Como escolher uma máquina de sublimação ideal?

Muitas pessoas alimentam o sonho de se tornarem empreendedores de sucesso abrindo sua própria empresa, seja para complementar a renda familiar, seja para dar o primeiro passo em uma jornada rumo à independência financeira.

Para quem deseja abrir seu próprio negócio mas não tem grandes somas para investir, uma boa escolha pode ser entrar no mercado de itens personalizados, como camisetas, canecas ou mesmo capas de celular, e uma das melhores opções de máquina para estampar produtos é a máquina de sublimação, também conhecida como prensa térmica.

Se você se interessa pelo mercado de itens personalizados, mas não sabe qual o tipo de máquina atenderá melhor às suas demandas, acompanhe-nos ao longo deste artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que verificar ao comprar o equipamento

Obviamente, se o seu novo negócio depende da operação de qualquer tipo de maquinário, você quer ter certeza de que está levando o melhor equipamento para casa. Isso porque, como consumidor, você já percebeu que as pessoas são sempre atraídas por produtos de qualidade e quer aplicar essa expertise em seu empreendimento.

Confira, portanto, os principais pontos que você deve ter em mente ao escolher uma máquina de sublimação:

Que público você deseja atender?

Como em todo modelo de negócios, também ao trabalhar com estampas você deve ter em mente um público-alvo. É a partir desse público que você deve estruturar toda a sua operação.

Algumas das perguntas que você deve fazer são: vou trabalhar com adultos, jovens ou crianças? Pessoas físicas ou empresas? Devo focar em um nicho específico, como bailes de formatura ou casamentos?

Essas perguntas formarão a base para as decisões que você terá que tomar em sua jornada de empreendedor.

Qual será o volume de produção?

Todo equipamento tem uma capacidade máxima de produção e, geralmente, quanto maior a capacidade do equipamento mais caro ele será.

Estabeleça uma meta de produção diária e procure uma máquina que atenda a essa demanda. No futuro, à medida que suas vendas aumentam, você sempre poderá investir em um novo maquinário.

Qual a qualidade final do seu produto?

Por fim, mas não menos importante, atente-se à qualidade final do produto. Uma máquina muito barata que entrega uma estampa mal acabada, de baixa qualidade, pode não valer a economia, uma vez que seus produtos serão menos atrativos.

Os tipos comuns de máquinas de sublimação e como escolher entre eles

Existem, no mercado, quatro principais tipos de prensa térmica:

  1. prensa com abertura lateral (swing away): usada para a estampagem de itens mais grossos;

  2. prensa com boca de jacaré (clam shell): de fácil operação, aparece como a mais acessível do mercado;

  3. prensa de gaveta (drawer): indicada para grandes produções, porém, ainda mais barata que a industrial;

  4. prensa industrial: com três chapas, suporta alta pressão e produções muito volumosas.

Ao escolher o modelo ideal para a sua operação, tenha em mente a área ocupada por cada equipamento — geralmente o modelo clam shell requer menos espaço —, a complexidade e a agilidade da operação, bem como em quantos passos você tem a estampa pronta.

Com essas dicas, você já pode escolher a melhor máquina de sublimação para montar o seu negócio e começar a faturar muito no mercado de camisetas estampadas. E se você quer saber mais sobre os processos de sublimação de estampas ou ainda tem dúvidas sobre equipamentos, entre em contato com a gente! Será um prazer ajudar.