estampar-produtos-personalizados

Como fazer estampas em produtos? Descubra

Se você chegou a este artigo, provavelmente já sabe como fazer estampas pode ser uma ótima oportunidade de negócios, certo? Afinal, produtos personalizados têm demanda constante em qualquer ocasião e época do ano, de festas de empresas a datas comemorativas.

Entretanto, a parte de estamparia pode gerar muitas dúvidas em quem está começando nesse mercado. Por isso, neste artigo vamos te ensinar como estampar um produto em três passos!

Se você está procurando uma ajuda para entrar nesse negócio, fique atento! Ao final da leitura, você estará pronto para fazer suas primeiras estampas e trabalhar com venda de brindes personalizados. Confira:

Escolha a estampa com cuidado

Em primeiro lugar, escolher a estampa do seu produto não se resume a procurar uma imagem bonita no Google, ok? Se você faz isso, saiba que está sujeito a sofrer consequências legais. Afinal, a maioria das imagens está protegida por direitos autorais.

Sendo assim, na hora de escolher a estampa você tem três opções:

  • comprar os direitos comercias de uma imagem, ou utilizar imagens livres de direitos;
  • contratar um profissional de design para criar a sua imagem;
  • criar sua própria imagem do zero.

A terceira opção (apesar de mais barata) é a mais difícil, pois exige conhecimentos de design. Ainda assim, existem programas muito bons para isso — como o Canva, em qual é possível criar imagens muito bonitas utilizando templates. E ele é superfácil de usar! Vale dar uma olhada.

Adéque a estampa ao produto

Chinelos, bonés, camisetas e canecas são produtos facilmente personalizados, mas que têm formatos diferentes. Por essa razão, uma imagem que fica perfeita estampada em um deles pode não ficar tão bem em outro.

Para garantir os melhores brindes personalizados, redimensione a sua imagem e salve um tamanho diferente para cada tipo de produto que você estampa. Além disso, também é importante se atentar no layout da imagem.

Para superfícies retas, como camisetas e canecas, qualquer formato de imagem funciona, basta centralizar a imagem. Já em chinelos, o layout deve ser pensado para que a compreensão da imagem não seja afetada pelos buracos das tiras.

Por fim, antes de estampar, imprima a sua imagem e confira se o tamanho e o layout realmente estão adequados ao seu produto, combinado?


Garanta uma estampa de qualidade

O último passo para fazer estampas em produtos é, também, o mais importante. Afinal, lembre-se de que a qualidade da estampa vai definir o valor final do item personalizado!

O procedimento de estamparia mais utilizado atualmente é a sublimação — método que utiliza o calor e pressão para transferir uma impressão da imagem no produto utilizando tinta e papel sublimático.  Entre suas várias vantagens estão a precisão da estampa, com riqueza de detalhes, e o custo fixo, independentemente de você trabalhar com grandes ou pequenas produções.

No entanto, vale ressaltar que para fazer estampas por sublimação você deve investir em um maquinário de qualidade.

Já existem no mercado máquinas de sublimação supermodernas, capazes de transferir completamente a estampa sem danificar o produto. Basta pesquisar bastante e, além dos valores, verificar fatores como a confiabilidade da empresa, se ela oferece suporte e garantia, entre outros.

Enfim, gostou do post? Agora que você já sabe como fazer estampas de qualidade, deixe seu comentário e retornaremos rapidamente! A RIMAQ tem vários atendentes à disposição para te ajudar a escolher a máquina ideal para o seu negócio.