hoje, além do Sistema Brasileiro de Televisão, o Grupo comandado por ele ainda detém marcas como a Jequiti Cosméticos, a TeleSena e o complexo hoteleiro Jequitimar.

2. Cleusa Maria da Silva

Proprietária da rede de franquias Sodiê Doces, Cleusa Maria da Silva é um grande exemplo de empreendedorismo. Aos 9 anos, já era cortadora de cana e, com o passar do tempo, trabalhou como empregada doméstica.

A relação com a confeitaria veio graças a uma antiga chefe, que a pedia para fazer bolos. Esse foi o impulso para Cleusa conciliar uma jornada dupla de trabalho e dar início ao sonho do próprio negócio.

A primeira loja foi inaugurada em 1997, no interior de São Paulo. Mesmo ainda encontrando dificuldades, Cleusa persistiu — até que, dez anos depois, com a marca já consolidada, iniciou o processo de franquias da Sodiê.

Com mais de 250 lojas espalhadas por 13 estados do país, sua história é um verdadeiro exemplo de superação, determinação e muito trabalho.

3. Antônio Luiz Seabra – Está entre os empreendedores de sucesso

Paulista, Luiz Seabra é o nome por trás da Natura. No começo da história da marca, Seabra tinha um sócio e um carro popular, que foi usado para investir no “Jeito Natura”. Começando em uma pequena fábrica, em São Paulo, ele começou a colher os frutos de seu trabalho seis anos depois do lançamento.

Inspirada pela multinacional Avon, a empresa focou no modelo de venda direta, com um time de consultores. Com uma abordagem bastante humanizada, a valorização da identidade e a eficiência gerencial de Seabra, a Natura é uma marca reconhecida mundialmente.

4. Luiza Helena Trajano

A história de Luiza Helena Trajano começou em Franca, após sua tia comprar uma loja da região. Ela começou a trabalhar na empresa da família — e daí nasceu a paixão (e aptidão) pelo comércio. Anos depois, chegou à presidência da rede de lojas Magazine Luiza e é um exemplo de sucesso para muitos empreendedores.

Além da consolidação da rede, fazendo com que a Magazine Luiza competisse de igual para igual com outros players do mercado, sua gestão foi marcada por importantes feitos no quesito inovação. O empreendimento tem a primeira loja virtual do mundo e um dos e-commerces mais sólidos.

 

E você, o que achou de nossas dicas? Que tal conhecer a história de sucesso de Marcelo Ostia? Boa leitura!

 

 

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_vawy"]