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Confira 9 dicas de como conquistar um cliente

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O mundo dos negócios está cada vez mais acirrado. Com a facilidade de entrada no mercado de pequenos empreendedores, a concorrência tem aumentado, sendo preciso encontrar uma forma de se destacar. Aprender a conquistar clientes é uma das melhores maneiras de ficar à frente da concorrência.

Grande parte dos empreendedores acredita que o bom atendimento é a principal estratégia para fidelização dos clientes. Mas, apesar de ter grande relevância, o atendimento não é a única forma de reter os clientes.

Mesmo sabendo disso, muitas empresas não conseguem estabelecer estratégias diferentes para atrair e conquistar clientes. Se esse também é um dos seus problemas, não se preocupe! Criamos este post especialmente para solucioná-lo. Continue lendo e descubra 9 dicas de como conquistar um cliente.

1. Estabeleça uma relação de confiança

A confiança é um sentimento fundamental para que o consumidor se torne fiel. Se o seu cliente sentir que as informações passadas a ele não são verdadeiras ou tiver qualquer tipo de desconfiança, a relação será afetada.

Sendo assim, procure ser sempre o mais transparente possível. Converse claramente, não omita informações sobre o produto ou serviço e jamais passe qualquer mensagem que não seja verdadeira.

2. Escute o cliente

Grande parte das pessoas gosta e sente-se apreciada quando a outra parte escuta tudo o que ela tem a dizer, sem interrupções e com demonstração de interesse. Somente esse motivo já seria o suficiente para dizer que escutar o cliente é um ótimo jeito de conquistá-lo.

Além disso, ouvir o consumidor permite que se descubra o que ele realmente está buscando. De nada adianta você oferecer sandálias se o que ele está procurando é um par de tênis. Então, prepare os seus ouvidos e aumente as chances de ter um cliente satisfeito.

3. Seja agradável

O bom humor e a alma leve costumam atrair pessoas, o que não é diferente com uma empresa. Aqueles que atenderem os clientes de forma mais agradável, com certeza, terão vantagens em relação aos que não criam relacionamento com os consumidores.

Ser agradável não quer dizer puxar saco, e, sim, ser uma pessoa que faça as outras quererem estar por perto, por exemplo. Por isso, coloque um sorriso no rosto, deixe os problemas em casa e seja sempre positivo.

4. Ofereça um bom custo-benefício

Saber vender o produto e dar o valor que ele realmente merece também é uma forma de conquistar clientes. A dica aqui não é baixar o preço dos seus produtos ou serviços, mas, sim, praticar um valor considerado justo para ambas as partes.

Pense no que você está oferecendo e pese se o custo-benefício realmente vale a pena. Uma boa forma de fazer esse exercício é colocando-se no lugar do consumidor.

5. Crie diferenciais para clientes fiéis

Fazer com que novos consumidores saibam que aqueles que são fiéis à empresa levam vantagens permite que eles queiram tornar-se clientes para terem o mesmo tratamento.

Essa é uma maneira vantajosa de conquistar clientes, pois, além de atrair novas pessoas para o seu negócio, você privilegiará aquelas que já acompanham a empresa há mais tempo.

Fidelizar clientes é uma tarefa complexa que exige dedicação, mas que tem bons frutos como resultado. O cliente fiel costuma trazer amigos e familiares para a empresa, além de fazer comentários positivos e consumir o produto ou serviço com frequência.

6. Conheça bem o seu produto

Você pode trabalhar com o melhor produto do mundo, mas, se você não o conhece bem, certamente não conseguirá vendê-lo. Isso porque o cliente quer ter confiança no vendedor, e cada informação passada por ele deve ser um fator importante a ser considerado na decisão de compra.

Nesse sentido, invista em uma melhor apresentação dos seus produtos. Informe sobre as características técnicas. Por exemplo, se você trabalha com mini salgados ou doces, deixe claro para seu cliente quais os ingredientes usados e a procedência que eles têm. Isso faz com que o consumidor perceba que você está preocupado em oferecer um produto de qualidade.

7. Invista na sua marca

Outra maneira de saber como conquistar um cliente é construir o conceito da marca. Essa é uma estratégia de transmitir a imagem de marca, comunicando quais são seus valores, missão e objetivos. A construção do conceito da marca não é tão simples quanto a maioria das pessoas imagina.

Nesse sentido, é recomendável solicitar a ajuda de um profissional para realizar esse procedimento. Mas o importante é que você tenha em mente que o conceito da sua marca deve ser forte e com linguagem bastante acessível.

8. Crie empatia

Empatia quer dizer colocar-se no lugar do outro. É nesse momento que o empreendedor calça os sapatos do cliente e descobre como é ser tratado assim. A empatia é importante tanto para identificar erros no negócio quanto para pensar sobre quais melhorias devem ser implementadas.

Uma das maneiras de praticar a empatia é realizar atendimento personalizado. Para fazer isso, você pode consultar seus clientes mais fiéis e perguntar como eles gostariam de serem tratados, quais produtos mais gostam e se existe alguma indicação para melhorar a experiência de compra. Pronto, com essa estratégia você já praticou a empatia e certamente lucrará mais!

9. Resolva os problemas rapidamente

Os problemas surgirão, não tem jeito. É como dizia aquele famoso ditado popular: não tem como agradar a todo mundo. Apesar da dedicação e do empenho da empresa, sempre haverá um cliente insatisfeito ou algum erro durante o processo de atendimento ou produção do seu produto que comprometerá a experiência do cliente.

Uma solução para isso é resolver o problema rapidamente. As empresas que entregam soluções com o máximo de eficiência e rapidez sabem realmente como conquistar um cliente. Isso porque este percebe que a empresa se preocupa com ele e, com isso, continuará comprando, mesmo que algum deslize venha a ocorrer. O cliente sabe perdoar.

Essas foram algumas das dicas essenciais para você saber como conquistar um cliente. Outro assunto importante é a segurança alimentar. Todos os clientes adoram aquelas marcas que apresentam processos transparentes e certificados na produção de seus produtos alimentícios. Nesse sentido, conheça e aplique as normas da vigilância sanitária e fique tranquilo em relação a esse órgão.

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